Um setor que está crescendo cada vez mais, é o do comércio eletrônico. Só para termos uma ideia, o país totalizou R$ 53,2 bi em vendas no ano de 2018. Crescimento de 12%, se comparado ao ano anterior. Além disso, segundo estudo de abrangência nacional, realizado pela APAS, 15% dos brasileiros realizam suas compras online. Tendo isso em vista, torna-se vez mais importante implementar algumas boas práticas de e-commerce, visando aumentar suas vendas cada vez mais.

Por isso, para te ajudar com esse desafio, criamos o texto a seguir. Nele, falamos sobre 7 boas práticas de e-commerce para mudar o seu supermercado online de patamar. Confira!

Antes das boas práticas, vamos entender porque é importante manter sua equipe em sintonia

Quando falamos da importância de manter os colaboradores na mesma moeda, é porque sem essa sinergia, os melhores resultados não são alcançados. Como sabemos, para o sucesso de qualquer operação, o comercial, o operacional e o marketing precisam estar na mesma página.

Afinal, de que adianta sua equipe comercial realizar todas as promoções e ela não ser divulgada da melhor maneira? Ou então, o marketing e o comercial estarem alinhados, mas o operacional não, atrasando entregas ou não realizando as integrações da maneira correta?

Por isso, o primeiro passo para um e-commerce de supermercados ter sucesso, é manter seus colaboradores em sintonia. Além disso, é importante ter sempre bem definido os processos logísticos. Assim, a gestão de estoque torna-se mais simples, oferecendo uma melhor experiência de compra para o seu consumidor.

Agora, vamos falar sobre as boas práticas que certamente aumentarão suas vendas. 

Conheça as boas práticas de e-commerce para o seu supermercado

Agora que entendemos mais sobre a sinergia necessária para levar para ter sucesso em nosso e-commerce, vamos ver quais são as boas práticas que mencionamos no início desse texto:

Agora, vamos entender melhor sobre cada uma delas!

Crie o seu site em Mobile First

Utilizar o conceito do Mobile First quando for criar o seu e-commerce, é um grande diferencial para o seu consumidor. Segundo o estudo “Relatório da Situação Digital Global – Q3 2019“, realizado pelo Hootsuite, 50,6% do tráfego de toda a internet é realizado via Smartphones. Em contrapartida, o uso de computadores e laptops, está em 45,5%. 

Esse dado mostra um caminho para seguirmos, o de criar sites em mobile first. Afinal, já que o maior tráfego virá pelo smartphone, o ideal é que o seu site tenha uma navegação confortável e rápida.

Para saber mais sobre o Mobile First e a sua importância, acesse aqui!

Ofereça uma boa experiência de compra para o consumidor

Esse, é um ponto primordial e que faz toda a diferença. Afinal, quando você, como consumidor, acessa a um site com uma experiência de compra ruim, reage como? Todos saímos e procuramos um concorrente! No supermercado online, isso não é diferente.

Por isso, invista bastante na criação de um site que tenha uma boa velocidade de carregamento. Além disso, é importante que ele seja usual e simples, além de possuir uma comunicação fácil de entender. Esses são fatores determinantes para oferecer uma boa experiência de compra para o seu consumidor e ver seus resultados aumentarem cada vez mais.

Crie diversas campanhas para divulgar esse canal

De que adianta ter o seu e-commerce criado com o conceito mobile first, com a comunicação simples e fácil de se entender, se você não divulga ele? Exatamente, não adianta de nada!

Por isso, criar uma estratégia de marketing digital, que englobe a divulgação em redes sociais, anúncios na internet e que use técnicas de SEO, é o mínimo para que seu e-commerce tenha sucesso. Afinal, como diz o velho ditado “Propaganda é a alma do negócio”.

Crie promoções exclusivas para esse canal

Criar promoções que sejam exclusivas para o e-commerce é um grande diferencial que com certeza irá aumentar o ticket médio dos consumidores. Por isso, realize sempre a análise dos produtos com maior saída e com menor saída. Isso possibilita que você crie promoções que sejam mais assertivas e que despertem o sentimento de necessidade no seu consumidor.

Além disso, apostar nas datas sazonais é sempre uma boa pedida. Afinal, elas sempre ajudam a aumentar o ticket médio do seu consumidor. 

Invista na apresentação dos produtos

Aqui, vale utilizar diversas imagens dos produtos, com a informação completa (que pode ser retirada do Cosmos) e que faça com que a pessoa enxergue todos os ângulos do produto. Além disso, apostar em vídeos curtos, talvez no formato unboxing e que mostre o produto para o cliente também aguça sua curiosidade.

Outro ponto que vale destacar, é algo que a Amazon americana já faz, que é o de mostrar as avaliações feitas por outros compradores, que podem ser em vídeo ou texto depoimento, com foto. Isso mostra transparência e maior segurança para os futuros consumidores.

Ofereça um frete rápido e com a possibilidade de agendamento

Esse pode tornar-se um dos maiores diferenciais de seu e-commerce. Afinal, como estamos falando de um supermercado online, oferecer uma entrega ágil, se possível no mesmo dia e com a possibilidade de agendar, seria uma mão na roda para o consumidor. 

Isso porque oferece uma facilidade imensa para ele. Uma vez que ele consegue realizar as compras do trabalho e agendar a entrega para um horário em que esteja em casa, ganhando tempo e ficando tranquilo, sabendo que os produtos que necessita estarão em sua residência na hora em que ele precisa.

Tenha um check-out rápido e intuitivo

Esse ponto é importantíssimo quando falamos de experiência de compra do seu consumidor. Afinal, o check-out é o último passo antes dele finalizar sua compra. 

Por isso, não faça do seu check-out, uma página poluída. Deixe apenas as informações necessárias à mostra e fáceis de se enxergar. Essa é uma etapa em que a rapidez e a falta de distrações é fundamental para evitar que a compra seja abandonada no carrinho.

Conclusão

Ufa, apesar de parecerem simples, essas boas práticas de e-commerce fazem toda a diferença para o consumidor final. Por isso que investir nessas tecnologias e no marketing do seu supermercado online é fundamental para que ele tenha sucesso.

E, caso queira entender ainda mais sobre o mundo dos e-commerces supermercadistas, você não pode deixar de baixar o nosso e-book “E-Commerce para Supermercadistas”. Nele, damos mais informações para que você tenha uma loja virtual de sucesso.

Afinal, oferecendo uma experiência de compra agradável e simples, o seu consumidor com certeza irá retornar, tornando-se um cliente recorrente.

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