Entenda como a empresa foi de 100% presencial para 100% home office em poucos dias e mantém o ritmo de contratação de antes da pandemia

A Bluesoft Sistemas, pioneira no desenvolvimento de ERP na Nuvem, conseguiu migrar 100% da sua operação para o Home Office. A empresa já começa a enxergar os benefícios dessa mudança, que foi necessária para resguardar a saúde dos seus colaboradores em tempos de pandemia.

As positividades do Home Office

Ao completar dois meses de home office, André Faria, CEO da Bluesoft, conseguiu notar melhoras e está otimista. “Mesmo com tantas mudanças, estamos conseguindo nos comunicar bem e a maior parte das equipes está entregando suas metas semanais. Nossos profissionais são muitos proativos, e buscaram soluções para todos os contratempos. Nos adaptamos rapidamente e estamos melhores que nunca. Para manter todos sempre informados de tudo o que é importante, tenho feito vídeos semanais para os colaboradores.”, destacou André.

André nos contou sobre a importância de contar com sistemas na nuvem para ajudar a Bluesoft nessa migração. “Utilizamos o Acelerato para gerenciar nossos projetos e, como ele é um software que precisa apenas da internet para funcionar. Ficou muito mais fácil para os gerentes da Bluesoft, gerenciarem suas equipes. Conseguimos substituir também o nosso Kanban físico pelo virtual, assim, não sentimos tanto o impacto da mudança.”, destacou André Faria.

A área de Recursos Humanos

Outra área da empresa que foi afetada, foi a do RH. A gerente de Recursos Humanos, Amanda Martinez, nos explicou como aconteceu a adoção do Home Office, algo que era uma novidade para a Bluesoft. “Como nunca tínhamos trabalhado com o Home Office, não sabíamos muito bem como seria a adaptação. Procuramos também resguardar a empresa e os colaboradores no âmbito judicial. Por isso, contamos com a ajuda do nosso jurídico, para criarmos uma política de home office que fosse correta para às duas partes.”. 

Além disso, Amanda ainda nos falou sobre como foi o processo de adoção ao Home Office, “Esse foi um processo que começamos a pensar assim que vimos os casos em outros países, então já fomos nos antevendo para evitar que fosse feito algo que não se adequasse à nossa cultura, afinal, sabemos que o que é feito na correria, não seria bem-feito.”.

Outro destaque dos Recursos Humanos, é sobre como está o processo de contratação de novos colaboradores, “Conseguimos observar um aumento no número de currículos recebidos, aumentando também, nossa média de entrevistas realizadas durante esse mês que passou. Além disso, realizamos pequenos ajustes no nosso processo de recrutamento, que já era feito grande parte pela internet. Como nossa última fase era presencial, resolvemos esse problema com softwares para chamadas em vídeo. Apesar de não conseguirmos mostrar a nossa empresa para o novo colaborador, os líderes conseguem manter a qualidade em nosso processo, o que foi muito positivo.”.

Ainda que o cenário que vemos no país seja de incertezas, é importante ver como uma empresa de tecnologia está conseguindo driblar os perigos da pandemia. O importante para a Bluesoft, é manter a operação do ERP para os supermercados funcionando, mas sem colocar em risco o seu colaborador, que segue se resguardando da pandemia, em casa. 

Sobre a Bluesoft

Fundada em 2000, a Bluesoft foi pioneira em trazer para o mercado brasileiro o software como serviço (SaaS) e hoje é uma das principais referências no desenvolvimento de soluções de tecnologia para os setores varejista (especialmente supermercados, farmácias, restaurantes e franquias), atacadista e distribuidor, além de postos de gasolina e operadores logísticos, de médio e grande porte do país. Entre seus principais sistemas estão o Bluesoft ERP, Bluesoft e-Commerce, Bluesoft Intelligence, Cosmos, Acelerato e aplicativos para dispositivos móveis.

A Bluesoft é destaque entre as melhores empresas de tecnologia da informação para se trabalhar no país, segundo a Great Place to Work, e é considerada uma das melhores Médias Empresas de TI em São Paulo de 2019. Além disso, está entre as empresas mais amadas segundo a Love Mondays pelo terceiro ano consecutivo. Quem está no comando da companhia é o CEO André Faria.