Responsáveis pela pesagem correta dos produtos vendidos no hortifrúti, açougues e padarias, a balança para supermercado é indispensável para a sua operação. Além disso, se o varejista realizar de forma irregular a pesagem, ele com certeza será autuado durante uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM).

Por isso, para te ajudar a escolher a melhor balança e te mostrar como realizar a manutenção preventiva, evitando assim problemas com o governo, criamos o texto abaixo. Confira!

Antes de tudo, vamos entender a importância da balança para supermercado

Como dissemos, as balanças são responsáveis por garantir que o peso dos produtos vendidos esteja sempre correto. Por isso, para assegurar que isso irá acontecer, o IPEM realiza aferições periódicas. Isso é realizado para assegurar que as empresas estão com o maquinário em pleno funcionamento. Caso eles não estejam seguindo o padrão estabelecido, as multas serão duras para o varejista. 

Por isso, para evitar sofrer com esse órgão, é importante ficar atento em alguns pontos, como, por exemplo:

  • Instrumentos calibrados e com o selo de inspeção em dia;
  • A assertividade dos produtos pré-medidos, como farinha de rosca, queijos, etc;
  • Presença das etiquetas obrigatórias nos produtos que possuem certificação obrigatória;

Tendo isso em vista, é sempre importante manter seus equipamentos em dia e cumprir com a lei, assim, evita-se autuações que com certeza são mais caros do que deixar sua loja em dia.

Agora que entendemos um pouco melhor da legislação necessária para esses equipamentos, vamos entender sobre os diferentes tipos existentes no mercado. 

Quais tipos de balança estão disponíveis no mercado

Seja para o controle de estoque ou para a pesagem de produtos de açougues, ou FLVs, as balanças estão sempre presentes nos supermercados. Abaixo, veja os tipos mais comuns:

  • Recebimento de mercadoria;
  • Pesadora;
  • Checkout;
  • Etiquetadora;

Abaixo, vamos conhecer um pouco melhor sobre essas balanças.

Balança para o Recebimento de Mercadoria

Essa balança é indispensável de se ter em seu estoque. Afinal, é com ela que você irá realizar a conferência do peso total da mercadoria recebida com o que está em nota.

Ela é importante por ser a ferramenta perfeita para auxiliar no controle de mercadorias como carnes, queijos e FLVs, que podem sofrer alguma perda de peso durante o transporte.

Balança Pesadora

Balança Pesadora

Sua função é a de apenas mostrar o peso do produto. Seu uso é muitas vezes atrelado a produção interna da loja, como, por exemplo, na padaria, em que se utiliza ela para tirar as medidas necessárias para criar uma receita. 

Balança de Checkout

Balança de Checkout

Ideal para reduzir o número de filas em sua loja, esse tipo de balança é incorporada à sua frente de caixa, sendo utilizada para pesar FLVs, pães, entre outros produtos.

Os principais benefícios que esse tipo de ferramenta traz para seu supermercado são:

  • Aumento de produtividade dos colaboradores, uma vez que não é mais necessário disponibilizar um funcionário apenas para ficar na balança;
  • Reduz o seu custo com etiquetas, uma vez que as informações são enviadas diretamente para seu ERP;
  • Como mencionamos no início deste tópico, diminui as filas em sua loja;

Mas lembre-se, por lei, é preciso disponibilizar uma balança pesadora nos locais em que ela ficaria. Isso dá a oportunidade do cliente de pesar o produto antes de ir para o caixa, evitando surpresas desagradáveis.

Balança Etiquetadora

Balança Etiquetadora

Essa é a mais comum que existe em um varejista. Utilizada em setores como os açougues, padarias, hortifrúti, frios, etc, esse tipo de balança tem uma função importantíssima no mercado, que é o de imprimir o código de barras. Além disso, essa balança também realiza a impressão das informações do item, peso e valor, obrigatórios por lei, disponibilizar nos rótulos dos produtos.

Quais são os principais problemas que podem ocorrer com balanças para supermercados

É importante notar que os setores que dependem das balanças para precificar seus produtos, são passíveis de erros. Por isso que, para que esse tipo de problema não ocorra em sua operação, vale conhecer quais são os principais problemas que ocorrem com as balanças e descobrir como evitar que isso aconteça. Eles são:

  • Problemas com a operação da balança;
  • Controle de estoque;
  • Divergência de informações entre balança e ERP;

Vamos agora, entender mais sobre esses problemas e ver como podemos resolvê-los.

Problemas com a operação da balança

Seja por erro de digitação ou de tara, os erros que ocorrem durante a operação da balança são os mais comuns. Esse tipo de equívoco acaba por atrapalhar a operação e a tributação das mercadorias. 

Isso acontece porque é por meio de um código que os produtos são registrados. Logo, se o operador inclui o número errado, registra uma mercadoria errada. Isso reflete no valor final que o consumidor irá pagar.

Além disso, os erros de tara também é muito comum nesses estabelecimentos. Porém, é necessário ter muita atenção com esse ponto, uma vez que informar errado ao peso da tara pode gerar uma autuação, caso aconteça alguma fiscalização.

Controle de estoque

Os problemas nos estoques podem ocorrer em duas frentes, no recebimento de mercadorias e na venda dos alimentos por pesagem. 

Ao receber mercadorias, é necessário contar com as informações coletadas pela balança de recebimento de mercadoria. Afinal, esse processo é fundamental para incluir as informações corretas no seu ERP.

Já os problemas que ocorrem nas vendas dos produtos, são os que mencionamos acima, oriundos de algum erro de digitação do código do produto, refletindo nas informações cadastradas no seu sistema de gestão, dificultando o controle do seu estoque e, possivelmente, causando rupturas.

Divergência de informações entre balança e ERP

Para evitar informações diferentes entre sua balança e o seu sistema de gestão, é necessário que haja uma integração entre eles. Dessa forma, todas as alterações realizadas no seu ERP, devem refletir em sua balança. Isso facilita a manutenção dos dados de cadastro dos produtos e o preço deles sempre atualizados, além de ser crucial para o controle de seu estoque.

Como é feita a manutenção da minha balança

De que adianta você possuir produtos de qualidade, se a sua balança não é eficiente? Por isso a importância de realizar a manutenção desse item do seu supermercado. Isso evita que você seja pego em uma auditoria do IPEM, por exemplo. 

Vale destacar que por esse equipamento ser regulamentado pelo INMETRO, ele necessita de reparos realizados por especialistas. Isso evita, por exemplo, que seja realizado algum procedimento inadequado, o que certamente te traria problemas em uma auditoria.

Além disso, existem algumas coisas que você, supermercadista, pode fazer para que seu equipamento tenha uma maior vida útil. Vamos entender mais sobre isso, abaixo!

Dicas para aumentar a vida útil da sua balança

Além da manutenção periódica, que deve ser realizada por empresas licenciadas e qualificadas para realizar esse procedimento, algumas dicas para aumentar o tempo de vida de sua balança são:

  • Deixá-la em um local plano e limpo;
  • Manter a limpeza constante;
  • Realizar semanalmente a conferência de sua precisão;
  • Manter o lacre do INMETRO sempre intacto;
  • Evitar manter produtos em cima da balança por muito tempo;

Ações como as que mostramos acima são importantíssimas para manter a integridade e o pleno funcionamento de suas balanças. Além disso, isso faz com que esse equipamento dure muito tempo em sua loja, evitando gastos desnecessários.

Como escolher a balança ideal para meu supermercado

A escolha de um equipamento para sua operação é sempre complicada. Por isso, para te ajudar na escolha da balança que seja ideal para seu supermercado, separamos as dicas a seguir:

  • O que será pesado;
  • Qual departamento da loja ela ficará;
  • Qual sua capacidade de peso;
  • A balança integra-se ao meu ERP;

Abaixo, vamos detalhar melhor cada um desses itens para te ajudar a escolher sua balança da melhor maneira.

O que será pesado

Ter em mente quais produtos você irá pesar deve ser o primeiro passo na decisão de escolher uma balança para o seu supermercado. Afinal, dependendo da mercadoria, ou se a sua loja terá a balança por check-out na frente de caixa, as da operação de sua padaria e açougue, por exemplo, precisam necessariamente ser do tipo etiquetadora. 

Qual departamento da loja ela ficará

Saber em qual local a balança irá ficar e, em qual momento ela será útil, é um dos passos mais importantes para você descobrir qual o tipo de equipamento que você precisa ter em seu supermercado. 

Afinal, com essa informação, sabemos, por exemplo, se será uma balança do tipo etiquetadora, de recebimento, etc, permitindo uma assertividade maior em sua escolha.

Qual sua capacidade de peso

Esse ponto é importantíssimo para definir o tipo de produto e qual departamento a sua balança se localizará. Afinal, não adiantaria de nada incluir uma balança com capacidade máxima de 1 kg para pesar os produtos do açougue, por exemplo.

A balança integra-se ao meu ERP?

Por último, mas não menos importante, saber se o seu equipamento integra-se ao seu sistema de gestão é primordial. Afinal, caso ela não realize essa integração, isso te trará problemas na gestão do seu estoque e no controle das mercadorias vendidas.

Conclusão

Como pudemos ver, a balança para supermercado é indispensável quando estamos falando da venda de produtos que são pesáveis. Além disso, seus modelos são diversos, sendo necessário realizar um estudo de sua loja para fazer a melhor escolha, evitando que você se arrependa depois.

logistica lean