Agora no Sistema Bluesoft ao baixar a venda de um produto de composição, haverá a opção de fazer a baixa dos ingredientes de produtos de padaria (e outros produtos compostos) através da venda ou do descarte.

No cadastro de produto na aba Composição, foi inserida a opção para informar como será a baixa do estoque dos itens, Produção ou Venda e Descarte.

Produção: O estoque dos itens só serão baixados ao gerar uma nova produção, pelo menu Operação / Controle de Produção.

Venda e Descarte: O estoque dos itens só serão baixados ao efetuar a baixa da venda ou caso envie para a troca descarte.

Na ficha estoque do produto de composição, são geradas duas linhas sobre a movimentação:

Entrada de Produto de Composição, neste processo é criado o produto da composição a partir dos compostos e a Venda PDV, onde é feita a baixa dos estoques dos itens que fazem parte da composição, como imagens abaixo.

Na imagem abaixo é um exemplo de quando é enviado para a Troca Descarte.

Nos itens que fazem parte do produto de composição, na ficha estoque dos mesmos, é gerado movimento referente a venda do produto composto, como imagem abaixo.

Na opção por gerar uma nova produção continua da mesma forma, não houve alteração.

Na tela de gerar nova produção, apenas são exibidos produtos que constam no cadastro a opção Produção, como imagem abaixo.

Exemplo

Para melhor ilustrar, imagine o produto Bolo de Chocolate que supostamente possui três ingredientes:

  1. Massa para Bolo
  2. Ovos
  3. Leite
Imagine que a padaria produziu 5 bolos, 3 serão vendidos e 2 descartados.
Se o tipo de baixa de estoque for pela Venda e Descarte, ao fazer a baixa da venda, o Sistema Bluesoft automaticamente notará que foram vendidos 3 bolos, então fará a produção, baixando assim os ingredientes, e logo depois fará a baixa de estoque dos bolos vendidos. Os dois bolos que sobraram deverão ser descartados através do módulo de trocas, ao realizar o descarte o sistema automaticamente fará a produção dos 2 bolos descartados para depois baixa de estoque em decorrência do descarte.
Por outro lado, se o tipo de baixa de estoque for pela Produção, o usuário deverá através do módulo de produção manualmente informar o sistema que foram produzidos 5 bolos, para que então o sistema faça baixa dos ingredientes e dê entrada no estoque do bolo. Ao realizar a venda o sistema fará a baixa do estoque do bolo, e ao realizar o descarte o sistema também fará baixa apenas do bolo (porque os ingredientes foram baixados anteriormente no processo de produção).

Em caso de dúvidas, por favor, entre em com contato com nossa equipe de suporte.

Release R25