Neste papo express Wilson Souza fala sobre a diferença entre os tipos de Ativos e Passivos financeiros

Muitas vezes os empresários e donos de empresas precisam lidar com alguns termos da contabilidade que são mais técnicos e que geralmente não são tão intuitivos assim. Como é o caso dos termos ativo e passivo.

Ativo é a reunião de todos os direitos, bens e valores que devem ser recebidos de uma entidade. Em outras palavras é tudo que a sua empresa tem a receber de outra.

Existem diversos tipos de Ativos porém os mais comuns são: o circulante que representa aquilo que se tem a receber em curto prazo, como dinheiro em caixa ou em bancos,
Outro é o Ativo Permanente que são títulos, bônus e ações, os quais representam investimentos adquiridos de outras empresas com a intenção de preservá-los para obter renda duradoura

Também existem os Ativos diferidos que são todos os gastos que a empresa teve, porém que podem ser resgatados mais adiante como por exemplos os gastos com a pré-organização da empresa, investimento em pesquisas entre outra coisas.
e o Ativo fictício que são todos os valores que constam somente no Balanço Patrimonial, mas que não fazem parte do patrimônio da empresa.

Existem ainda alguns ativos que não se encaixam nas descrições anteriores, denominados de outros ativos. Aqui podemos incluir seguros de vida e depósitos dados como garantia.

Já o termo Passivo é o conjunto de obrigações, financeiras ou não, da sua organização com outras empresas. Eles representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso.

Entre os mais comuns estão O Passivo circulante que se refere aquilo que deve ser pago. como por exemplo duplicatas empréstimos, salários de funcionários, entre outros.

Também O Passivo Exigível a Longo Prazo que são os pagamentos que serão feitos após o término do exercício social da empresa. como hipotecas e Letras de Câmbio.

E o Passivo Fictício que são aqueles que constam no Balanço Patrimonial, mas já não existem, pois já foram quitadas

Assim como no Ativo existem alguns tipos de passivos que não se encaixam nas descrições anteriores como é o caso das contribuições sociais que ainda serão pagas.

Assista ao vídeo. =D

Referencias:
* http://www.infoescola.com/economia/ativos-e-passivos/
* https://www.contabilidadepontual.com.br/diferencas-entre-os-tipos-de-ativos-e-passivos-financeiros/