Fazer uma análise de mercado é fundamental para se distanciar da concorrência e conseguir o máximo de clientes.

Quer aprender o que é e como fazer análises de mercado? Então acompanhe:

O que é Análise de mercado?

Análise de mercado é a reunião de informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores para basear tomadas de decisão.

Levantar esses dados tão cruciais é trabalhoso, mas muito recompensador. Há diversos desafios ao realizar uma análise de mercado, como por exemplo: conseguir uma boa quantidade de dados e que estes tenham qualidade e confiabilidade.

Porém, é preciso reforçar que uma análise de mercado é um dos componentes para avaliar a viabilidade de um negócio. Ou seja, essa decisão não deve ser baseada exclusivamente em seus resultados e sim, levar em conta também o ambiente de negócio e os objetivos da empresa.

Outro ponto importante é que, especialmente em mercados mais dinâmicos, as análises de mercado perdem a validade com o tempo.

Não faça pesquisas de mercado se não há condições de tomar uma atitude com os dados levantados. Isso, porque uma análise de mercado por si só já tem custos envolvidos, nem que seja apenas a hora dos funcionários envolvidos.

Quando uma pesquisa de mercado pode ser útil?

As mudanças no comportamento dos clientes e o aumento da competitividade entre empresas deixam o processo de tomada de decisão cada vez mais complexo.

Comentamos que uma análise de mercado serve para basear uma tomada de decisões. Mas que tipo de decisões seriam essas?

  • Estudar o mercado para o lançamento de um produto ou nova empresa;
  • Verificar a existência de um público-alvo;
  • Medir resultados de ações de marketing;
  • Identificar problemas ou necessidades dos clientes;
  • Avaliar tendências;
  • Medir a satisfação dos clientes;
  • Mapear as práticas e estratégias da concorrência;
  • Conhecer o comportamento de um segmento e ou nicho;
  • E muito mais!

O que analisar em uma análise de mercado?

Agora vamos nos aprofundar nos fatores que devem ser observados em uma análise de mercado: clientes, concorrentes, fornecedores e o próprio mercado.

  • Clientes

Entender as expectativas e desejos dos clientes é o primeiro passo para um negócio prosperar. Inclusive, uma boa análise de mercado pode identificar novas dores e necessidades dos clientes para que a empresa atenda.

Lembre-se: a receita e a reputação de uma empresa estão diretamente ligadas ao nível de satisfação de seus clientes.

  • Pesquisa de concorrentes: a estrela de uma análise de mercado!

Conhecer os nossos rivais e suas atividades ajuda muito a tomar as melhores decisões.  

Quando bem feita, essa pesquisa consegue nos mostrar pontos forte e fracos da nossa empresa. Além disso, traz insights sobre oportunidades que devemos aproveitar assim como ameaças que podemos evitar.

Por isso, confira algumas dicas de como fazer uma boa Pesquisa de Concorrentes e conseguir se diferenciar no mercado.

  • Fornecedores

Pesquisar opções de fornecedores é um ponto fundamental em análise de mercado, mas que nem sempre é levado em conta.

Fazer uma boa seleção de fornecedores impacta vários aspectos de um negócio, do preço cobrado à margem de lucro, passando pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Além disso, há uma série de erros que podem por toda a análise de mercado a perder.

  • Mercado

Outra análise negligenciada, pesquisar sobre sazonalidades e projeções do mercado é vital para a saúde da operação de qualquer negócio.

Conheça bem o mercado onde sua empresa está inserida e observe variáveis como estrutura do setor, tamanho e tendências de crescimento.

Projeções do setor são fundamentais para fazer o planejamento financeiro de uma empresa e saber o que esperar em cada época do ano.

Quais os erros mais comuns em Análises de mercado?

Por ser uma atividade trabalhosa, uma análise de mercado deve ser feita somente quando há uma questão a ser respondida. Isso vale para várias áreas da operação da empresa, como comercial, atendimento ao cliente, marketing e muito mais.

Uma boa dica é ser objetivo ao definir os critérios que serão analisados. Por exemplo, não pesquise toda e qualquer empresa que atue no seu segmento, foque nos seus concorrentes mais próximos, seja por funcionalidades atuais ou mesmo que costumam abordar seus clientes e prospecções.

Outro erro comum, e que pode ser fatal, é fazer uma análise de mercado apenas quando se abre um negócio. Na verdade, este tipo de pesquisa deve ser feita sempre que houver uma questão a ser respondida, como por exemplo, avaliar expansões, o lançamento de novos produtos e funcionalidades ou até mesmo, possíveis ameaças.

Busque entender o que seus clientes querem, o que seus concorrentes oferecem e como seus fornecedores podem contribuir para sua diferenciação.

Fontes de informações e ferramentas usar

Existem vários órgãos de pesquisa que oferecem dados confiáveis, sejam do governo como o IBGE, ou mesmo entidades de classe, como o SEBRAE por exemplo, ou associações.

Outras boas formas, e baratas também, de conseguir dados para uma pesquisa de mercado é pegar feedbacks de clientes, visitar e se cadastrar nas comunicações de concorrentes e até mesmo, observar como as pessoas trafegam por lojas.

Uma ferramenta muito conhecida é o Benchmarking, um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. Com um bom benchmarking é possível aprender como seus concorrentes se comunicam, o que oferecem para o público-alvo, além de dados técnicos de produtos (e até o quão difícil é conseguir estes dados).

Enfim, há muitas oportunidades dentro da rotina de um negócio, basta perceber.

Um erro comum ao fazer uma análise de mercado são questionários mal formulados e perguntas enviesadas que resultam em dados de má qualidade. Isso, porque como uma pesquisa visa a responder uma hipótese, é comum que as expectativas influenciam a equipe envolvida.

Portanto, o ideal para pesquisas de mercado mais complexas é que sejam realizadas (ou no mínimo orientada) por empresas especializadas.

Você sabia que ferramentas de gestão empresarial conseguem ajudar (e muito!) nas pesquisas de concorrentes? O Bluesoft ERP, por exemplo, conta com um módulo específico de pesquisas, além de um aplicativo para dispositivos móveis.

Conclusão

Uma pesquisa de mercado é algo trabalhoso, mas pode ser o fator decisivo para o sucesso de um novo empreendimento. Não existem fórmulas mágicas para fazer uma pesquisa de mercado, o que importa não são as planilhas e gráficos criados e sim as conclusões que foram obtidas.

Em resumo: não tome nenhuma grande decisão sobre o seu negócio sem antes fazer uma boa análise de mercado.