Em uma era de inovações tecnológicas o perfil do consumidor atual mudou, tornando-se cada vez mais exigente na busca de soluções cada vez mais práticas e eficientes que possibilitem resolver suas tarefas de forma rápida e sem exigir grandes esforços. Assim, surgiu o Amazon Go.

Esse perfil de consumidor também chegou ao setor de varejo. O que levou muitas empresas do ramo que atuam com lojas físicas a quebrarem paradigmas e buscarem inovações capazes de atrair e satisfazer as necessidades desse cliente.

Esse tipo de shopper é habituado a utilizar a internet para pesquisar os produtos desejados, comparar preços e efetuar suas compras no conforto de sua casa ou na palma de sua mão através de um smartphone.

Mas o que é o Amazon Go?

 

No setor de supermercados, essa inovação chegou recentemente através da Amazon, que já sendo reconhecida pelo seu domínio online, chega agora no varejo físico de alimentos através da Amazon Go.

A Amazon Go é um supermercado modelo que já vinha operando em modo de testes desde 2016 e que inaugurou oficialmente para o público nos Estados Unidos desde o dia 22 de Janeiro de 2018.

O grande diferencial da Amazon Go é que trata-se de um supermercado que opera sem caixas para cobranças de clientes. Para comprar, o consumidor precisa ter uma conta na Amazon e o aplicativo da Amazon Go instalado em seu smartphone. Para entrar na loja, o cliente precisa passar por uma catraca eletrônica que lê um QR Code gerado pelo app, identificando o cliente e dando início a sua compra.

Os corredores da loja, gôndolas e prateleiras são equipadas com câmeras e sensores que são capazes de identificar com exatidão quais foram os produtos retirados da prateleira, incluindo-os em um carrinho virtual ou até mesmo retirando automaticamente caso o cliente devolva o produto à prateleira.

Quando o cliente finaliza sua compra pegando todos os produtos desejados, ele pode simplesmente ir embora!

Os sensores identificam automaticamente a saída do cliente da loja, encerrando o carrinho virtual e debitando o valor dos produtos diretamente do cartão de crédito associado a conta do cliente na Amazon.

Apesar de toda a tecnologia, a loja conta com um pequeno número de funcionários para repor os produtos nas prateleiras, um atendente na entrada da loja para receber os clientes e tirar eventuais dúvidas, além de um atendente na entrada do setor de bebidas alcoólicas para evitar a venda de bebidas a menores.

Veja a seguir o vídeo demonstrativo disponibilizado pela Amazon:

 

E no Brasil?

No Brasil, algumas das grandes redes varejistas estão começando a investir em inovações que buscam maior praticidade aos seus consumidores.

Alguns recursos já podem ser utilizados, como por exemplo: aplicativos que permitem agendar o horário que o cliente deseja passar no caixa para evitar ficar muito tempo em filas. Algumas redes também estão implementando caixas de autoatendimento, onde o próprio cliente pode fazer a leitura do código de barras do produto e finalizar sua compra, as máquinas também são equipadas com leitores de cartões de crédito e débito.

Outra opção que tem sido bem aceita entre os consumidores é a possibilidade de fazer sua compra em sua casa através de um e-commerce, porém com retirada na loja com horário agendado ou em pontos credenciados, contando ainda com a possibilidade de pagamento adiantado ou pagamento no momento da retirada.

Essa tecnologia, também conhecida como Web Pickup, teve um case de sucesso através de uma parceria entre a Bluesoft e o Public Supermercados. Clique aqui para mais informações.