A demanda por diferentes experiências de compra já existia por parte dos consumidores, mas após a pandemia o setor varejista vem passando por inúmeras mudanças. Um exemplo que podemos citar, é o da adoção de tecnologias contactless pelo varejo!

Além disso, também podemos destacar que o aumento da demanda, além da falta de produtos e claro, o distanciamento social, obrigaram os varejistas a agirem de forma inovadora.

E, uma das melhores maneiras de inovar, vêm sendo com a utilização de novas tecnologias. Afinal, além delas trazerem melhorias para os processo internos da sua empresa, elas também ajudam no relacionamento direto com o seu cliente.

Atualmente, existem diferentes expectativas do consumidor em relação às experiências de compra. Por isso que, para te ajudar a entender melhor sobre as tecnologias contactless e em como elas impactam a experiência do seu cliente, criamos esse artigo.

Nele, detalhamos como o varejo vem adotando tecnologias que evitam o contato. Confira!

Como está a adoção de tecnologias contactless pelo varejo

Como falamos acima, é cada vez maior a necessidade de inovar que os varejistas possuem. E também, a expectativa do consumidor durante suas compras também aumentou. 

Por isso, se tornou cada vez mais comum ver soluções de self-checkouts e pagamentos realizados através de celulares. Além disso, os supermercados também estão investindo em sistemas de scan & go, porém, os varejistas brasileiros ainda enfrentam algumas dificuldades para a implantação dessas tecnologias. Afinal, existem ainda muitas burocracias e, os inúmeros impostos e a profunda legislação para instalar eles. 

É compreensível o medo de investir em algo tão novo e aparentemente distante da sua realidade. Porém, existem muitas novidades disponíveis e que podem ser utilizadas no seu negócio como uma ótima oportunidade de se destacar no mercado. Por isso que, pensando em te ajudar a entender melhor sobre essas tecnologias, destacamos abaixo elas. Além disso, te mostramos também, quais os benefícios elas podem trazer. Confira!

Self-Checkouts

Você já conhece o self-checkout? Ele foi criado para ajudar a atender e automatizar o processo de vendas dos supermercados, ele é recomendado para pequenas quantidades de produtos e pode ser integrado com as informações do seu sistema de gestão.

Ao chegar no checkout o cliente só precisa aproximar o código de barras das embalagens no leitor que já aponta a mercadoria em seu monitor interativo, que possui uma interface simples e intuitiva para que ele consiga finalizar sua compra sem ajuda de um funcionário.

Ao lado do caixa são disponibilizadas sacolas que ficam sobre uma balança para que o dispositivo verifique o peso dos produtos colocados nas sacolas com o peso indicado no catálogo dos produtos, garantindo a segurança do procedimento.

O pagamento pode ser feito através de cartão de débito ou crédito, para que essa etapa seja fácil e rápida o checkout oferece orientações básicas que são exibidas na tela sobre como esse processo deve ser feito.

Além de trazer comodidade para o seu cliente ele também é responsável pela redução de 20% e 30% do tempo gasto no caixa.

Check and go e as etiquetas inteligentes RFID

RFID nada mais é do que uma identificação por radiofrequência, para ser mais exato, ele é uma técnica que utiliza a frequência de rádio para capturar dados. Já usada há alguns anos nos EUA essa tecnologia chegou com força aqui no Brasil no final de 2017, com o mercado 100% autônomo Zaitt. Para efetuar suas compras você só precisa ter o aplicativo da loja instalado com o seu cartão de crédito cadastrado. Ao entrar no supermercado, é preciso escanear um QR Code e fazer o reconhecimento facial. 

A tecnologia RFID é usada para que você não precise escanear os produtos que deseja comprar, assim, você pode apenas tirar os itens escolhidos de prateleira que o check-out é feito automaticamente. Ao sair do estabelecimento você encontrará um resumo de tudo o que foi comprado com uma solicitação de aceite.

Além de dar liberdade para o seu cliente, o RFID também é muito útil na hora de fazer o seu inventário, já que nessas lojas seu estoque acaba sendo muito rotativo. E, com essa tecnologia, você tem certeza de que as contagens foram feitas de forma correta, já que cada produto possui um número único de identificação. Isso torna o processo mais rápido e assertivo.

Pagamento Mobile

Com essa tecnologia o seu cliente consegue efetuar o pagamento de suas compras apenas aproximando o celular de um leitor NFC. Primeiro você deve informar o total da compra na maquininha, enquanto isso o seu cliente só precisa acessar o aplicativo da carteira digital e escolher a forma de pagamento. 

Após isso, basta aproximar o celular do leitor e inserir sua senha, aguardando a impressão do comprovante.

Em alguns casos como no de compras abaixo de R$ 50, nem sempre é necessário o uso da senha e toda a operação é feita em um único aplicativo. No Brasil essa ferramenta é mais utilizada por usuários de celulares com sistema Android e começou com o Banco do Brasil. Porém, a utilização em outros bancos e usuários vem crescendo significativamente.

Você pode se perguntar, e se o meu celular for roubado? Bom, para acessar a sua carteira digital é preciso que você coloque uma senha, sem contar que, a maioria dos dispositivos conta com uma desativação remota. 

Ela também é muito útil contra fraudes já que ao contrário dos cartões tradicionais, ela não oferece risco de clonagem. Uma vez que, ao concluir uma transação, o sistema emite uma chave de segurança que impede a captura dos dados do seu cliente.

Conclusão

Agora que você já conhece algumas tecnologias contactless no setor varejista, você já pode decidir qual se adapta melhor ao seu negócio, quem sabe não é possível adotar todas, não é mesmo?

É muito importante estar sempre antenado em tudo o que há de novo nesse setor, isso te garante uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

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