Realizar a gestão de uma casa de carnes ou do açougue do seu supermercado, é uma tarefa que exige muita atenção. Entender sobre o tempo de vida do alimento, como armazená-lo corretamente, como manipular de forma correta o corte, entre outros cuidados fazem parte da sua rotina.

Por isso, criamos o texto a seguir, para ajudá-lo a entender melhor sobre as casas de carnes e te mostrar como você consegue reduzir cada vez mais as suas perdas nesse ambiente. Confira!

Quais motivos me fariam ter um açougue em meu supermercado?

Além de criar mais uma alternativa de consumo para o seu consumidor, precisamos levar mais alguns fatores em conta quando falamos sobre a importância de se ter um açougue em seu supermercado.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o sexto país no mundo que mais consome carne. Isso apenas reforça que o consumo de carne é um dos principais itens da lista de compras do brasileiro.

Por isso, possuir um açougue em seu supermercado é uma boa forma de aumentar suas vendas e ajudar no crescimento de seu estabelecimento.

Além disso, também temos que levar em conta que o açougue ajuda a alavancar as vendas de outros produtos. Isso acontece por conta de alguns fatores. Um deles, é o aumento da venda casada com os famosos itens de churrasco.

Outro ponto que também influencia o aumento de venda de outros itens, é a localização do açougue em sua loja. Por questões logísticas, normalmente ele localiza-se na parte do fundo do supermercado, o que obriga o consumidor a transitar pelos corredores.

Nesse processo, ele pode acabar lembrando de pegar algo que estava em falta em sua casa e que ele não se recordava de comprar.

Ok, eu quero ter um açougue em meu supermercado, mas quais são os cuidados eu devo ter ao montá-lo?

Agora que você decidiu ter um açougue em seu supermercado, existem alguns pontos em que é necessário ter uma atenção especial, que são:

  • Possuir local adequado para armazenamento de acordo com as normas da ANVISA;
  • Possuir os equipamentos necessários para a exposição e benefício do corte de carne para o consumidor;
  • Conhecer bem o seu fornecedor;
  • Cuidados ao receber a mercadoria;
  • Manipulação das peças;
  • Higienização adequada dos ambientes do açougue;
  • Quais equipamentos eu devo ter em meu açougue;
  • Quais os tipos de perdas mais comuns das casas de carnes;

Agora, vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

Possuir local para armazenamento de acordo com as normas da ANVISA

É de extrema importância ter um local para armazenamento das carnes de acordo com as normas da ANVISA. Isso se dá por alguns motivos, que incluem a redução de perdas e a não contaminação da carne.

Por isso, contar com um espaço adequado, refrigerado, que conte com higienização completa recorrente, seja completamente fechado, não tenha quinas, ralos ou frestas e, que possua apenas materiais de polietileno, polipropileno, inox e plástico, é essencial para garantir o bom armazenamento das carnes e evitar as perdas no seu açougue ao máximo.

Possuir os equipamentos necessários para a exposição e benefício do corte de carne para o consumidor

Para esse ponto, contar com balcões frigoríficos é fundamental. Além disso, contar com uma boa iluminação, equipamentos adequados, como o balcão de inox com a tábua de polipropileno e as facas adequadas para o bom trabalho do seu açougueiro também fazem parte dos equipamentos que não podem faltar para esse local.

E por último, mas não menos importante, é necessário ter muita preocupação com a higiene nesse ambiente. Assim, seus clientes não acabam “fugindo” por criarem alguma repulsa do ambiente.

Conhecer bem o seu fornecedor

Na escolha do seu fornecedor, é importante procurar sempre conhecê-lo bem! Por isso, conhecer o seu histórico, saber se a empresa cumpre as normas da ANVISA, como ela realiza o transporte da carga, se é em um caminhão refrigerado ou aberto, se ele te fornece informações do histórico do animal abatido, entre outros pontos é de extrema importância ter o conhecimento antes de realizar a compra dos cortes de carne.

Cuidados ao receber a mercadoria

É necessário ter alguns cuidados específicos para esse tipo de alimento em seu recebimento. No recebimento da carne, é importante notar como está o estado dela. Observar se ela está congelada, se existe alguma camada de cristais de gelo e se ela possui alguma coloração diferente do usual.

Além disso, observar se existe algum odor que foge do usual no baú de transporte também precisa fazer parte da rotina do colaborador que irá receber as carnes. Dessa forma, evita-se receber alguma peça que esteja contaminada, por exemplo.

Manipulação das peças

Como a carne é um produto a ser beneficiado, existe todo um cuidado específico durante a sua manipulação. A preparação dos cortes exige alguns detalhes a serem seguidos. Ter um padrão de cortes é essencial para evitar o desperdício.

Nesse ponto também é sempre importante seguir os critérios da ANVISA para a manipulação das carnes.

Higienização adequada dos ambientes do açougue em supermercado

É de extrema importância realizar a higienização completa do seu açougue, conforme as orientações da ANVISA. Além da higienização do local, um ponto que não pode passar batido é a higienização dos equipamentos. É sempre importante realizar de acordo com as especificações do fabricante, sempre seguindo o manual desses equipamentos.

Quais equipamentos eu devo ter em meu açougue

Os principais equipamentos para se ter em seu açougue, são as facas, a balança, o moedor de carne, o balcão frigorífico, o amaciador de carnes e a serra fita. Além disso, é sempre importante seguir as normas de segurança do açougue. Isso evita que os colaboradores se envolvam em algum acidente com os equipamentos.

Quais os tipos de perdas mais comuns das casas de carnes

Para diminuir suas perdas nos açougues, algumas boas práticas são sempre importantes para seguir. Manter sempre o controle de temperatura da sua câmara de armazenamento e do balcão frigorífico, mesmo quando a sua loja estiver fechada. Evitar manter os cortes de carne muito tempo longe de refrigeração. Além disso, realizar o lançamento correto das perdas no seu ERP é fundamental. Assim, conseguimos tomar as melhores decisões para diminuir esse número.

Como um sistema de gestão consegue melhorar o açougue em meu supermercado

Com uma variedade enorme de tipos de carnes e cortes, a gestão de um açougue, para minimizar as perdas, é cheia de detalhes. Para te ajudar nessa tarefa, ter um Sistema ERP, como o Bluesoft ERP, certamente te ajudará bastante nesse desafio.

Um grande desafio, é a diminuição das perdas durante o desmembramento. Uma alternativa, é realizá-lo de forma automática, evitando que ocorram desperdícios durante esse processo.

Além disso, conseguir prever as perdas que podem ocorrer durante o descongelamento e a desossa é sempre importante para diminuir cada vez mais os seus custos.

Por isso, o Bluesoft ERP possui uma série de ferramentas para você ter o controle desses dados de forma ágil e segura. Confira!

  • Desmembramento automático das peças do boi, por exemplo o traseiro;
  • Controle do estoque por partes, como Ossos, Sebo, Picanha, Coxão Duro etc.;
  • Gerenciamento de perdas;
  • Previsão de quebras para o descongelamento e a desossa.

Contar com essa tecnologia para o seu setor de açougue é fundamental para diminuir as perdas e realizar a gestão da melhor maneira possível! Por isso, ter um software ERP para esse ambiente é de extrema importância. Isso faz com que seu açougue não se transforme em uma dor de cabeça a mais em seu supermercado.

Conclusão

Apesar de parecer simples, a gestão do açougue é algo cheio de detalhes e que necessitam de muita atenção. Por isso, não podemos deixar de nos descuidar com nenhum ponto. Isso vai desde a escolha do melhor fornecedor, até a higienização recorrente do nosso ambiente.

Dessa forma, conseguimos ter os melhores resultados com nosso açougue e evitamos dores de cabeça desnecessárias.

logistica lean