Conforme falamos aqui, um RH Estratégico no Varejo nos permite diminuir a rotatividade dos nossos colaboradores. E, uma das técnicas que nos auxilia a manter nossos colaboradores engajados, é a dos Feedbacks no varejo.

Afinal, ele auxilia no desenvolvimento das pessoas e permite que elas percebam onde estão errando e como podem melhorar a sua performance.

E quando falamos de um varejista, precisamos sempre criar maneiras de aumentar a produtividade. Por isso, para te ajudar com esse desafio, criamos o texto a seguir. 

Nele, destrinchamos a importância do feedback construtivo e como ele ajuda a equipe do seu varejo a trabalhar mais feliz e serem cada vez mais produtivos. Confira!

Antes, vamos entender o que é o Feedback Construtivo!

De maneira direta, o feedback construtivo é uma comunicação, normalmente entre gestor e colaborador, que busca mostrar para o funcionário, quais foram os pontos positivos e em quais aspectos ele precisa melhorar.

É importante notar que os feedbacks no varejo auxiliam o seu funcionário a ver se ele está indo no caminho correto. Vale destacar também que essa comunicação entre gestor e colaborador também auxilia no engajamento dele em sua empresa. 

Afinal, com o feedback construtivo, o colaborador percebe que a empresa se preocupa com o seu bem-estar e crescimento profissional. Além disso, essa prática passa maior transparência e possibilita que os profissionais entendam em quais pontos podem melhorar e como eles fazem isso. 

Agora que entendemos o que é o Feedback Construtivo, vamos conhecer os benefícios dele para o seu varejo.

Benefícios do Feedback Construtivo para o seu Varejo

Quando falamos sobre um varejo, existem diversas frentes de trabalho no nosso dia a dia. Logo, é possível coletar o feedback dos seus colaboradores de algumas maneiras, o que permite que o gestor direcione os esforços para criar uma equipe que ofereça um atendimento melhor para o seu cliente no dia a dia.

Além disso, alguns dos benefícios do feedback são:

  • Direcionamento do colaborador para melhorar profissionalmente;
  • Dar o devido reconhecimento para o seu colaborador;
  • Alinhar a estratégia de atendimento estabelecida;
  • Reforça o autoconhecimento de seus colaboradores;
  • Traçar um plano de crescimento profissional com cada colaborador de sua equipe;
  • Incentivar o diálogo entre todos;
  • Aumentar cada vez mais, a qualidade da sua área de atendimento ao cliente;
  • Entre outros;

Apesar de ser algo trabalhoso no início, implementar essa cultura dos feedbacks no varejo é algo que traz diversos frutos para sua empresa. Por isso, vamos conhecer algumas boas práticas para caprichar no feedback para seus colaboradores!

Boas práticas para o Feedback Construtivo no Varejo

Como vimos acima, o feedback construtivo oferece diversos benefícios para sua equipe de atendimento. 

Porém, isso ocorre apenas quando temos gestores preparados e que utilizam boas práticas para passar feedbacks que auxiliem seus colaboradores a crescer. 

Por isso, confira os pontos abaixo para te ajudar a caprichar no feedback dado para sua equipe!

  • Prepare o feedback com antecedência;
  • Reserve um local apropriado para o feedback;
  • Elogie os pontos positivos e mostre como o colaborador pode melhorar;

Abaixo, vamos entender melhor esses pontos!

Prepare o Feedback com Antecedência

Para passar um feedback positivo para seu colaborador, é importante prepará-lo. Afinal, é necessário coletar as informações da felicidade dos clientes com o atendimento que receberam. 

Além disso, notar como ele se comporta com sua equipe, seus pontos positivos e a melhorar, também fazem parte do feedback construtivo completo. 

Vale lembrar também de sempre anotar os pontos que fazem parte dessa avaliação. Assim fica mais difícil que você esqueça dos pontos importantes que compõem o feedback.

Reserve um local apropriado para o Feedback

Se é um feedback individual, reservar uma sala apenas para você e seu colaborador é o ideal para aproveitar esse momento da melhor forma. 

Afinal, assim algum terceiro não interfere no feedback, além de você conseguir criar um ambiente acolhedor e que não intimide o seu colaborador. 

Vale destacar também que isso evita algum possível constrangimento que um colaborador mais tímido possa sentir.

Elogie os pontos positivos e mostre como o colaborador pode melhorar

Valorizar os pontos positivos do trabalho do seu colaborador e da forma como ele se comporta com seus colegas de equipe é sempre importante para aumentar o engajamento e eliminar qualquer receio que ele tenha de ser demitido. 

Além disso, ao ouvir os pontos positivos do seu trabalho, seu profissional se sentirá mais confortável e receptivo, tornando cada vez mais fácil assimilar suas palavras.

Vale destacar que um dos maiores benefícios do feedback, é o de orientar o seu colaborador em como ele consegue melhorar como profissional. 

Por isso, é de suma importância que você oriente ele sobre o que ele pode fazer para aumentar sua performance. 

Dessa forma, você consegue dar um norte para seu colaborador, que saberá o que é necessário para receber uma promoção, por exemplo.

Conclusão

É importante notar que, apesar de ser trabalhoso, criar essa cultura em sua empresa lhe trará muitos benefícios e ajudará a melhorar cada vez mais o engajamento de seus colaboradores.

Por isso, comece o quanto antes, a criar isso em sua empresa. Afinal, se implementada da maneira correta, ela só trará bons frutos!

E aí, o que achou de conhecer mais sobre os Feedbacks no Varejo e a sua importância?