Sabemos que na última década os celulares estão se desenvolvendo para tornar a nossa vida mais fácil através de seus aplicativos. E, isso vem gerando diversas mudanças diárias no varejo, seja no modo de vender, de comprar, de se relacionar com os clientes ou até mesmo acompanhar o desenvolvimento da sua equipe de vendas.

E, um impasse que os varejistas sempre enfrentam é a dificuldade em fidelizar o  cliente do aplicativo. No mundo real, o consumidor vai à loja física que gosta, e compra tudo o que quiser de uma vez. Já no mundo virtual ele tem várias opções disponíveis e pode escolher qual for mais vantajoso, como, por exemplo, entrega grátis, ou desconto na primeiro compra.

Isso é usual nas vendas pela internet, afinal, os perfis de clientes que compram online é diferente do presencial. Além disso, o que é visto como vantagem pessoalmente, pode não ser visto no e-commerce. 

Por isso que, pensando em te ajudar a entender a importância dos aplicativos para a venda online do varejo, criamos este artigo. Nele, te mostramos isso com exemplos, de maneira que seja simples para que você implemente inicialmente em seu supermercado online. Confira!

Os aplicativos podem potencializar vendas

Se você está considerando ter um aplicativo para o seu negócio, esse é o momento! Afinal, eles deixaram de ser opcionais e se tornaram uma peça fundamental para qualquer varejista criar um vínculo com seus clientes e entregar bons resultados, mesmo à distância.

A tendência é que os consumidores estejam cada vez mais ativos em todos os ambientes virtuais de compra. Você, varejista, precisa ter em mente que isso ocorre porque eles podem comprar em qualquer momento e de qualquer lugar.

Por isso, é importante que o varejista esteja pronto para atender todos da melhor maneira possível.

Segundo um estudo feito pelo Panorama do Comércio Mobile, 85% dos brasileiros que possuem um celular fazem compras online por meio do aparelho. Com isso, o número de pessoas que consomem (produtos, serviços, informações) por aplicativos, vem crescendo constantemente. 

Grandes marketplaces, com o objetivo de alcançar novos clientes, estão aderindo e investindo em estratégias para seus aplicativos. Um grande case de sucesso é o da  Magazine Luiza, que chegou a marca de 14 milhões de usuários ativos em seu app. 

Outra pesquisa, dessa vez realizada pela App Annie, supõe que a partir de 2021, 75% de todas as transações de e-commerce sejam feitas via apps. Para termos uma ideia do tamanho desse mercado, só em 2018, foram feitos 5,7 bilhões de downloads em aplicativos do varejo! E, levando isso em conta, a eMarketers prevê uma receita de $510 bilhões em 2022 para as compras via mobile.

As vantagens dos apps

  • Possibilita o crescimento das vendas de produtos que vendem pouco nas lojas físicas;
  • É possível fazer promoções específicas e oferecer preços e descontos diferenciados, já que o custo de manter um canal digital é menor que o de manter uma loja física;
  • Diferente da loja física, nos canais digitais, você pode fazer vendas até dormindo. Logo, não é preciso que você fique o tempo todo conectado. Porém, lembre-se sempre de garantir que seu aplicativo fique no ar;
  • Caso o varejista identifique um crescente número de pedidos ele pode  aumentar seus investimentos em marketing digital e produto e melhorar seus KPI’s de faturamento.

Conclusão

Espero que tenha ficado clara a importância dos aplicativos para a venda online do varejo. Além disso, é importante que você conheça a jornada do seu cliente nas compras do seu e-commerce ou app. 

Afinal, o seu cliente pode achar o seu negócio em uma pesquisa realizada no Google, baixar o aplicativo e depois decidir se prefere comprar em sua loja física ou aplicativo/e-commerce. Sendo assim, ao ligar esses pontos, você é capaz de promover uma experiência personalizada e mais assertiva para o seu público.

Além disso, não esqueça de tirar um tempo para entender como cada canal funciona. Dessa forma, você consegue deixar o seu aplicativo mais rápido e intuitivo, o que é essencial para proporcionar uma melhor experiência de compra. 

E lembre-se, a estética do seu aplicativo também tem influência na decisão de compra, por isso, esteja sempre se atualizando nos avanços das tecnologias mobile.