Muito usada no marketing, o target é um termo que vem do inglês e pode ser traduzida de forma simples e rápida como público-alvo.

Aposto que você já viu por aí marcas que fazem campanhas com o intuito de atingir a todos os tipos de públicos, mas o que elas talvez não saibam é que esse tipo de ação pode acabar gerando um retorno baixo. 

E, sabendo que muitos supermercados sentem dificuldades na hora de montar a sua estratégia de marketing, definir o target é algo que pode acabar sendo negligenciado. 

No entanto, definir um público-alvo é uma das principais fases no planejamento. Afinal, para se comunicar de forma clara e construir um relacionamento sólido com seus consumidores é essencial conhecê-los primeiro, não é mesmo?

E, é por isso que nós criamos esse artigo. Nele, te mostramos a importância de conhecer o target do seu supermercado, como você consegue definir ele de forma assertiva e também algumas ferramentas que te ajudam nesse processo. Confira!

Mas o que exatamente é o Target?

Podemos definir o que é target como um conjunto de características, comportamentos e valores notados em um público particular.

Ele nada mais é do que uma parcela de um grupo de pessoas que possuem afinidade e interesses por determinados assuntos ou marcas, e que serão essenciais para o desenvolvimento das estratégias de marketing.

Antigamente, apenas dados como faixa etária, sexo e profissão eram considerados. Hoje, quanto mais informação, melhor é o seu conhecimento sobre seu target, e em consequência sua relação com ele.

Por isso, fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos devem ser considerados na criação e análise do perfil do consumidor que o supermercado quer atingir.

Porém, o perfil do cliente não pode ser algo inventado ou baseado em coisas que você acha. Muito trabalho de pesquisa e observação devem ser feitos, para saber onde buscar esse grupo, e entender quem são as pessoas que se identificam com a sua marca. 

Afinal, vale lembrar que elas irão te acompanhar nas redes sociais, engajando com os seus posts. Também é preciso destacar que isso não se limita a clientes, afinal, você também deve prestar atenção naquele grupo com grande potencial se tornarem leads e futuramente, consumidores.

A importância vai além de saber quem são essas pessoas pelo fato delas consumirem o seu produto, você também deve entender como elas veem a sua marca. 

Dessa maneira, o uso de formulários e questionários online são maneiras de saber mais sobre o target do seu mercado, não se esquecendo que quanto mais pessoas, mais informações você terá na hora de planejar o seu objetivo.

Como exemplo público-alvo nós temos:

Mulheres de 30 a 50 anos, de classe média, que moram sozinhas ou com seus maridos. Estão trabalhando home office e passam a maior parte do tempo em casa, por isso, preferem opções práticas e supermercados que façam entregas.

Ferramentas para te ajudar a definir o seu Target do seu Supermercado

Nesse processo de definição do grupo-alvo, você pode contar com a ajuda de algumas ferramentas, principalmente nas etapas de análise do mercado. A seguir você confere as que podem ser úteis!

  1. Formulários online

Essa é a etapa que dá início ao processo de segmentação de público, em meio a uma pandemia recorrer aos formulários online é a melhor maneira de definir o seu target. 

Para isso existem diversas opções de formulários, como Typeform, Google Forms e Survey Monkey, que possibilitam fazer perguntas diretamente ao público e entender melhor suas necessidades.

  1. Google Analytics e ferramentas de social analytics

Atualmente, a principal ferramenta de análise de dados da web é o Google Analytics. Ele gera dados de interações com o seu site e deve ser usado para conhecer melhor o público que já acompanha a sua marca. A melhor parte é que a plataforma é gratuita.

Já as ferramentas de social analytics, fazem parte das redes sociais de contas comerciais, e te ajudam a conhecer o perfil do seu público e os assuntos que mais interessam. Com elas, você também consegue mapear os assuntos que interessam mais essas pessoas, melhorando sua comunicação online, de maneira assertiva.

  1. Google Trends

Um análise importante a se fazer é identificar oportunidades de mercado e o potencial de um segmento. Para isso você pode usar o Google Trends, que apresenta as tendências de busca em determinado período. Ou seja, você consegue identificar quais assuntos o público se mostra mais interessado e se eles tendem a crescer nos próximos meses. 

  1. Institutos de pesquisa

Usar dados levantados por terceiros ajuda a validar a sua pesquisa de mercado. Um exemplo é o  IBGE, que possui dados completos sobre os brasileiros (perfil, renda, consumo, etc.) que ajudam a traçar o perfil do público e a quantificar os segmentos de mercado.

Também temos o Serasa Experian que fornece dados valiosos sobre a população brasileira, e, além disso, possui duas ferramentas indispensáveis, o Mosaic Brasil, que divide a sociedade brasileira em grupos com base em uma combinação de 400 variáveis e o Mosaic Business, que segmenta as empresas do Brasil.

Conclusão

E aí, conseguiu entender a importância de conhecer o target do seu supermercado?

Para finalizar, saiba que independente do tamanho do seu supermercado é essencial definir seu público-alvo para conduzir de forma assertiva suas ações de marketing. Sem isso, você corre o risco de investir de forma errada e ter gastos desnecessários ou que não vão trazer nenhum retorno.

Por isso,  não deixe de criar o seu target, seguindo as melhores práticas do mercado. E, se você tiver alguma dificuldade de realizar esse trabalho, conte sempre com um profissional especializado no assunto. Dessa forma, você garante que o seu target seja assertivo e feito da melhor maneira!