Já sabemos que um controle financeiro eficiente é algo essencial para o bom andamento da empresa. Para que isso se torne possível, diversas ferramentas são importantes para oferecer aos gestores o embasamento necessário para tomadas de decisões. Dentre essas ferramentas, uma das mais importantes é a Conciliação Bancária.

 

O que é Conciliação Bancária?

A conciliação bancária tem por objetivo confrontar todas as movimentações de entrada e saída da empresa com o extrato de suas contas bancárias, garantindo a realidade dos lançamentos.

Através da conciliação, é possível obter maior controle dos recebimentos de cartões, boletos bancários, cheques, entre outros e por isso ela se mostra uma ferramenta essencial especialmente para empresas do ramo do varejo.

A conciliação bancária também permite identificar as divergências ou falhas nas movimentações financeiras e tomar decisões de forma rápida.

Além disso, a conciliação também tem grande importância para a contabilidade, pois através dela é possível controlar também as informações de saldos contábeis.

 

Conciliação Bancária x Fluxo de Caixa

A conciliação bancária deve andar lado a lado com o Fluxo de caixa, pois a conciliação permitirá saber a data exata em que um valor entrou ou saiu da conta. Por exemplo: se um cliente fez um pagamento através de um cheque na data de vencimento, a duplicata será quitada neste dia, porém esse valor ainda não está disponível para a empresa, pois o cheque levará alguns dias para ser compensado.

Assim que o saldo entra na conta, esse movimento deverá ser conciliado, e então os gestores poderão saber que esse valor pode ser utilizado.

Como Fazer a Conciliação Bancária?

A conciliação bancária é feita basicamente em três passos:

  • Registro de movimentações: para garantir a eficiência da conciliação, é preciso ter o registro correto de toda movimentação de entrada e saída de dinheiro na conta bancária, incluindo taxas aplicadas pelo banco, rendimentos de investimentos, etc.
  • Conferência: a conferência é o principal passo da conciliação bancária, pois através dela será possível garantir a confiabilidade dos lançamentos e assim ter a certeza que o saldo exibido pelo seu controle interno corresponde exatamente ao saldo real em banco. É muito importante que essa conferência seja feita periodicamente.
  • Ajustes: através da conferência, é possível identificar falhas ou divergências nos lançamentos. Quando essas divergências forem identificadas, elas devem ser imediatamente corrigidas para que o saldo se mantenha sempre realístico. Principalmente em relação às tarifas bancárias e outros movimentos que são lançados diretamente na conta bancária, sem ter origem no seu controle financeiro, e por isso acabam passando despercebidos porém influenciam diretamente no saldo.

Vantagens da Conciliação Bancária

Uma conciliação bancária feita corretamente traz diversos benefícios para a gestão financeira, dentre eles:

  • Controle de Fluxo de Caixa: a conciliação bancária é uma das principais fontes de informações para o relatório de Fluxo de Caixa, que por sua vez é o responsável por fornecer informações essenciais para a gestão financeira. Saiba mais sobre a importância do Fluxo de Caixa para sua gestão clicando aqui.
  • Centralização de Saldos: a conciliação possibilita também visualizar os saldos de todas as contas da empresa de forma atualizada e em uma única tela, sem a necessidade de acessar diversos sites e utilizar vários tokens para visualizar o saldo de cada conta separadamente.
  • Automatização de Processos: se você utiliza um sistema ERP, é possível ainda automatizar a conciliação bancária através do uso de arquivos de EDI Bancário. O que irá economizar o tempo dos responsáveis e tornar o processo mais simples. Conheça mais sobre as vantagens da utilização do EDI Bancário.

O Bluesoft ERP possui hoje toda a estrutura para garantir que a sua conciliação bancária seja feita da melhor maneira possível, através de lançamentos automáticos de acordo com as suas movimentações financeiras e permitindo ainda a conciliação através do EDI.

Saiba mais sobre a conciliação bancária no Bluesoft ERP, clique aqui.