Com o aumento do home office, o varejista precisa garantir que seus colaboradores da parte administrativa, consigam trabalhar bem em casa. E, isso é possível graças as funcionalidades que o ERP na Nuvem possue!

Afinal, esse tipo de software demanda apenas de uma conexão com a internet e um computador. Porém, como eu consigo saber quais são os setores do meu supermercado que eu consigo operar de maneira remota? Como garantir que meus colaboradores tenham a mesma eficiência em casa?

Essas são algumas das principais dúvidas que surgem na cabeça dos supermercadistas. E, visando te mostrar como utilizar um ERP na Nuvem faz a diferença no seu dia a dia, criamos este artigo. 

Nele, te mostramos 5 Funcionalidades do ERP na Nuvem para o seu supermercado. Confira!

5 Funcionalidades do ERP na Nuvem para os Supermercados!

Como falamos acima, contar com um ERP na nuvem é uma das armas para diminuir a quantidade de colaboradores de escritório e que não fazem parte do chão de loja. Por isso, destacamos abaixo 5 das principais funcionalidades que um Sistema de Gestão na Nuvem precisa ter. Elas são:

  • Controle Bancário;
  • Cobertura de Estoque;
  • Acompanhamento das vendas em tempo real;
  • Dashboard de ruptura em tempo real;
  • Aplicativos para acompanhamento remoto da sua operação;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas funcionalidades!

Controle Bancário

O controle bancário é um poderoso instrumento de gestão, pelo qual o gestor pode verificar com rapidez e eficiência a disponibilidade de seus recursos em banco.

O controle bancário pode trazer vantagens, como:

  • Diminuir o retrabalho ou desperdício de tempo acessando diversas páginas para realizar consultas em internet banking, uma vez que o controle bancário é capaz de centralizar os saldos de todas as contas em uma única tela;
  • Aumentar a segurança, uma vez que não é necessário fornecer senhas e tokens de contas bancárias para funcionários,
  • Ter informações de forma rápida para fazer análises e tomar decisões, verificando se haverá saldo suficiente para honrar compromissos ou se será necessário recorrer a recursos de terceiros.

Para garantir um controle bancário mais eficiente, é necessário realizar o registro diário das movimentações, além da conciliação e apuração de saldos. 

Uma maneira mais simples e rápida de realizar esse processo é utilizando um software de gestão que pode gerar movimentos automaticamente. Que além de oferecer o recurso de conciliação bancária via EDI, pode registrar lançamentos como taxas bancárias, garantindo assim a integridade das informações exibidas.

Cobertura de Estoque

A Cobertura de Estoque, é um índice utilizado para medir o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento‬, ou seja, o tempo que o produto leva para sair do CD.

Para o cálculo da Cobertura de Estoque, podemos utilizar a seguinte fórmula: Considerando um período (dia, semana ou mês), dividimos a quantidade de estoque atual pela média de vendas. O resultado da fórmula será a cobertura de estoque em dias.

Para o cálculo da média de vendas é necessário somar a quantidade de vendas diárias no período e dividir pelas quantidade de dias.

Quanto menor for o resultado da cobertura, maior é o risco de falta de mercadoria da sua empresa. Assim como, quanto maior a cobertura, maior o risco de ter estoques obsoletos e falta de qualidade dos produtos que ficam muito tempo em exposição ou armazenados em um depósito.

Por isso que, ao termos um aumento no volume de vendas repentino, é importante contar com um ERP que te traga esses dados de forma rápida e fácil de identificar. Seja através de um gráfico com os principais produtos, ou por seção, isso te traz mais agilidade e permite que você evite as indesejadas rupturas em seu supermercado.

Acompanhamento das vendas em tempo real

Acompanhar suas vendas em tempo real, é essencial para que o gestor ou dono do supermercado saiba como anda o seu negócio. E, em tempos de maior consumo, como que vivenciamos na pandemia do Coronavírus, essa atividade se torna parte fundamental para a sua equipe de compras.

Com os dados do venda online, você consegue verificar em tempo real a presença dos produtos em cada setor da loja e criar ações para os não estão expostos. Como resultado, possibilitando assim o aumento de vendas.

Além disso, um dashboard de vendas ao vivo permite que você monitore como andam suas vendas, sem sair de casa ou em qualquer lugar que tenha internet e um computador, ou, smartphone.

Dashboard de ruptura em tempo real

Ruptura de estoque é quando o shopper deseja comprar um produto, mas não o encontra nas prateleiras da loja. Isso resulta em cliente insatisfeito e venda perdida.

Todos somos compradores, então pense um pouco. Se todo mês ao buscar um produto você não o encontra, o caminho natural é trocar de marca ou de loja. Não concorda?

Por isso, quando presenciamos o aumento das nossas vendas, precisamos monitorar os dados de ruptura em tempo real. Além disso, também é importante para o supermercadista, conseguir prever quando determinado produto irá acabar. Dessa forma, ele consegue se antever e evita que o shopper se frustre ao tentar comprar algum item de sua loja.

Aplicativos para acompanhamento remoto da sua operação

E por último, contar com aplicativos que permitam que você, dono ou gestor de um supermercado, acompanhe todos esses pontos que mencionamos acima com o seu smartphone, é essencial.

Afinal, dessa forma, ao visitar uma de suas unidades, você consegue se preparar da melhor maneira, além de conseguir mostrar informações em tempo real para seus colaboradores, mostrando onde eles devem atuar e como.

Atualmente, a Bluesoft disponibiliza 5 Aplicativos para seus clientes. Eles são o Força de Vendas, Consulta de Produtos, Venda Online, Pesquisa de Concorrentes e Cosmos App.

Afinal, sabemos da importância de ter todas as informações no alcance da nossa mão, possibilitando que a gente consiga realizar o controle remotamente, ou durante uma viagem de negócios.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro como essas 5 Funcionalidades do ERP na Nuvem auxiliam o seu Supermercado a implementar o Home Office, sem dificuldade. 

Além disso, com um sistema desse tipo, você consegue ficar sempre atento as movimentações do seu supermercado, sabendo sempre o que está acontecendo em cada uma de suas lojas, sem precisar ir visitar elas para ter esses números.

E, se você quiser conhecer mais sobre como um ERP na Nuvem te auxilia no trabalho remoto, confira o e-book que fizemos sobre o assunto!