Neste episódio do Papo Persona. Wilson Souza fala sobre o cargo de Analista Contábil.

O Analista de Contabilidade é responsável pelo estudo de todo patrimônio de uma organização, ele orienta e executa atividades relativas a análises, classificações e conciliações contábeis e financeiras para gerar o processo de pagamento e recebimento da empresa.

Ele é responsável por realizar a conciliação dos movimentos contábeis. onde verifica se a classificação das contas contábeis estão corretas nos registros dos fatos contábeis, e realiza as manutenções necessárias quando verificado que o lançamento não esta em conformidade. Além disso ele prepara balanços e balancetes, elabora relatórios de contabilidade, administra o fluxo de documentos, atende auditoria interna e externa, prepara documentação e relatórios auxiliares garantindo a veracidade das informações e atendendo as solicitações de órgãos fiscalizadores e reguladores.

Para que este profissional tenha um bom desempenho é necessário que ele seja objetivo e possua raciocínio rápido, além de possuir conhecimento em planejamento e contabilidade financeira, análise de custos e balanços, ciências sociais e boa comunicação.

Assista ao vídeo. =D