papo-express

Neste Papo Express Larissa Ruana fala sobre o Projeto SPED-ECF ou Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital.

O SPED passou a vigorar através do decreto 6.022 de janeiro de 2007, ele trouxe um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes, trouxe integração de informações entre as três esferas de governo: municipal, estadual e federal, maior agilidade na transmissão dos dados e confiabilidade.
 
Um dos últimos projetos do sped e que tem gerado dúvidas nos contribuintes, por ser um dos mais complexos é o SPED ECF, ou, Escrituração Contábil Fiscal, ela surgiu em substituição a DIPJ, a partir do ano calendário 2014 e neste ano a entrega estava prevista inicialmente para junho e foi estendida para 29 de julho.

No sped ecf o contribuinte gera muito mais informações do que na antiga DIPJ, dentre as informações adicionais destacam- se o LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real) e o Livro de Apuração de Contribuição Social o (LACS) referente ao Lucro Real, também são geradas informações das empresas optantes pelo Lucro Presumido, das empresas Imunes e Isentas .
 
Vale lembrar que a ECF tem como base a ECD- Escrituração Contábil Digital, portanto se houverem informações inconsistentes no arquivo da ecd as informações da ecf não apareceram corretas, sendo necessário o ajuste por parte do contribuinte.

Outra questão importante é que a ECF 2016 vai importar os dados da ECF entregue em 2015 e se houver alguma informação incorreta na declaração deste ano, será necessário retificá-la, caso contrário, vai virar uma bola de neve para o futuro onde o empresário terá que retificar todas as ECF’S anteriores para conseguir entregar a ECF do ano corrente.
 
Com o cenário atual de desaceleração da economia do país e a sede pela arrecadação correta por parte do governo o contribuinte deve estar atento ao apresentar a declaração com valores omitidos, inexatos ou incorretos, pois acarretará na aplicação de multa de 3% sobre estes valores.

Evite problemas futuros e certifique-se das informações prestadas em seu ERP com seu contador e não deixe para a última hora.

Assista o vídeo:

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!