melhoriasBlog

Com o objetivo de alinhar melhor o custo previsto com acordos do pedido de compra com o custo comercial na entrada da mercadoria, foi realizada uma alteração na forma de cálculo da quantidade sugerida de bonificação.

Hoje o usuário informa no item a porcentagem de acordo em bonificação que será gerado:

01-b

Com esta porcentagem informada, o sistema gera a quantidade de bonificação usando a fórmula abaixo:

Fórmula antiga

Para alinharmos melhor a previsão de custo com acordos com o custo comercial na entrada da mercadoria com pedido conjugado esta fórmula deverá mudar. A nova fórmula será:

Fórmula Nova

Com este novo cálculo a quantidade sugerida de bonificação, caso sela seja seguida na criação do pedido, irá gerar na entrada das notas um custo melhor alinhado ao custo previsto no pedido. Veja abaixo exemplo de pedido de compra conjugado. Nele podemos ver o custo previsto com acordos de R$ 2,70.

Para melhor entendimento da necessidade da mudança neste cálculo simulamos abaixo um exemplo de pedido conjugado com um pedido bonificado do tipo altera custo para que na entrada da mercadoria vejamos qual custo comercial é gerado.

03b

Ou seja, no exemplo acima, para que a quantidade bonificada seja coerente com o custo com acordo de 10% bonificado informado no pedido, o fornecedor deve enviar 111 caixas.

OBS: Acima foi usado o tipo de pedido bonificado “altera custo” como um exemplo para que possamos visualizar o impacto da entrada da bonificação no custo, mas o usuário só poderá usar este tipo de pedido se realmente tem a intenção de baixar o custo médio da ficha estoque. Caso não seja este o caso o usuário deve criar o pedido bonificado do tipo normal.

Com esta mudança muda também a aba de totalização. Ao invés de demonstrar a bonificação em valores, será totalizado em quantidades:

totalizacao b

Para conhecer mais sobre o pedido conjugado, clique aqui.

Disponível a partir da versão r148.03