Otimizar o espaço físico do nosso supermercado é algo importantíssimo. Afinal, assim como em outros setores do varejo, o de supermercados está cada dia mais competitivo. Sendo assim, é correto afirmar que, até o menor dos detalhes, influencia uma compra.
E esses detalhes podem ser percebidos no relacionamento com o cliente, no atendimento, nas ofertas e também, na forma como o seu espaço é organizado. Afinal, ser eficiente, otimizar processos e buscar diferenciais viraram tarefas obrigatórias para quem quer sobreviver no mundo globalizado.
E é por isso que, pensando em auxiliar você, supermercadista, a otimizar o espaço físico do seu supermercado, criamos este artigo. Nele, trouxemos 4 Dicas que irão te auxiliar com esse desafio. Confira!

4 Dicas para Otimizar o Espaço Físico do seu Supermercado

Como falamos acima, atualmente, os menores detalhes acabam por influenciar uma compra. E, neste sentido, adotar estratégias que visem melhorar a experiência do consumidor dentro de suas lojas, é uma das coisas que você, supermercadista, deve fazer. Afinal, essa é uma maneira de aumentar suas vendas.
E, para te ajudar a otimizar o espaço físico do seu supermercado, as dicas que trouxemos, são

  • Pratique o posicionamento estratégico em sua gôndola;
  • Considere utilizar o Método PEPS, ou, FIFO;
  • Crie ações de Cross Merchandising;
  • Utilize a tecnologia de maneira estratégica em sua loja;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas dicas para otimizar o espaço físico do seu supermercado!

Pratique o posicionamento estratégico em sua gôndola

Quando o assunto é organização dentro de um supermercado, muito se fala sobre a distribuição dos produtos dentro das gôndolas. Porém, a verdade é que essa organização começa um passo antes, na definição do sortimento de produtos que sua loja vai oferecer e no layout que você utilizará.

Uma gestão de mix significa escolher quais produtos serão disponibilizados na loja e a quantidade de cada um deles. Apesar dessa decisão parecer fácil, são vários os critérios que devem ser levados em conta, sempre com o foco no público-alvo. No livro “Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia”, Juracy Parente elenca os seguintes pontos que vão nortear essa escolha:

  1. Amplitude: refere-se ao número de categorias, subcategorias e segmentos de produtos que a loja comercializa
  2. Profundidade: diz respeito ao número de marcas e itens de cada categoria
  3. Preço e Qualidade: relacionado aos segmentos de consumidores para os quais o negócio está direcionado.
  4. Marcas Próprias e Políticas de Marcas: desenvolver produtos a serem vendidos com exclusividade.
  5. Importância ou Papel da Categoria: depende do posicionamento estratégico do varejista.

Considere utilizar o Método PEPS, ou, FIFO

O Método PEPS, ou FIFO, seguem a lógica que, o item que entra primeiro, também é o que sairá primeiro. Ou seja, as mercadorias adquiridas em primeiro lugar devem terprioridade nas gôndolas, enquanto as compras mais recentes ficam no estoque, evitando a perda de produtos.
Utilizando essa metodologia para a circulação ou movimentação de produtos, a avaliação do valor dos estoques fica sempre atualizado em relação aos valores da última entrada.
O FIFO permite ter um estoque reduzido, diminuindo os custos, gerando reposições constantes de mercadorias e sem a necessidade de se possuir uma alta quantidade de volume em estoque.

Crie ações de Cross Merchandising

Dentre as estratégias de gôndola mais utilizadas, vale destacar o cross merchandising. Basicamente, é uma tática focada na exposição cruzada de produtos buscando explorar a complementaridade entre os itens, estimulando a compra por impulso.
Ao cruzar dois produtos que se complementam, você desperta o desejo de compra do consumidor, que provavelmente não teria esse insight se os dois itens estivessem em locais separados.
Por exemplo, ao colocar pacotes de queijo ralado próximos ao macarrão, o consumidor fica tentado a comprar os dois itens, pois essa combinação costuma ser agradável ao público.
Porém, se o queijo ralado não estivesse posicionado naquele local estratégico, possivelmente ele seria esquecido pelos clientes.
Além de trazer um melhor resultado nas vendas, o cross merchandising permite um aproveitamento diferenciado do espaço do supermercado. É importante, porém, estabelecer métricas e avaliar constantemente se essas estratégias estão surtindo resultados.

Utilize a tecnologia de maneira estratégica em sua loja

Já vimos como a otimização do espaço físico é fundamental na estratégia de qualquer supermercado. Com as táticas apresentadas aqui, é possível melhorar a rentabilidade do ambiente que você tem à disposição.
Porém, algumas lacunas ainda precisam ser preenchidas. A princípio, as decisões de organização de layout, prateleiras e produtos será tomada de forma intuitiva, baseada apenas na experiência do gestor.
Além disso, o único dado para mensurar a eficácia das estratégias é o fluxo no caixa, que pode trazer métricas distorcidas da realidade. É nesse contexto que a tecnologia pode fazer toda a diferença. Por exemplo, é possível tentar adivinhar quais são os setores menos visitados da loja para tentar otimizar esses espaços. Mas ter na palma da mão um painel com o mapa de calor do supermercado, especificando exatamente quais são as áreas com maior e menor volume de visitantes é bem mais assertivo, não é?
Afinal, se a otimização de espaços físicos em seu supermercado deve levar em conta a experiência de compra do cliente, nada melhor que saber exatamente qual é a jornada que ele percorre dentro do supermercado, certo?
Além de levantar dados que anteriormente eram desconhecidos, a tecnologia também faz grande diferença na gestão dos seus produtos e ambientes, tornando a sua loja, um ambiente agradável e que seus clientes gostem de frequentar seu estabelecimento.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer mais sobre a otimização do espaço físico em supermercados? É sempre importante também ver como a tecnologia te auxilia no desafio que é manter o seu consumidor engajado com a sua marca, não é mesmo?
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