A Gestão no Varejo é um tema que está sempre em alta. Desde tratar da gestão de ativos, até a de fornecedores e tecnologia, ela é algo que faz parte do dia a dia do varejista. Por isso, é essencial que a gente conheça alguns pilares dela para estarmos sempre atentos.

Uma vez que a gestão impacta diretamente a rentabilidade do seu negócio, se faz cada vez mais necessário ter conhecimento de algumas maneiras de melhorar ela. Por isso nós criamos esse artigo.

Nele, te mostramos 3 Pilares de Gestão para o Varejo e também explicamos os impactos deles, em sua operação. Confira!

3 Pilares de Gestão para o Varejo!

A Gestão de Pessoas!

A Gestão de pessoas é a área da sua empresa responsável por administrar seus colaboradores. Seu objetivo é o de valorizar seu capital humano, ou seja, aumentar a satisfação dos seus colaboradores. 

E quanto mais satisfeito estiver o seu colaborador, melhor ele trabalha. Afinal, se um funcionário não está feliz e não dá 100% da sua força de trabalho no dia a dia, seus consumidores percebem isso na maneira como é atendido.

Outro benefício da Gestão de Pessoas para o varejo, é o de trabalhar com a capacitação, o desenvolvimento e o envolvimento das pessoas com a empresa. 

Dessa forma, podemos dizer que a sua área de Recursos Humanos, é a responsável por selecionar os melhores colaboradores para a sua empresa. Além disso, ela te auxilia a manter eles engajados e melhorando continuamente, sendo esse um dos pilares de gestão para o varejo.

Para conhecer mais sobre a Gestão de Pessoas no varejo, assista o Podcast que fizemos sobre o assunto, com Amanda Souza, da Great Place to Work!

Conhecer o seu Shopper!

Outro dos pilares de gestão para o varejo, é o de conhecer o seu shopper! E isso envolve um conceito difundido há alguns anos por Fátima Merlin, a Shoppercracia.

Mas o que seria a Shoppercracia? Segundo sua criadora, por definição, ela coloca o Consumidor final e o Shopper no centro de todas as decisões de fornecedores e varejistas.

Ou seja, quando falamos em gestão de negócio, modelos de lojas, escolha do portfólio de produtos e até preços e promoções, tudo é elaborado considerando o que se sabe do comportamento do consumidor final e do shopper.

Isso nos leva até o Gerenciamento por Categorias, algo ainda não muito utilizado pelos supermercadistas no Brasil. Ela é uma metodologia utilizada para mapear e definir categorias de produtos e tratá-las de maneira estratégica. 

Podemos definir ela como um processo de parceria entre o varejo e o fornecedor para definir as categorias de produtos em cada ponto de venda conforme a necessidade do público daquela loja.

O seu objetivo é o de aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao shopper. Por isso, é um trabalho que precisa envolver não só uma pessoa, mas toda a empresa. 

Dessa forma, é necessário entender muito bem quem é o cliente e o que ele precisa, além de se executar ações focadas em otimizar a área de vendas da loja, de forma a aumentar a rentabilidade dos produtos. Por isso que conhecer o seu shopper, é um dos pilares de gestão para o varejo!

Para conhecer mais sobre a Importância de Conhecer o seu Shopper, assista o Podcast que fizemos sobre o assunto com Ana Carolina Francheschi, da Connect Shopper!

O Uso dos Dados no Varejo!

O último dos pilares de gestão para o varejo que apresentamos nesse material, é o do uso dos dados no varejo! Afinal, a tecnologia está presente em todos os momentos de nossa vida. Com o nosso celular sempre por perto e com funções que vão além da comunicação, a quantidade de dados que ele gera para as empresas é gigantesca.

Logo, temos que utilizar o que está disponível e condiz com o nosso orçamento, sempre se diferenciando dos concorrentes. E é nesse momento que entra a gestão dos dados captados pelo varejo!

Por isso, é difícil implementar isso em sua operação. São poucas empresas que conseguem tomar suas principais decisões com base em dados. Uma maneira de facilitar essa implementação, é a de criar uma cultura do uso dos dados em seu negócio. Isso pode trazer um diferencial competitivo incrível para você! 

E, para entender melhor como você consegue implementar uma cultura de uso dos dados em suas lojas, confira o artigo que André Faria fez para o Portal da Newtrade aqui

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer esses 3 Pilares de Gestão para o Varejo? É importante notar que essas informações visam melhorar o controle que você possui do seu negócio, aumentando seus resultados.

Por isso trouxemos elas no nosso blog. Afinal, é importante que você conheça as melhores práticas de gestão para o varejo e adapte elas a sua realidade. Uma vez que, de nada adianta querer implementar o uso dos dados em seu negócio, por exemplo, sem treinar seus colaboradores e garantir a sua felicidade no trabalho. 

Por isso, é importante que você alinhe seus investimentos com o momento do seu negócio. Isso permitirá que você melhore cada vez mais a experiência de compra do seu consumidor, que perceberá ao realizar suas compras, como a sua loja evoluiu.