Aqui na bluesoft, trabalhamos com a filosofia de aprendizado constante. Todos os bluesofters estão sempre estudando, ao mesmo tempo que ensinam uns aos outros, através de palestras, workshops, e publicação de artigos.

Aproveitamos essa filosofia de compartilhamento de conhecimento para criar muitos dos conteúdos sobre Varejo, aqui do blog e também dos nossos outros canais (Vídeos, Podcasts, Artigos e Site).

O mundo do varejo está em constante evolução, por isso, ninguém pode se dar ao luxo de ficar parado. O desenvolvimento profissional é a chave para descobrir novas técnicas e tecnologias, acompanhar as tendências e compreender como ser mais eficiente no mercado de trabalho.

Neste cenário, a leitura, de bons livros e materiais, precisa ter um espaço na agenda de todo empreendedor. Pensando nisso, fizemos uma lista dos 10 livros que todo Varejista precisa ler. Confira.

10 livros que todo Varejista precisa ler

The Good Jobs Strategy

Escrito pela Professora do MIT, Zeynep Ton, este livro explica com exemplos de grande Varejistas (Costco e Trader Joe’s) como bons salários, treinamento cruzado, mais pessoas e sortimento reduzido de produtos, podem ajudar os varejistas a energizar e motivar seus funcionários.

Ela oferece uma nova perspectiva, mostrando como o investimento em sua equipe pode reduzir custos e aumentar os lucros da empresa. A leitura é recomendada para donos, tomadores de decisão, conselheiros, executivos e gerentes de loja.

Arroz, Feijão e Varejo

Caio Camargo é o autor desse livro, que procura ajudar o leitor a ter uma loja mais atrativa, bem exposta e vendedora. A Obra traz ideias e ferramentas para quem trabalha no setor Varejista.

Editado como um manual e com linguagem simples, o livro foi escrito com capítulos independentes, dando a possibilidade de uma leitura contínua ou de forma aleatória. É recomendado para jovens profissionais, investidores, empreendedores e varejistas experientes.

A Loja de Tudo

Com o prêmio de ‘melhor livro de negócios de 2013’ pelo Financial Times/Goldman Sachs, o livro ‘A Loja de Tudo’ faz um misto entre a “vida” da gigante do comércio on-line – Amazon e de seu fundador Jeff Bezos.

O Autor, Brad Stone, buscou por documentos e depoimentos para dar mais autoridade a história que fala sobre a Vida de Bezos, conquistas pessoais, seu perfil de empreendedor e escolhas profissionais para criar e gerenciar suas empresas. Entre elas, a Amazon Web Services (AWS), gigante de cloud computing e a Blue Origin, empresa astronáutica e de serviços de voo espacial.

Mulheres do Varejo

Lançado em 2020, o livro “Mulheres do Varejo“, traz o olhar, a estratégia e lições das carreiras de 50 mulheres que atuam em importantes companhias, nacionais e multinacionais.

O livro promove um debate importante sobre diversos temas como: diversidade, equidade, assédio, surpresas e as ciladas da vida, casamento, filhos, exigência de educação contínua, recompensas e promoções e os desafios diários do Varejo vividos pelas Autoras.

Faces do Varejo

Assim como o livro anterior, este possui vários autores. Em cada capitulo eles compartilham suas vivências como participantes ativos da história do varejo brasileiro.

Os capitulos trazem um retrato do histórico do varejo nacional tendo como visão os desafios, superações, sucessos e fracassos do dia a dia dos autores. Os relatos permitem um olhar sobre o que passava na cabeça destes profissionais ao criar, expandir ou estruturar os seus negócios.

Clientividade

A Clientividade é um conceito que visa trazer o cliente para o centro da empresa. O objetivo é entendê-lo verdadeiramente, para só depois, entregar um produto ou serviço para ele.

Este livro procura explicar porque existe um enorme descompasso entre os desejos e expectativas dos clientes e como as empresas enxergam isso. O Livro dá dicas de como superar as expectavas dos consumidores e trazer ele mais para perto da empresa. O autor (Cesar Souza) defende a ideia de que devemos “respirar o cliente” no dia a dia da organização.

Shoppercracia

Livro escrito por Fátima Merlin e lançado em 2017, traz no título o conceito criado por ela – Shoppercracia. O termo apresenta o gerenciamento por categorias estruturado a partir do que o comprador (Shopper) está buscando.

Através de exemplos e da participação de executivos do varejo e da indústria, Fátima Merlin descreve um um passo-a-passo para executar um GC bem sucedido.

Bora varejo

Escrito por Alfredo Soares, especialista em e-commerce em 2020 (no meio da Pandemia), o Livro ‘Bora Varejo’, parte da premissa de que é preciso pensar de maneira diferente, buscar reinvenções diárias e procurar soluções para um mundo em que tudo é conectado, passageiro e inconstante.

Depois de conversar com alguns dos maiores empresários do Brasil em mais de 50 lives durante a quarentena, Soares resolveu compartilhar as estratégias discutidas neste livro.

Varejo – Questões Comerciais Volume 1

Lançado em 2021 o Livro ‘Varejo – Questões Comerciais Volume 1’ promete iniciar uma série de livros sobre o Varejo de Alimentos.

Neste primeiro volume, Rodrigo Montini aborda, de forma didática, conceitos-chave do ramo varejista como: Mix de Produtos, Curva ABD, Giro de Estoque, Precificação, Margem de Lucro, Promoção, Sell In, Sell Out e Acordos comerciais entre outras coisas.

A Alma, o Coração e o Cérebro do Varejo

O autor, Luiz Antonio Secco, reúne em seu livro ‘A alma, o coração e o cérebro do varejo’ ferramentas, estratégias e técnicas para os varejistas se destacarem no mercado.

Com mais de 40 anos de atuação no mercado, Secco compilou suas melhores publicações do LinkedIn neste livro de mais de 250 páginas. “A alma é a construção da marca. O coração é o relacionamento com o consumidor. E o cérebro é a gestão analítico-financeira. É preciso construir diferenciais a partir disso. O primordial para o sucesso no setor é saber responder à pergunta: por que alguém vai comprar na minha loja?”

E ai? Gostaram dessa lista com 10 livros que todo Varejista precisa ler? Já leu algum desses, ou conhece outros livros que podem ajudar os profissionais da área? Sabemos que existem muitos outros livros sobre o assunto, por isso deixe seu comentário!

Não esqueça de compartilhar esse material com outros varejistas. Assim, todos poderão conhecer boas dicas de leitura e aprender mais sobre o setor. Até a Próxima!