Importantíssimo para a gestão dos supermercados, controlar o Shelf Life dos alimentos é fundamental para diminuir suas perdas.

Por isso, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto e descobrir sobre a sua importância para o supermercadista. Confira mais sobre o shelf life dos alimentos abaixo!

O que é o Shelf Life de um produto?

Shelf life, ou vida útil, é o tempo que um alimento preparado permanece fresco, saudável. Ou seja, é o período que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis possuem antes de serem considerados inadequados para o consumo.

O shelf life de um produto começa a partir da sua data de fabricação e depende de diversos fatores. Podemos listar como os fatores intrínsecos, os ingredientes, os nutrientes e conservantes utilizados em seu processo de produção.

Já como os fatores extrínsecos, podemos citar as condições de higiene, armazenamento, e até mesmo o tipo de embalagem utilizada. Além disso, questões como a umidade, a contagem microbiana durante o processamento do alimento e a maneira como ele é distribuído também se encaixam nesse fator.

Como realizar o cálculo do Shelf Life de um produto?

Quando falamos de um produto industrializado, calcular o shelf life dele é muito simples, uma vez que por lei, eles possuem a data de validade nas embalagens.

Agora para realizar esse cálculo de produtos como FLVs, pães, bolos e doces produzidos em sua padaria, o cálculo é diferente. 

Por isso, existem algumas dicas que ajudam a determinar esse tempo de vida útil. Elas são:

  • Analisar os aspectos sensoriais;
  • Entender como foi a produção desses produtos;
  • Realizar testes de vida útil;
  • Monitorar o shelf life determinado.

Abaixo, vamos entender mais sobre essas dicas.

Analisar os aspectos sensoriais

Nesse ponto, consideramos aspectos como aroma, textura, sabor, aparência, características físicas e microbiológicas. Essa é uma etapa importantíssima da determinação do tempo de vida útil de um produto.

Entender como foi a produção desses produtos

Aqui, analisamos fatores como a matéria-prima utilizada em sua fabricação e as condições do ambiente de produção. Além disso, nesse ponto é preciso conhecer os sinais que seu produto dá quando está próximo do vencimento, evitando sua venda nessas condições.

Realizar testes de vida útil

Além de entender a produção dos produtos, é necessário realizar alguns testes para garantir que o shelf life determinado, é o correto. Por isso, listamos aqui o teste dos nutrientes, do pH desses alimentos e da sua flora de microorganismos naturais.

Monitorar o Shelf Life determinado

Após todos esses testes, é determinado um tempo de vida útil para esses alimentos. Mas isso não significa que você pode ficar tranquilo. É preciso realizar alguns monitoramentos periodicamente, de modo a garantir que os alimentos estão próprios para o consumo. 

E lembre-se, o shelf life desses produtos pode ser recalculado sempre que for necessário.

Qual a importância do Shelf Life para o consumidor

Importante para garantir a qualidade dos produtos, observar se o tempo de vida deles está ok é uma das preocupações do consumidor.

Além disso, os consumidores precisam seguir sempre as instruções de armazenamento que estão na embalagem. Elas garantem a qualidade do produto.

Por isso, vale sempre ficar atento à temperatura da sua despensa ou geladeira, isso evita que o produto estrague ou congele, permitindo um maior tempo de vida útil.

Alguns fatores que influenciam no Shelf Life dos produtos

Existem alguns fatores que garantem a extensão do tempo de vida dos produtos. Eles são:

  • Garantir o estoque correto dos produtos;
  • Manter a limpeza das gôndolas e prateleiras;
  • Manter o controle da temperatura da loja;
  • Investir nas melhores embalagens para o seu produto.

Abaixo, vamos entender mais sobre esses fatores!

Garantir o estoque correto dos produtos

De que adianta o produto vir com um shelf life alto, se a sua armazenagem não está correta? 

Alguns fatores que influenciam nesse ponto, é a falta de controle da temperatura do estoque, a falta de limpeza, o cadastro incorreto dos produtos e a falta de inventário. 

Por isso a gestão correta do estoque é importantíssima. Afinal, ele é responsável pelo abastecimento correto das gôndolas, evitando rupturas e gerando clientes satisfeitos.

Manter a limpeza das gôndolas e prateleiras

A higiene é importantíssima para evitar a proliferação de bactérias e outros microorganismos que influenciam no tempo de vida dos alimentos. 

Além disso, a higiene das gôndolas e prateleiras é essencial para o consumidor. Afinal, encontrar um alimento ou produto que você procura em um ambiente sem a devida higienização, além de ser desagradável, pode fazer com que ele desista de sua compra. 

Manter o controle da temperatura do ambiente

O controle da temperatura da loja e principalmente dos alimentos é exigido por lei, pela ANVISA, por meio da norma RDC 216/20024.

Afinal, essa resolução aborda o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, destacando que os produtos perecíveis, necessitam de condições especiais para a sua conservação, além do registro em documento ou planilha com a data, identificação do funcionário que realizou esse controle e a temperatura.

Manter o controle da temperatura é fundamental para não alterar o shelf life do produto.

Investir nas melhores embalagens para o seu produto

Esse é um ponto importantíssimo e que não deve ser negligenciado, afinal, de nada adianta investir nos melhores produtos e processos, se a sua embalagem não garantir que seu produto possa ser distribuído para todo o Brasil.

Atualmente, uma das embalagens que estão em alta, são as, a vácuo. Ela é ótima para aumentar o tempo de vida dos produtos, uma vez que retira todo o oxigênio da embalagem, um dos responsáveis pela rápida deterioração dos alimentos.

Como um Sistema de Gestão me auxilia a calcular o Shelf Life dos produtos

Como falamos acima, o shelf life de um produto começa a partir da sua data de fabricação. Ele depende de diversos fatores como: os ingredientes utilizados; seu processo de produção; condições de higiene; armazenamento; e até mesmo o tipo de embalagem utilizada.

Com o Bluesoft ERP, por exemplo, é possível realizar o mapeamento de todos os produtos de sua operação, otimizando o trabalho dos seus colaboradores. Além disso, o sistema possibilita monitorar a vida útil já no recebimento da mercadoria. 

Dessa forma, o setor de compras, ou profissionais da área de prevenção de perdas definem um tempo mínimo de validade para os produtos em seu recebimento. Isso evita, por exemplo, que um produto seja recebido na loja com menos de 30% do seu shelf-life total.

Dessa forma, o colaborador responsável pelo recebimento das mercadorias consegue barrar uma entrega, caso esteja com o shelf-life baixo. Isso evita o recebimento de produtos com um tempo de vida pequeno, diminuindo suas perdas antes de receber as mercadorias.

Conclusão

Agora que você sabe a importância do Shelf Life dos produtos, como realizar o seu cálculo e o que fazer para diminuir suas perdas, é hora de colocar a mão na massa! Reveja processos e tenha atenção nas dicas que demos. Outra coisa que com certeza irá te ajudar nesse processo e, consequentemente, aumentar seus lucros, é o nosso e-book “Prevenção de Perdas em Supermercados – 2019”. Baixe-o aqui e implemente as melhores práticas para diminuir seu prejuízo com esse assunto!

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