Uma das questões que tiram o sono do supermercadista, com certeza são as perdas. As suas causas são diversas, mas as mais comuns são as quebras operacionais, os furtos em supermercados, os erros de inventário, entre outros.

Por isso, visando auxiliar você, supermercadista, com os problemas de furtos internos e externos, criamos o texto a seguir. Confira!

A importância de prevenir os furtos em supermercados

Como já falamos antes, são consideradas Perdas no Varejo, toda e qualquer interferência negativa no resultado da empresa, gerando, por exemplo, a redução do lucro. Entretanto, existem diversas formas de perdas no varejo, e estamos focando nesse artigo, nos furtos internos e externos.

Segundo o último estudo realizado pela Abrappe, o índice de perdas no varejo, em geral, aumentou em 7%. Para ter ideia do impacto que esse número causa, a média de perda é de 2,05% do faturamento líquido. Os furtos em supermercados são responsáveis por 25% desse número, segundo o estudo da ABRAS. Isso destaca a importância de preveni-los em suas lojas, uma vez que vimos o impacto que eles possuem no seu lucro.

Antes de tudo, quais são os tipos mais comuns de furtos em supermercados?

Agora que nós já sabemos que o furto é a segunda maior causa de perdas em supermercados, vamos entender um pouco mais sobre os tipos mais comuns? Abaixo, temos algumas das ocorrências mais comuns. Elas são:

  • Furto de mercadorias dentro da loja;
  • Consumo dentro da loja;
  • Troca de código de barras;
  • Troca de embalagens;
  • Furtos de funcionários;

Abaixo, vamos falar mais sobre eles!

Furto de mercadorias dentro da loja

Esse é o tipo mais “famoso” de furto nos supermercados, que é o que a pessoa esconde o produto, seja embaixo das roupas, nas mochilas, nos bolsos e até nos carrinhos de bebês! Os produtos mais visados costumam ser os mais caros, como bebidas refinadas ou cortes de carnes nobres, por exemplo.

Consumo dentro da loja

Esse é o antigo caso do cliente que abre a embalagem de um produto pronto para o consumo e vai comendo enquanto realiza suas compras. Durante esse período, o cliente finaliza o alimento e deixa apenas a embalagem em alguma gôndola longe de sua origem, não pagando por ele. Um tipo de produto que sofre com isso, são os iogurtes, por exemplo.

Troca de embalagens/código de barras

Nesse caso, retira-se o código de maior preço e realiza a troca por um mais barato. Outro caso é o do produto com a embalagem sem lacre (creme dental, por exemplo), e o substitui por um de maior valor.

Furtos/desvios de Funcionários

Esse é o já famoso caso da picanha a preço de maminha para favorecer alguém de sua família ou círculo de amizade. Além disso, outro furto que pode ocorrer em seu supermercado, é o desvio de mercadorias direto do estoque.

Como evitar furtos em supermercados

Agora que nós já sabemos quais são os furtos mais comuns, vamos entender um pouco sobre algumas alternativas que nos ajudam a evitar o furto em supermercados? Confira!

  • Investir em um sistema de monitoramento;
  • Aumentar a fiscalização dentro de sua loja;
  • Implantar um sistema de alarmes nos produtos;
  • Acompanhar os pontos cegos de seu supermercado;
  • Estudar o clima organizacional;
  • Atitudes para auxiliar o combate aos furtos em supermercados;

Agora, vamos entender mais sobre esses pontos!

Investir em um sistema de monitoramento

Utilizar um sistema de monitoramento CFTV, por exemplo, é sempre muito útil para prevenir, inibir ou detectar a ação de quem irá furtar sua loja. Por isso, é importante que elas estejam bem localizadas, próximas aos produtos com maior incidência de furtos. 

Além disso, é crucial que a imagem de suas câmeras seja de alta qualidade, dessa forma, é possível utilizar elas como evidência. Outro ponto importante, é a sinalização de suas lojas. Acima de tudo, vale lembrar que os consumidores precisam estar cientes do sistema de monitoramento. 

Aumentar a fiscalização dentro de sua loja

Uma das maneiras de aumentar a fiscalização em sua loja, é investir no treinamento dos seus colaboradores. Isso cria um ambiente nada favorável ao furto, uma vez que os atendentes estão sempre de olho em ações suspeitas.

Implantar um sistema de alarmes nos produtos

Utilizar etiquetas com alarmes ou até mesmo os sistemas em porta que detectam produtos furtados é de grande ajuda para combater e inibir os furtos em supermercados, por exemplo. 

Acompanhar os pontos cegos de seu supermercado

Os famosos pontos cegos. Eles são comuns nas lojas e costumam localizar-se atrás de colunas, placas, gôndolas mais altas e outros objetos que atrapalham a fiscalização. Por isso, criar uma maneira de facilitar o monitoramento desses espaços é essencial para combater os furtos em supermercados.

Estudar o clima organizacional

As Pesquisas de Clima Organizacional são um instrumento de gestão utilizado para analisar o ambiente interno de trabalho. Através dela, é possível mapear e retratar quais são os aspectos mais críticos que afetam diretamente na motivação da equipe de funcionários da empresa, apurando as suas maiores qualidades, expectativas, deficiências e dificuldades.

Isso é uma maneira de descobrir se os furtos internos não são uma forma de punir o seu supermercado. Entretanto, uma boa maneira de driblar isso, é oferecendo um salário um pouco acima do praticado no mercado e com bons benefícios. Assim, os funcionários engajam-se mais e auxiliam no combate ao furto interno.

Atitudes para auxiliar o combate aos furtos em supermercados

Algumas atitudes são simples, mas auxiliam a inibir quem pensa em furtar algo de seu supermercado. Elas são:

  • Ser cordial sempre com seu cliente;
  • Tenha sempre a educação em primeiro lugar;
  • Esteja sempre disposto a ajudar;

São pequenas atitudes como essas, que mostram para seus clientes a atenção de sua equipe com toda a movimentação em sua loja, por exemplo. 

Além disso, é sempre importante evitar acusar pessoas em público sem provas, muito menos revistar alguém a força. Em suma, esse tipo de atitude só irá afastar sua clientela. Além disso, elas podem passar uma imagem ruim para seu estabelecimento nas redes sociais.

Conclusão

Agora que você sabe a importância de prevenir os furtos em supermercados, é hora de colocar a mão na massa! Reveja processos e tenha atenção nas dicas que demos. 

Outra coisa que com certeza irá te ajudar nesse processo e, consequentemente, aumentar seus lucros, é o nosso e-book “Prevenção de Perdas em Supermercados – 2019”. Baixe-o aqui e implemente as melhores práticas para diminuir seu prejuízo com esse assunto!

E lembre-se, grande parte dos furtos em supermercados podem ser evitados, o que representa mais recursos e lucro para o seu negócio!

logistica lean