Um dos primeiros passos para garantir a saúde financeira de seu supermercado, com certeza é evitar o Estoque Parado. Por isso que realizar a gestão do seu estoque de maneira eficiente é tão importante para o seu negócio. No entanto, para te ajudar com esse desafio, criamos este artigo. 

Entenda quais são os principais problemas que o estoque parado te traz e quais são as melhores práticas para realizar a gestão do seu estoque da melhor maneira, no texto abaixo!

O que é o Estoque Parado?

Possuir um estoque pequeno com giro e cobertura dentro do esperado, sem perder a competitividade deixando de atender clientes por possíveis faltas, é muito importante para a gestão de uma empresa.

Em alguns casos, mesmo realizando o controle de estoques, pode surgir na empresa um entrave chamado de estoque parado. Ele pode ser impulsionado pela estocagem como aposta em produtos novos não absorvidos pelo mercado, ou seja, que o cliente não tenha aprovado. 

O estoque parado é um grande problema para os supermercadistas e é causado por muitos motivos. Abaixo, listamos alguns que podem ocasioná-lo, veja:

  • Comprar mais do que o necessário;
  • Falta de controle nos itens que entram no estoque;
  • Cadastro genérico dos produtos;
  • Sobras desproporcionais pós períodos sazonais;
  • Produtos novos com baixa absorção pelo mercado;

Abaixo, vamos entender um pouco melhor sobre cada um deles!

Comprar mais do que o necessário

Um dos principais causadores do estoque parado é sem dúvidas a compra em excesso de mercadorias. Normalmente, quem toma essa decisão não baseia-se nos dados que um sistema de gestão passa, mas sim no seu feeling, o que, às vezes, pode ser um erro.

Por isso, para evitar que isso aconteça, é fundamental entender qual é a sua média de saída de produtos. Isso evita, por exemplo, gastos desnecessários com a compra em excesso ou com os custos de armazenamento.

Falta de controle dos itens que entram no estoque

A falta de controle do seu estoque é um grande problema. Além de causar o estoque parado, ela pode levar a rupturas em sua loja e estoque

No entanto, isso ocorre por causa da inconsistência gerada no sistema de controle, o que também pode fazer com que, você ache que tem poucos produtos em estoque e realize uma encomenda que seria desnecessária.

Cadastro genérico dos produtos

Cadastrar os produtos que entram em seu estoque de forma genérica ou com baixo detalhamento de sua descrição, dificulta sua busca e consulta dele em nosso estoque. Portanto, não temos como realizar o controle de forma assertiva, impossibilitando uma análise de dados apurada de determinado produto. Além disso, ele também não permite que o cálculo de que determinado produto irá acabar seja feito, aumentando nossas possíveis rupturas, seja no estoque ou nas gôndolas.

Sobras desproporcionais pós períodos sazonais

Seja por falta de exposição correta, por baixa adesão do consumidor ao período sazonal, por exemplo, esses são alguns motivos que podem causar o estoque parado em seu supermercado. 

Portanto, para tentar contornar esse problema, o ideal é investir na decoração de sua loja, em uma melhor exposição dos seus produtos e até mesmo em promoções, são algumas atitudes que te ajudam a “queimar” esses produtos.

Produtos novos com baixa absorção pelo mercado causam estoque parado

Investir em um produto novo e que ainda não está consolidado no mercado é um risco que você corre. Ele pode não ter muita saída e acabar gerando o estoque parado em sua loja pela baixa adesão dos clientes a ele. 

Portanto, ações como oferecer degustação, investir na melhor divulgação dentro de sua loja ou até mesmo em promoções podem te ajudar a contornar esse problema.

Principais problemas do estoque parado

Agora que nós sabemos o que é o estoque parado, vamos entender um pouco mais sobre os problemas que ele pode causar? 

Para te ajudar a entender melhor esses problemas, listamos alguns motivos abaixo, veja:

  • Menor capital de giro;  
  • Problemas com a validade e a desvalorização dos produtos;
  • Maiores gastos com armazenamento;
  • Possibilidade do produto ser danificado;
  • Menor valor para investimento.

Agora, vamos detalhar melhor eles para que você não tenha esses problemas em seu estabelecimento. 

Menor capital de giro

Uma das consequências do estoque parado, é a falta de capital de giro. Isso ocorre porque o dinheiro que você investiu, está todo parado em estoque. No entanto, o seu retorno só ocorre quando realiza-se a venda desses produtos.

Problemas com a validade e a desvalorização dos produtos;

Quanto mais o tempo vai passando, maior vai sendo a desvalorização dos seus produtos. Seja por estarem próximos ao vencimento ou por tornarem-se obsoletos, todo produto armazenado corre esse risco. 

Além disso, caso não sejam tomadas medidas para acelerar a vazão desses itens, você terá um grande valor perdido, uma vez que vencidos, eles perdem totalmente a capacidade de serem vendidos.

Maiores gastos com armazenamento

O alto volume de produtos em estoque é algo que aumenta os seus custos. Isso acontece porque você gasta com a estrutura de armazenamento, o funcionário para realizar a organização e manutenção do estoque e, caso o produto em estoque necessite de refrigeração ou algum outro cuidado especial, o custo para mantê-lo armazenado por mais tempo é maior.

Possibilidade do produto ser danificado

Apesar da logística ser projetada para minimizar cada vez mais os danos nos produtos armazenados, quanto maior seu tempo de armazenamento, maiores as possibilidades de avarias. Isso acontece por conta de alguns motivos, como por exemplo, seu manuseio durante o trajeto, as condições do galpão ou até mesmo da higiene do local. Acima de tudo, esses são os riscos que o estoque parado oferece para sua loja.

Menor valor para investimento

Se a mercadoria está em estoque, o valor que foi investido ainda não retornou para seu caixa. Isso pode acabar impossibilitando investimentos maiores para que seu estabelecimento acabe aproveitando algum produto que seja o “hype” do momento. Por isso a importância de não acumular produtos em estoque.

Melhores maneiras de evitar o estoque parado

Agora que nós já sabemos como o estoque parado ou estoque ocioso é prejudicial, vamos entender as melhores maneiras de evitar que isso aconteça? Abaixo, listamos algumas formas de te ajudar a diminuir a ociosidade em seu estoque. Elas são:

  • Cadastre corretamente seus produtos;
  • Realize o controle do seu estoque
  • Invista em um bom sistema de gestão;

Abaixo, vamos falar mais sobre elas!

Cadastre corretamente seus produtos

Se você possui todos os seus produtos cadastrados, fica muito mais fácil de realizar o controle deles, não acha?

Dessa forma, você possui todas as informações sobre o seu estoque. Desde a quantidade de produtos, informações sobre validade, até a média de saída, por exemplo. Isso te ajuda a realizar a compra e reposição do item no momento exato com o seu fornecedor.

Além disso, com os seus produtos cadastrados corretamente, fica mais fácil saber quando você precisa realizar liquidações, evitando assim, as tão temidas perdas no seu supermercado.

Para te ajudar a prevenir cada vez mais as perdas, baixe aqui o nosso e-book de Prevenção de Perdas em Supermercados – 2019 e entenda qual a importância desse departamento em seu supermercado.

Qual a importância do controle de estoque para os supermercados?

Além de todos os pontos apresentados e com o aumento dos concorrentes o que gera a baixa fidelidade dos clientes às marcas, torna-se extremamente importante realizar o controle eficiente do estoque de sua loja.

Acima de tudo, monitorar os principais indicadores, como as causas das perdas, o índice de ruptura das suas lojas, seu giro de estoque, o índice de shelf-life dos seus produtos, seu valor de entrada e de saída, entre outras coisas, são extremamente importantes para realizar o controle do seu estoque.

Portanto, isso evita que você tenha gastos desnecessários. Além disso, garante sempre que a sua loja tenha o produto que o seu cliente procura. 

Alguns benefícios que o controle de estoque nos dá, são:

  • Controle apurado da loja;
  • Entender quais são os produtos com maior e menor saída;
  • Possuir o controle dos itens a vencer, conseguindo realizar a venda deles antes da perda;
  • Definição da melhor data de compra com os fornecedores;
  • Entre outros benefícios.

Viu como é importante realizar o controle efetivo do seu estoque? Para te ajudar a facilitar cada vez mais essa tarefa, é importante contar com um bom sistema de gestão. Por isso, falamos sobre o tema abaixo, confira!

A importância do uso de um Sistema de Gestão para evitar o estoque parado 

Contar com um sistema de gestão (ERP) é importantíssimo para que você não sofra com o estoque parado!

O Bluesoft ERP, por exemplo, possui diversas funcionalidades que com certeza irão te ajudar muito a não sofrer com o estoque parado, com rupturas, com as perdas e muito mais!

Além de realizar a gestão do seu supermercado de ponta a ponta, um sistema, como o Bluesoft ERP possui funcionalidades que certamente farão a diferença no seu negócio. Essas funcionalidades são:

  • Controle do seu estoque máximo e mínimo;
  • Cálculo do Shelf-Life do lote do produto em seu recebimento;
  • Controle da ruptura de suas gôndolas, via App ou Coletor;
  • Dashboard de seus produtos separado por loja;
  • Sistema de prevenção de perdas, que te avisa conforme os produtos vão chegando próximos de seu vencimento se ele terá a saída necessária para não ter perda;
  • Acompanhamento em tempo real das suas vendas, estoques e rupturas;
  • Muito mais funcionalidades;

Viu como um Sistema de Gestão te ajuda a evitar o estoque parado? Por isso a importância de contar com um software ERP para realizar a gestão de suas lojas. Isso economiza o tempo dos seus colaboradores e te traz mais confiança, uma vez que você consegue realizar o acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece em seu supermercado!

Conclusão

Seguir as melhores práticas do mercado, e contar com um bom sistema de gestão para o seu supermercado é ideal para evitar o temido estoque parado.

Além disso, para te ajudar a melhorar cada vez mais a gestão do seu supermercado, separamos o nosso e-book com  12 Práticas Para Melhorar a Gestão da sua rede Varejista! Clique aqui para baixar e melhorar cada vez mais a sua loja.