Fazer a gestão do estoque é um dos principais desafios do varejista, principalmente o supermercadista. Por isso, é importante estar atento a diversas formas e modelos de administração de estoque. Uma delas é o VMI.

Preparado para descobrir o que é VMI e como ele pode ajudar a gestão de estoque da sua empresa? Então continue lendo!

Mas o que é VMI?

VMI é a sigla para Vendor Managed Inventory. Em português, há autores que se referem a esse modelo de gestão de estoque como Inventário gerido pelo fornecedor ou estoque administrado pelo fornecedor.

Nesse modelo, o fornecedor da mercadoria tem acesso direto a ferramenta de controle de estoque do varejista.

No acordo, o varejista dá ao fornecedor o acesso a monitorar vendas e estoque e a responsabilidade pelo ressuprimento das lojas. Desse modo, o fornecedor pode reduzir os níveis de estoque desde que mantenha o nível do serviço satisfatório.

Quais vantagens em adotar o Vendor Managed Inventory (VMI)?

Esse modelo extingue o trabalho do varejista de vigiar os níveis de estoque, como o estoque de segurança e o ponto de pedido. Nele, é o fornecedor que monitora e abastece o estoque do cliente no momento certo.

Inclusive, atualmente outros modelos de negócios se beneficiam desse modelo e não apenas o varejista.

Com acesso aos dados de previsão de demanda e os parâmetros de cobertura de estoque já definidos, fica fácil para o fornecedor atender o estoque do cliente.

Essa parceria entre varejistas e fornecedores ajuda a reduzir custos logísticos e de administração de estoque. Além disso, reduz o risco de ruptura de estoque e ainda atua na prevenção de perdas.

Nesse processo, o varejista não precisa mais emitir os pedidos de compra para os fornecedores.

Quais desvantagens em adotar o Vendor Managed Inventory (VMI)?

Como em qualquer tipo de relacionamento, o VMI só dará certo entre varejistas e  fornecedores se o sentimento for de parceria.

Entre as desvantagens que o Vendor Managed Inventory pode causar, podemos citar:

  • Pode ser complicado para o fornecedor assumir a responsabilidade da reposição do estoque dos clientes.
  • O VMI pode aumentar da dependência do varejista em relação ao fornecedor. Além disso, há redução do seu controle de estoque, assim como ele diminui seu poder de negociação com o fornecedor.

Conheça o que é Efficient Consumer Response (ECR)

Como funciona, de fato, o Vendor Managed Inventory ?

Muitos empresários têm dúvidas sobre o processo quando apresentados ao VMI. Será que terei que fornecer um usuário do meu sistema de gestão empresarial (ERP) para o fornecedor?

O VMI pode ser muito seguro e ainda manter a privacidade do negócio. Uma das formas de troca de informações, por exemplo, pode ser via EDI.

Outra forma para isso é o ERP ter uma funcionalidade específica para tratar do VMI. O Bluesoft ERP, por exemplo, permite a troca de dados entre varejistas e fornecedores para aqueles que usam Bis Company.

Conclusão

Alguns fatores vão determinar se esse modelo trará benefícios para a sua empresa ou não, como por exemplo, maturidade de gestão, modelo de negócios e qualidade do relacionamento entre varejistas e fornecedores.

Seja qual for a sua decisão, saiba que pode contar com o Bluesoft ERP para tirar o melhor do seu controle de estoque.