A busca por clientes e por melhorias nas vendas é algo constante em qualquer empresa. Isso vale também para os supermercados, que devem ajustar desde a forma como dispõem os produtos nas prateleiras, até a maneira com a qual se comunicam com o consumidor. Dessa forma, é que entra o marketing de varejo.

Quer descobrir o que é marketing de varejo e como aplicá-la em seu negócio? Então continue lendo.

O que é marketing de varejo?

Marketing de varejo é um conjunto de ações que são realizadas por um comércio varejista, que visam vender e divulgar os produtos da empresa. Por meio dele, são lançadas estratégias focadas no seu empreendimento e direcionadas especificamente para o público-alvo do seu supermercado. Para isso, é preciso fazer diversos estudos como, por exemplo, o comportamento de compra do consumidor.

Assim como acontece no marketing tradicional, ele também usa o chamado mix de marketing, no qual são analisados:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça (Local);
  • Promoção.

Ele pode ser aplicado em comércios de diversos setores e tamanhos de negócios.


Princípios do marketing de varejo

Produto, preço, praça e promoção são os pilares das estratégias de marketing, incluindo as voltadas para o setor varejista. A ideia é deixar esses quatro pilares em equilíbrio, para assim, obter bons resultados e retorno financeiro.

Produto

É o que você vende em seu supermercado. Desde produtos de bens de consumo como os alimentícios, FLVs, com e sem embalagem. Até um bem durável, como ventiladores, cafeteiras e sanduicheira ou não duráveis, como cosméticos, perfumaria e higiene.

O produto tem uma grande influência no marketing de varejo, pois qualquer ação que o tire do equilíbrio necessário, pode arruinar todo o trabalho. Todos conhecemos o grande problema que a ruptura representa para o supermercado chegando à 10% em agosto de 2018.

A falta de algo que o consumidor compra diariamente, por exemplo, pode afastar clientes. Se a pessoa vai comprar pão e não encontra, ela procura o concorrente e pode acabar gostando mais dele. Assim, você acaba de perder um cliente.

Além da quantidade de produtos oferecida, interferem também a variedade de marcas e até a disposição dele nas prateleiras.

Preço

Durante a elaboração da estratégia de marketing, o preço ajuda a definir diversas características da campanha. Através dele, o profissional irá direcionar e decidir:

  • Ações de marketing que serão usados;
  • Público-alvo;
  • Local no qual o produto será armazenado;
  • Como o item será vendido;
  • Qual a melhor forma de atingir o público-alvo, ou seja, as pessoas que procuraram por aquele item.

Os preços podem ser usados também para atrair clientes. Uma das formas é tendo um produto atrativa com um valor abaixo dos concorrentes, o que levará o consumidor até o estabelecimento. Isso é chamado de “produto âncora”.

Essa prática é comum em supermercados de diversos tamanhos. A promoção de um ou mais itens leva o consumidor até o estabelecimento comercial. E dentro dele, a pessoa acaba comprando outros itens.

Outras estratégias são: EDLP (Every Day Low Price) e a HiLo (High Low). Ambas explicadas no artigo Importância da precificação no varejo.

Praça (Lugar)

Se refere ao local ou canais no qual as ações de marketing ocorrem. Pode ser dentro da loja, na área externa ou online, por exemplo.

Quando a ação vai ser feita dentro do comércio varejista, é preciso ficar atento ao local no qual o produto será colocado e a disposição dele na vitrine. Além disso, será necessário se preocupar em oferecer uma boa experiência para o consumidor, desde a hora que ele entra no estabelecimento comercial, para procurar determinado item, até o momento de pagamento e de deixar o estabelecimento.

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A Praça ainda leva em consideração a logística da empresa. Tanto na logística interna, nas movimentações que acontecem dentro da empresa, seja no estoque, na expedição e nos CD, quanto externa e os canais de vendas como loja física, e-commerce, e o mix dos dois.

Promoção

Trata-se da escolha da melhor maneira de levar o item a ser anunciado até o cliente. Embora os tabloides sejam muito usados nos comércios varejistas, há diversas alternativas que devem ser consideradas.

Empresas maiores lançam campanha publicitária em mídias de massa como televisão ou rádios. Dependendo da região, há também as que apostam no outdoor.

Porém, hoje é importante considerar também a presença online. Divulgar nas redes sociais, através de e-mail marketing, por SMS e até mesmo whatsapp são formas muito eficazes e econômicas. Ideais para quem tem um orçamento pequeno para esse tipo de ação.

Além disso, com uma estratégia digital bem projetada, é possível direcionar a melhor propaganda para um grupo específico de consumidores.

Isso ajudará a aumentar o impacto da publicidade recebida. É como se o cliente abrisse sua mensagem e sentisse que a mensagem tinha sido redigida especialmente para ele.

A escolha da promoção que será feita depende de diversos fatores como:

  • Público-alvo;
  • Valor que pode ser gasto durante a realização da campanha de marketing;
  • Banco de dados dos clientes;
  • Margem de lucro sobre as vendas.

Diferença entre Marketing de varejo e Marketing tradicional

O marketing tradicional quer lançar mão de formas de satisfazer o público-alvo, com a ideia de atraí-lo para determinada finalidade. Sempre visa lucro e é baseado em pesquisa de mercado, análise de pós-venda, entre outros.

O marketing de varejo ter a mesma finalidade que o tradicional, porém, deve ser voltado para locais físicos, com uma grande diversidade de produtos e que poderá vender cada um deles em pequenas quantidades. A análise do processo de compra acaba sendo diferente.

Marketing de varejo e a experiência de compra

Experiência de compra é o que o consumidor levou consigo como resultado de todo o processo de compra. Desde o momento no qual ele pesquisou os preços, até a hora de encontrar o produto pretendido, de pagá-lo e, em alguns casos, de ser atendido no pós-venda. É a imagem que aquele processo de compra transmitiu para o consumidor.

Cada vez que o consumidor vai ao seu supermercado ele pode sair de lá com uma imagem boa ou ruim. Essa experiência de compra será determinante para que ele decida se vai voltar a comprar com você ou se irá direto ao seu concorrente.

Assim, se o seu comércio anunciou o papel higiênico em promoção em determinado dia, a pessoa chega lá, ainda pela manhã, e não encontra mais o produto disponível, ela poderá se sentir enganada. Afinal, chegou nas primeiras horas no estabelecimento e não encontrou o que foi prometido.

A estratégia de marketing, que era para atrair pessoas, acaba resultando em uma experiência negativa. Por isso, é preciso analisar bem antes de colocar uma campanha em ação para que ela não se volte contra você e acabe afastando as pessoas da sua loja varejista.

Conclusão

Viu como o marketing voltado para o setor varejista é importante? Antes de colocá-lo em prática em seu comércio, é preciso realizar uma boa análise, com profissionais especializados.

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