Varejistas de pequeno e médio porte possuem uma grande dificuldade para competir por clientes. Por isso, participar de uma Rede de Supermercados pode ser uma excelente opção para aumentar a força dessas empresas. Porém, como todo investimento, participar de uma Rede de Supermercados deve ser muito bem pensado.

Preparado para conhecer as vantagens e dificuldades de participar de uma Rede de Supermercados? Então continue lendo.

Mas o que é uma Rede de Supermercados?

Uma Rede de Supermercados é uma associação formada por várias empresas varejistas de pequeno e médio porte. Seu objetivo é ganhar força através da união das necessidades das empresas envolvidas, e assim, ter facilidade para negociar com fornecedores, melhorar a operação e aumentar os lucros.

Geralmente, uma rede é constituída juridicamente e é controlada por um presidente e seu conselho diretor, formado por representantes das empresas envolvidas.

Vantagens de participar de uma Rede de Supermercados

Existem várias vantagens de participar de uma Rede de Supermercados. Segundo a 18ª Pesquisa de Redes e Associações de Negócios da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), em 2017 os principais ganhos já obtidos pelos associados das redes foram:

  • Sobreviver à concorrência (59,3%);
  • Aumento das vendas (55,3%);
  • Melhoria do relacionamento com o fornecedor (52,6%);
  • Aumento da rentabilidade (47,9%);
  • Acesso a mais fornecedores (45,3%).

Agora, vamos entender melhor cada uma dessas vantagens:

Sobreviver à concorrência

Um varejo de pequeno ou médio porte sofre muito com a concorrência. Individualmente é muito difícil competir com supermercados, lojas de conveniência, mercados de proximidade com grandes bandeiras varejistas por trás, hipermercados e, principalmente, com o ganho de popularidade dos Atacarejos.

Dentro de uma rede de supermercados, o varejista ganha eficiência operacional e consegue oferecer preços menores ao consumidor. Por isso, se associar a uma rede é excelente para um pequeno varejista sobreviver à concorrência.

Aumento das vendas

O aumento das vendas é uma consequência natural ao ganhar eficiência operacional e conseguir oferecer preços melhores.

Além disso, quando o varejista adota a marca da rede de supermercados, ele consegue se beneficiar do Marketing, como por exemplo, distribuição de encartes, comerciais em TV, spots de rádio e muito mais.

Melhoria do relacionamento com o fornecedor

Pequenos e médios varejistas têm grande dificuldade para negociar com fornecedores por conta do volume baixo de seus pedidos. Por isso, ao concentrar o pedido de várias lojas e necessitar um grande volume de mercadorias, uma rede de supermercados ganha força nos acordos comerciais, em preços, prazos e condições de pagamento e entrega.

Além disso, é possível negociar com fornecedores de infraestrutura também e reduzir custos operacionais. Por exemplo, tecnologia, energia elétrica, telefonia, confecções (Uniformes, aventais etc), papelaria e muito mais.

A lógica é a mesma: atender pedidos ou prestar serviços para uma rede é mais vantajoso do que atender pequenas e médias empresas individualmente. Assim, o fornecedor fica mais disposto de oferecer descontos e condições especiais.

Porém, caso o parceiro ainda não esteja disposto a negociar, pode ser a hora de fazer uma nova seleção de fornecedores!

Aumento da rentabilidade

O aumento da rentabilidade está ligado diretamente a redução de custos que participar de uma rede de supermercados pode trazer.

Um dos principais impactos disso é redução de custos logísticos (formado por custos de Armazenagem, Estoque, Processamento de Pedidos e Transportes).

Isso, muitas das vezes envolve a criação de um Centro de Distribuição (CD) único para as mercadorias adquiridas. Assim, somente FVL (Frutas, Verduras e Legumes) iriam direto para as lojas. Para se ter ideia, de acordo com a pesquisa da ABRAS, 68,9% das redes entrevistadas contam com CD.

Além disso, redução de custos com Marketing e Atendimento ao Cliente, além de relacionamento mais forte com diversos fornecedores também impacta na rentabilidade.

Acesso a mais fornecedores

Uma grande dificuldade de pequenos e médios varejistas é ter um mix de produtos que atenda as expectativas dos clientes. Por conta do volume pequeno de pedidos, muitos fornecedores são praticamente inacessíveis a eles.

Desse modo, dentro de uma rede de supermercados o varejista consegue aumentar o sortimento dos produtos nas lojas. Isso, pois o alto volume dos pedidos da rede é um atrativo para os fornecedores.

Dificuldades de participar de uma Rede de Supermercados

Ainda de acordo com a 18ª Pesquisa de Redes e Associações de Negócios da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), em 2017 os principais problemas que as redes de supermercados enfrentam foram:

  • Negociações paralelas (66,2%);
  • Unificação / padronização do mix (63,6%);
  • Falta de cooperação e comprometimento (62,3%);
  • Questões culturais (62,3%);
  • Dificuldade de relacionamento com grandes fornecedores (53,2%);
  • Burocracias legais (36,4%);
  • Ruptura dos tabloides (35,1%);
  • Integração de processos de compras (29,9%);
  • Unificação / padronização das promoções (24,7%);
  • Outros (2,6%).

Muitas dessas dificuldades falam de unificação, padronização e controle. Por isso, a melhor forma de resolver grande parte delas é adotar uma gestão empresarial unificada.

Porém, muitas redes de supermercados negligenciam a gestão unificada e adoção de tecnologias para tal. É o que mostra a pesquisa da Abras quando aponta que apenas 39,5% das redes entrevistadas possuíam sistemas de automação comercial integrados com as lojas.

Redes de Supermercados e sistemas de gestão empresarial        

Nada melhor para unificar a administração de uma rede de supermercados do que um sistema de gestão empresarial. Um bom ERP consegue controlar e analisar diversas rotinas de uma empresa, por exemplo:

  • Administração de estoque;
  • Cadastro de produtos e classificações tributárias centralizados;
  • Previsão de demanda;
  • Acompanhamento de vendas e metas das lojas;
  • Distribuição de mercadorias e transferências entre lojas;
  • Gestão de acordos comerciais com fornecedores;
  • Rotinas financeiras, contábeis e fiscais;
  • Relatórios comparativos de análise de performance entre lojas;
  • E muito mais!

Um dos temores dos gestores de uma rede de supermercados é o aumento de custos que um sistema pode trazer. Principalmente quando se trata de um sistema on premise (aqueles em que o software é instalado em um servidor físico) ou mesmo os em nuvem, mas que cobram por licenças e por lojas cadastradas.

Assim, é preciso avaliar muito bem os sistemas disponíveis no mercado antes de tomar uma decisão.

Por isso, o Bluesoft ERP é o sistema ideal para o varejista e redes de supermercados que querem crescer de forma sustentável. Além de ser 100% na nuvem, o que oferece um maior custo-benefício e mobilidade, o Bluesoft ERP oferece aos clientes a elasticidade necessária para crescer. Na Bluesoft a infraestrutura cresce com o provisionamento automático de mais servidores em nuvem, sem que o empresário precise se preocupar com nada.

Conclusão

Espero que você tenha conseguido enxergar as vantagens e dificuldades que podem surgir ao participar de uma rede de supermercados e tenha base para tomar uma decisão.

O varejo é um dos segmentos de mercado mais competitivos, portanto, não negligencie formas de melhorar eficiência e lucratividade.