Até os mais experientes profissionais de compras pode sentir dificuldades em um entreposto comercial. Afinal, esse canal de distribuição de mercadorias tem características ímpares e a possibilidade de aumentar a margem de lucro do negócio significativamente.

Preparado para aprender o que é entreposto comercial e dicas para realizar compras assertivas? Então continue lendo:

Afinal, o que é entreposto comercial?

Um entreposto comercial é um estabelecimento de grandes proporções ou um complexo de boxes que concentra vários fornecedores em um só lugar.

Geralmente, um entreposto concentra fornecedores de uma determinada mercadoria ou categoria de produtos. Por exemplo, entreposto de látex, férreo, flores, pesqueiro, de grãos, FLV (Frutas, Legumes e Verduras), etc.

Características da compra em um entreposto comercial

Em um entreposto comercial, as a negociação e compra são em tempo real no “box” do fornecedor. Isso requer muito jogo de cintura, confiança, dados atualizados e um bom processo de compras.

Uma vantagem para o comprador é conseguir comparar preços e condições de diversos fornecedores em uma mesma visita ao local.

Em um entreposto, a mercadoria está disponível para análise e até prova. Por isso, ir a um entreposto comercial aumenta as chances do pedido estar de acordo com o que a empresa espera.

Dicas de compras em um entreposto comercial

Há algumas dicas para ter sucesso em compras feitas em entreposto comercial. Vamos destacar cinco:

  • Tenha uma boa Gestão de Compras;
  • Tenha todos os dados na palma da mão;
  • Atenção redobrada aos FLV da época;
  • Saiba negociar com os fornecedores;
  • Preocupe-se com o que vai vestir.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas:

Tenha uma boa Gestão de Compras

Uma boa Gestão de Compras é fundamental em qualquer situação, principalmente para empresas varejistas. Agora, isso é ainda mais importante quando se trata de compras em um entreposto comercial.

Comprar mercadorias é uma atividade extremamente estratégica para varejistas. Por isso, conte com profissionais experientes e um bom processo de compras.

Aumente seus conhecimentos sobre o assunto com nosso e-book gratuito “Raio X do Setor de Compras“.  

Tenha todos os dados na palma da mão

Por conta do imediatismo das transações em um entreposto, é importante que o comprador tenha os dados da empresa em tempo real para consulta. Isso, sobre estoque, negociações anteriores com determinado fornecedor, giro médio e muito mais.

Somente assim será possível tomar a melhor decisão e garantir a operação do negócio, seja varejista ou atacadista/distribuidor.

Para garantir essa assertividade, o ideal é contar com um sistema de gestão empresarial que seja em nuvem e de preferência conte com versões mobile / aplicativos ou mesmo que seja responsivo, ou seja, que possa ser acessado por dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Atenção redobrada aos FLV da época

Antes de ir ao entreposto é importante saber de antemão as frutas, legumes e verduras que estão na época. Assim, você consegue estimar o volume de produtos que o fornecedor tem em estoque e em quais ele conseguirá dar descontos.

Inclusive, alguns entrepostos, fornecem dados sobre sazonalidades e variação de preços de frutas e legumes ou com preço para o comprador contar com produtos com qualidade e preço menor.

Veja dicas valiosas sobre como fazer gestão de estoque de produtos perecíveis!

Saiba negociar com os fornecedores

Uma coisa é negociar com um fornecedor por telefone ou e-mail, outra coisa é quando isso acontece cara a cara. Por isso, os dois passos anteriores são tão importantes.

Quando se tem um processo de compras sólido e facilidade para consultar os dados da empresa, é possível negociar muito melhor com os fornecedores no entreposto.  

Qualquer dificuldade você já sabe: é hora de fazer uma nova seleção de fornecedores. O que é muito mais simples em um entreposto comercial, basta, literalmente, consultar o box ao lado.

Preocupe-se com o que vai vestir

Lembre-se que em um entreposto você está representando uma empresa. Porém há diversos fatores que você precisa levar em conta.

Primeiro: é importante levar em conta o ambiente do entreposto, dinâmico, com alta movimentação de cargas e mercadorias que podem deixar resíduos.

Segundo: É comum que a ida a um entreposto tome de 4 h até um dia inteiro de trabalho. Portanto, é importante usar sapatos e roupas confortáveis.  

Dica extra: conte com um sistema de gestão empresarial que entenda suas necessidades!

O Bluesoft ERP foi desenvolvido pensando nas necessidades de varejistas e atacadistas/distribuidores. Por isso, dentro do nosso módulo de compra e vendas há funcionalidades específicas para as rotinas em entrepostos comerciais. Por exemplo: Pedidos de entreposto e Separação para compra no entreposto.

Nosso sistema é um excelente ERP para hortifrutigranjeiros pois entende os desafios únicos que esses varejistas enfrentam. E o processo de compras em entrepostos comerciais é um deles!

O Bluesoft ERP é 100% em nuvem e totalmente responsivo em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Desse modo, é possível consultar em tempo real diversas informações importantes para a assertividade do setor de compras.

Conclusão

Ficou claro o que é entreposto comercial e as vantagens que ele pode trazer para a margem de lucro? Qualquer dúvida, não hesite em comentar!

Tenho certeza que seguindo as nossas dicas você vai fazer ótimos negócios.