A administração de uma empresa é composta por diversos números, métricas, índices e KPIs. São tantas possibilidades de análise e resultados possíveis que os gestores podem facilmente se perder. Por isso, hoje gostaria de reforçar a importância que calcular o Lucro Operacional pode trazer para a gestão.

Preparado para descobrir o que é lucro operacional e como calculá-lo? Então acompanhe.

Afinal, o que é lucro operacional?

O decreto-lei nº 1.598, de 26 de dezembro de 1977 e o decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999, trazem os principais conceitos sobre lucro operacional. Vamos destacar a legislação mais recente e que em muitas vezes traz citações diretas da anterior.

Segundo o decreto nº 3.000, o conceito de Lucro Operacional é:

“Art. 277 Será classificado como lucro operacional o resultado das atividades, principais ou acessórias, que constituam objeto da pessoa jurídica (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 11).

Parágrafo único a escrituração do contribuinte, cujas atividades compreendam a venda de bens ou serviços, deve discriminar o lucro bruto, as despesas operacionais e os demais resultados operacionais (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 11, § 1º).”

Em outras palavras, o lucro operacional corresponde ao lucro que vem exclusivamente da operação da empresa, descontando despesas operacionais, comerciais ou administrativas. Assim, a receita que possa vir de rendimento de investimentos, dividendos e outras fontes fora da atividade-fim do negócio não deve ser contabilizado nele.

Aprenda mais sobre indicadores-chave de performance. Baixe o e-book: KPIs que todo Supermercadista precisa acompanhar (Parte 1)

Qual a importância do Lucro Operacional para as empresas

O Lucro Operacional é interessante, pois permite avaliar a capacidade de geração de caixa da empresa. Por isso, ele é um dos primeiros números que possíveis investidores ou instituições que fornecem crédito empresarial pedem.

Inclusive, o ele é um dos componentes do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).

O que levar em conta para chegar no Lucro Operacional?

Ainda de acordo com o decreto nº 3.000, a composição do lucro operacional deve levar em conta:

“Art. 373 Os juros, o desconto, o lucro na operação de reporte e os rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa, ganhos pelo contribuinte, serão incluídos no lucro operacional e, quando derivados de operações ou títulos com vencimento posterior ao encerramento do período de apuração, poderão ser rateados pelos períodos a que competirem”

“Art. 375 Na determinação do lucro operacional deverão ser incluídas, de acordo com o regime de competência, as contrapartidas das variações monetárias, em função da taxa de câmbio ou de índices ou coeficientes aplicáveis, por disposição legal ou contratual, dos direitos de crédito do contribuinte, assim como os ganhos cambiais e monetários realizados no pagamento de obrigações.”

“Art. 377 Na determinação do lucro operacional poderão ser deduzidas as contrapartidas de variações monetárias de obrigações e perdas cambiais e monetárias na realização de créditos, observado o disposto no parágrafo único do art. 375.”

Como calcular o lucro operacional?

Uma das principais fórmulas para encontrar o Lucro Operacional é:

Lucro operacional = Lucro Bruto – Despesas Operacionais + Receitas Operacionais

Mas como separar o que é exclusivo da operação da empresa? O que parece simples pode se complicar quando os gestores não concordam no que deve entrar na lista de atividades operacionais.

Então o valor do lucro operacional e do EBIT e EBITDA é igual?

Há sim diferença entre o EBIT / EBITDA e o Lucro Operacional de um negócio. Isso, pois o cálculo do Lucro Operacional pode levar em conta juros das vendas realizadas e o EBIT é o Lucro antes de juros e impostos. Desse modo, mesmo quando uma despesa financeira é classificada como operacional ela não compõe o EBIT / EBITDA, mas compõe o Lucro Operacional.

Outro ponto importante é que Lucro Operacional pode incluir as despesas financeiras nas despesas operacionais. Além disso, há as despesas com depreciação e amortização de bens.

Portanto, o EBIT e EBITDA são medidas de lucro operacional sim, porém insuficientes para representar esse número em sua totalidade.

Uma das vantagens do EBIT e do EBITDA em relação ao Lucro Operacional é que eles são cálculos conhecidos internacionalmente. Pode ocorrer da empresa precise divulgar valores para interessados em diversos países e, em tese, EBIT e EBITDA são indicadores financeiros globalizados.

Lucro Operacional e o Bluesoft ERP

O Bluesoft ERP é a ferramenta ideal para controlar os fatores que compõem o cálculo do lucro operacional.

Inclusive, é possível acompanhar o Lucro Operacional em diversos lugares do sistema, por exemplo, no Dashboard de EBIT/EBITDA e no de DRE.

Aprenda mais sobre indicadores-chave de performance. Baixe o e-book: KPIs que todo Supermercadista precisa acompanhar (Parte 2)

Conclusão

Espero que o conhecimento sobre o que é Lucro Operacional ajude na administração do seu negócio. São números como esse que farão sua empresa chegar mais perto de um crescimento sustentável.

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.

Dúvidas ou sugestões? Comente abaixo!