Quando a Administração Financeira é negligenciada, não importa o quanto se venda ou fature, a empresa sempre estará com as contas no vermelho.

Quer conhecer o que é administração financeira e como elevar o nível dos controles financeiros da sua empresa? Então acompanhe!

Mas o que é administração financeira?

Administrar corresponde a planejar, dirigir e controlar pessoas e processos para atingir os objetivos da empresa. Assim, podemos afirmar que a administração financeira tem como objetivo definir, organizar, coordenar e controlar os processos financeiros de um negócio.

Podemos dizer que administração financeira precisa evoluir junto com a empresa, por isso, como conteúdo complementar, recomendamos o capitulo #24 do resumocast sobre Administração 3.0.

Isso é importante para garantir que o negócio não só dê lucro, mas também cresça de forma sustentável.

Quando se pratica a administração financeira é possível conhecer a situação econômica da empresa e ter base para tomar decisões.

Agora, quando a administração financeira é realizada de forma incorreta, todas as áreas da empresa sofrem com falta de recursos para desempenhar suas atividades. Isso pode culminar com o negócio rodando com custos maiores que seu lucro, o que em pouco tempo pode levar à falência. 

Possui dúvidas sobre o que é gestão financeira? Então leia este artigo.

As áreas funcionais da Administração

Antes de avançarmos sobre a administração financeira é preciso entender que ela é uma área que compõe a Administração de um negócio. As áreas funcionais da administração se dedicam aos processos para alcançar os objetivos estratégicos traçados pela empresa.

Desse modo, a administração financeira é uma das áreas funcionais da Administração de um negócio.

Vale destacar que, dependendo do modelo de negócios de uma empresa, pode ser interessante dividir mais as áreas funcionais da administração. As áreas funcionais básicas são:

Vendas e Marketing: atua nas relações da empresa com o mercado. Isso engloba, por exemplo, estudos sobre o produto, distribuição, precificação, promoção, etc.

Produção (também conhecido como Operações): corresponde aos processos operacionais da atividade-fim da empresa. Isso engloba, por exemplo, atividades como planejamento de materiais e equipamentos, aquisições, fabricação, controle de qualidade, manutenções e muito mais.

Planejamento e Controle da Produção (PCP): o que é e para o que serve?

Recursos humanos: atua nas relações da empresa com seus colaboradores. Isso engloba atividades como, por exemplo, cálculo de necessidade pessoal, processos de recrutamento, pagamento de folha salarial, gestão de benefícios e muito mais!

Finanças e contabilidade: administra os recursos financeiros e as contas da empresa. Essa é a área funcional da administração financeira na qual vamos nos aprofundar a seguir.

Precisa de um reforço no Planejamento Tributário da sua empresa? Então baixe este ebook exclusivo!

Processos da Administração Financeira

Para conhecer as atividades e processos da Administração Financeira vamos usar de base o livro “Sistemas de Informações Gerenciais: Estratégicas – Táticas – Operacionais”. Esta obra foi escrita por Djalma de Pinho Rebouças Oliveira, professor da USP com mais de 20 livros publicados.

A administração financeira é dividida em cinco atividades que possuem processos específicos:

    • Planejamento de recursos financeiros;
    • Captação de recursos financeiros;
    • Gestão dos recursos disponíveis;
    • Seguros;
  • Contábil.

Cada atividade desta é composta por diversos processos. Vamos conhecê-los:

Planejamento de recursos financeiros

    • Orçamentos.
    • Programação das necessidades de recursos financeiros.
    • Projeções financeiras.
  • Análise do mercado de capitais.  

Captação de recursos financeiros

    • Títulos.
    • Empréstimos e financiamentos – negociações e contratação de recursos.
  • Administração de contratos de empréstimos e financiamentos – prestação de contas aos órgãos financiadores, amortização, correção e encargos financeiros dos contratos.

Gestão dos recursos disponíveis

    • Pagamentos – Ações realizadas pelo Contas a pagar: fundo fixo de caixa, controle de vencimentos, borderôs e reajustes de preços.
    • Recebimentos – Ações realizadas pelo Contas a receber: controle de recebimentos e registros.
    • Operações bancárias – abertura e encerramento de contas, transferências e conciliações.
  • Acompanhamento do orçamento financeiro.

Seguros

    • Análise do mercado securitário;
    • Contratação de apólices;
    • Administração de apólices;
  • Liquidação de sinistros.

Contábil

    • Contabilidade de custos – apropriação, rateios e relatórios de custos.
  • Contabilidade geral – demonstrações financeiras, relatórios contábeis, controle de correntista, contabilidade de contratos de empréstimos e financiamentos.

Ferramentas da Administração Financeira

A Administração Financeira possui uma série de ferramentas para controlar e analisar a situação financeira do negócio.

Vamos conhecer as principais, mas vale dizer que as empresas devem escolher adotar as ferramentas que façam sentido de acordo com seu porte e modelo de negócios. Confie no seu Gestor Financeiro.

Conheça mais sobre ferramentas e processos que são fundamentais para a qualidade da sua Administração Financeira a seguir:

Planejamento Financeiro – É o ato de organizar as finanças ao se estudar a situação atual, traçar objetivos e ações para alcançar eles.

Planejamento Tributário – Conjunto de sistemas legais com o objetivo de reduzir os impostos que a empresa deve pagar.

Demonstrativo de resultados do exercício (DRE)Relatório que oferece uma junção econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.

Balanço patrimonialDemonstrativo contábil que reflete a situação econômica financeira da empresa, onde os pontos fortes e fracos são evidenciados. Com ele é possível acompanhar a situação dos ativos e passivos da empresa, assim como seu patrimônio líquido.

Auditoria interna – Avaliação interna dos controles internos da empresa, avaliando a qualidade e a segurança deles. Assim, verifica-se o cumprimento de regulamentos, normas e políticas internas.

Conciliação BancáriaConfronta todas as movimentações de entrada e saída da empresa com o extrato de suas contas bancárias, garantindo a realidade dos lançamentos.

Dica extra: sistema de gestão empresarial

Como vimos, a administração financeira é bastante abrangente. Ela pauta todas as atividades que envolvem os recursos de uma empresa e por isso pode ser complicado administrar isso manualmente ou através de planilhas.

Um sistema de gestão empresarial é uma ferramenta muito útil para a Administração Financeira. Isso, pois automatiza, realiza e gera relatórios sobre diversos processos, o que garante assertividade e uma maior produtividade para a empresa.

O Bluesoft ERP, por exemplo, conta com robustos módulos financeiro, contábil e fiscal. Além disso, é um sistema 100% na nuvem o que permite mais segurança, menos custos e possibilidade de trabalhar de qualquer lugar.

Conclusão

Agora que você sabe o que é a administração financeira e os processos que a compõem, está na hora de avaliar o seu negócio.

Cada processo da administração financeira possui várias etapas para garantir sua qualidade e abrangência. Assim, os gestores têm dados suficientes para acompanhar os resultados do negócio e tomar decisões assertivas.

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.