Encantar o shopper é uma das formas de atrair sua atenção, para o supermercado e para a marca/produto em questão. Nada dentro das atividades de trade marketing e merchandising tem tanta capacidade para encantar o comprador do que a Exibitécnica.

Quer saber o que é Exibitécnica e o que o seu varejo ganha ao adotá-la? Então continue lendo!

Afinal, o que é Exibitécnica?

A Exibitécnica é um dos carros-chefe do Visual Merchandising. Ela consiste em uma série de técnicas de exibição de produtos no ponto de venda, principalmente na disposição criativa deles para chamar a atenção do comprador.

Essa exposição de mercadorias pode ser através de esculturas, mosaicos (alternando produtos de cores diferentes), montagens e muito mais.

Além de tornar o ponto de venda mais alegre, a exibitécnica pode trazer muitas vendas, principalmente em sazonalidades, pois ajuda a dar o clima das comemorações.

Geralmente, quem monta as peças de exibitécnicas no PDV é o promotor de vendas dentro da estratégia de Trade Marketing traçada. Porém, não é raro que funcionários do ponto de venda também criem peças. Isso, principalmente em datas comemorativas ou mesmo para decorar sessões menos sensíveis a marcas, como, por exemplo, hortifruti e Padaria.

Qual impacto a exibitécnica pode trazer

A exibitécnica traz várias vantagens para varejistas, fornecedores e shoppers. Vejamos:

Para o Varejista

  • Valoriza áreas da loja;
  • Torna o ambiente do ponto de venda mais alegre e dinâmico;
  • Gera vendas e aumenta a lucratividade;

Para o fornecedor

  • Aumenta o giro dos produtos;
  • Impacta o branding;
  • Projeta destaque para seus produtos (em comparação com a concorrência);

Para o shopper

  • Torna o ato de fazer compras mais leve e alegre;
  • Oferece insights e destaca mercadorias;
  • Facilita a compra, pois coloca mercadorias relacionadas juntas (ilhas de sazonalidades) ou apenas por oferecer um ponto-extra para um produto;

Dicas para montar uma Exibitécnica de sucesso

Existem diversos fatores que podem determinar se uma exibitécnica vai ter sucesso ou não. Podemos destacar:

  • Tema;
  • Localização;
  • Preparação;
  • Organização (antes e depois da montagem);
  • Não esqueça as boas práticas do merchandising!
  • Inovação.

Tema

Escolha muito bem o tema e o conceito que a sua exibitécnica terá! Fique atento as datas especiais e as qualidades do produto que se deseja destacar.

Localização

A localização é um dos temas mais negociados entre fornecedores e varejista, principalmente no quesito zona quente e zona fria de loja. É importante criar um bom relacionamento com os agentes envolvidos e que todos tenham o mesmo objetivo: aumentar as vendas de determinado produto ou marca.

Outro cuidado que é preciso ter é sobre a altura que a exibitécnica vai ter. É importante que ela não atrapalhe a visão do shopper ou mesmo “esconda” sessões do supermercado.

Preparação

Depois de ter a exibitécnica planejada é preciso se preparar para sua execução. Há diversos fatores que podem afetar o desempenho dessa etapa, por exemplo:

  • Quantas pessoas serão necessárias para montar o planejado?
  • Qual o momento mais tranquilo da loja para que a exibitécnica possa ser montada?
  • E muitos outros fatores!

Organização (antes e depois da montagem)

É muito importante que o processo da exibitécnica seja o mais organizado possível. Assim, preste atenção se promotores de vendas e colaboradores não está atrapalhando a circulação dos shoppers com carrinhos, caixas, ferramentas, etc.

Outro ponto importante é prevenir acidentes antes e depois da montagem da exibitécnica. Tenha especial atenção às crianças que circulam no PDV.

Além disso, quando organizar produtos em pilhas, não deixe os de cima muito certinhos. O motivo para isso é que o shopper pode se sentir intimidado em pegar um produto ou mesmo julgar que o material usado na construção é somente para decoração.

Não esqueça as boas práticas do merchandising!

Um dos erros de colaboradores do varejo ou promotores de vendas é se esquecer das boas práticas do merchandising. Uma exibitécnica de sucesso deve levar em conta, principalmente, tais fatores:

Preço – Não adianta montar a melhor exibitécnica e não informar o preço dos produtos em destaque. O shopper busca comodidade e se ele precisar procurar o preço de uma mercadoria, talvez opte por uma outra melhor sinalizada.

Ponto de Pega – Lembre-se dos níveis de prateleira que o shopper é mais confortável em olhar e pegar um produto. Demos essas e outras dicas sobre o assunto no artigo sobre exposição de produtos em lojas.

Facing – Esta prática é aplicada quando o os produtos são organizados na frente das prateleiras e com o rótulo voltado para o público.  

Limpeza – Assim como o facing contribui para a formação de opinião do shopper sobre um produto, é preciso expor produtos limpos e em bom estado.

Inovação

Como dissemos, um dos diferenciais da exibitécnica é a possibilidade de dispor os produtos de uma forma criativa. Porém, ainda há muitos fornecedores que evitam inovar na hora de definir os projetos de exibitécnicas que serão aplicados nos PDVs parceiros.

Para se ter ideia, o projeto de expor ovos de Páscoa em formato de videira (pendurados nos corredores próximo as cabeças dos shoppers) surgiu com uma parceria entre a Lacta e as lojas Americanas… nos anos 80!

Lembre-se, seja um projeto do fornecedor ou do varejista, o objetivo da exibitécnica é encantar o shopper.

Conclusão

Agora que você sabe o que é exibitécnica e as vantagens que isso pode trazer ao seu varejo, está na hora de analisar seu PDV.

Será que seu ponto de venda é atrativo o suficiente? Que experiências o shopper está tendo?

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