Se você é leitor do Blog da Bluesoft já deve ter lido eu ou um dos outros autores dizendo que Estoque é custo, não é mesmo? Isso vai fazer mais sentido agora que vamos falar sobre o CMV, ou Custo das Mercadorias Vendidas.

Preparado para descobrir o que é CMV, Custo das Mercadorias Vendidas, e por que calcular esse número é importante? Então acompanhe:

Afinal, o que é Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)?

O Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) é um interessante indicador financeiro. Ele calcula o custo das mercadorias vendidas levando em conta não apenas o que foi efetivamente pago por elas, mas também os estoques.

Em outras palavras, conhecer o CMV permite ao empresário saber quanto investiu de fato para concretizar aquela venda. É interessante ver o estoque relacionado nessa conta pois o estoque, que hoje pode estar ocioso, foi um investimento realizado com o objetivo de aumentar as vendas e gerar lucro para o negócio.

Podemos afirmar que o CMV incluí pós-venda, pois depois de uma transação pode haver devoluções ou mesmo outras saídas do estoque, como por exemplo, quando há cross-selling ou up-selling.

Qual a importância do CMV?

O CMV é muito importante pois permite diversas leituras sobre a operação do negócio, principalmente para as empresas varejistas. Inclusive, podemos encontrar o CMV no cálculo de diversos indicadores chaves de desempenho.

Vale reforçar que nos relatórios contábeis de uma empresa, o CMV aparece na DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) e apresenta o resultado em cima de todos os itens comercializados.

Como calcular o CMV?

Existem algumas formas de calcular o CMV de um negócio, porém neste artigo vamos nos concentrar em duas fórmulas, uma que leva em conta operações com devoluções de compras e de vendas e outra que não.

Outro ponto importante para calcular o CMV é que é preciso delimitar um período para extrair suas variáveis e realizar o cálculo.

Agora, vamos às fórmulas:

Fórmula simples para calcular o CMV:

CMV = EI + C – EF

Onde:

  • EI – Estoque Inicial.
  • C – Compras.
  • EF – Estoque Final.

O mais comum é usar os valores em moeda das variáveis envolvidas, porém é possível também calcular em quantidade de mercadorias. Outra variável para ambos os casos é se o CMV vai calcular o custo de uma mercadoria específica ou de todas as mercadorias comercializadas.

Fórmula para calcular o CMV que leva em conta devoluções

Caso a empresa opere com devoluções de mercadorias, seja o cliente devolvendo para a loja ou a loja devolvendo para o fornecedor, a fórmula adotada deve ser outra:

CMV = EI + C + DC – DV – EF

Onde:

  • EI – Estoque Inicial.
  • C – Compras.
  • DC – Devolução de Compras, ou seja, mercadorias devolvidas pelos clientes à loja.
  • DV – Devolução de Vendas, ou seja, mercadorias devolvidas pela loja ao fornecedor.
  • EF – Estoque Final.

Assim como no caso anterior, é possível encontrar essa fórmula aplicada com quantidade de mercadorias, porém o mais comum é chegar em valores em moeda. Do mesmo modo, é possível apreciar este cálculo baseado em uma determinada mercadoria ou em todas as mercadorias trabalhadas pela empresa.

Como o Bluesoft ERP pode ajudar a conhecer o CMV do seu negócio?

O Bluesoft ERP conhece as rotinas e os desafios das empresas varejistas e atacadistas/distribuidoras. Por isso, ele conta com diversos relatórios e dashboards para você ter a melhor visualização possível das informações do negócio.

Confira como o Bluesoft ERP pode te ajudar a conhecer o CMV:

Relatório e Dashboards CMV, Estoque e Venda – Este relatório possibilita o usuário a visualizar o valor do CMV das vendas diárias de suas lojas, e saber quais itens estão com o CMV zerado, isso quer dizer, produtos que estão com estoque zerado no sistema, porém, com quantidade física na loja.

Relatório de Apuração de Inventário – Com ele, é possível conhecer o CMV realizado. Este indicador aponta o custo da mercadoria vendida no período +/- quebra do produto.

Por exemplo: suponha que você tenha vendido um produto com o custo total de R$100,00 e no inventário este produto tenha tido uma quebra de R$50,00. Com isto, o valor do CMV realizado será R$150,00, pois a quebra fará parte do seu custo.

Além disso, o Bluesoft ERP possui um módulo financeiro robusto que além de fornecer a DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício). O sistema ainda permite visualizações de dados em dashboards especiais, como por exemplo, Ebit e Ebitda, onde é possível ver como o Custo das mercadorias vendidas influência nesses cálculo.

Conclusão

O CMV pode ajudar bastante a operação de empresas varejistas, atacadistas e distribuidoras. Porém, como já dissemos, o primeiro passo para escolher quais KPIs acompanhar no seu negócio é analisar o quão estratégico é aquele número. Caso ele não traga insights, não acompanhe!

Outro ponto que pode dificultar a análise do CMV é sua versatilidade. Por isso, conte com ferramentas estratégicas que vão, não só informar o CMV, como te ajudar a tomar as melhores decisões. Descubra o que o Bluesoft ERP pode fazer pelo seu negócio.

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