Existem diversos indicadores financeiros que os empresários precisam acompanhar. Um dos mais requisitados por acionistas e sócios é o EBITDA, também conhecido como LAJIDA.

Quer descobrir o que é o EBITDA ou LAJIDA, seus usos e como calcular este KPI? Então continue lendo.

Afinal, o que é EBITDA?

A EBITDA é um dos indicadores financeiros mais acompanhados por empresas e investidores. EBITDA é a sigla em inglês para Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou em português Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e AmortizaçãoPor isso, no Brasil este indicador financeiro também é conhecido como LAJIDA.

Para descobrir o EBITDA é preciso primeiro fazer a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

Qual a finalidade do LAJIDA?

O EBITDA é muito importante para entender a capacidade que uma empresa possui de gerar caixa a partir de sua atividade-fim. Essa informação é de suma importância para investidores, acionistas, sócios e até mesmo bancos ao avaliar os riscos de conceder empréstimos empresariais.

Além disso, o EBITDA é levado em conta no processo de Alavancagem Financeira, sendo usado para calcular o Grau de Alavancagem Financeira (GAF).

O LAJIDA também pode ser crucial para empresas que acabaram de ser fundadas, mas desprenderam grandes valores para isso.

Por exemplo, os custos de criar uma fábrica ou um Centro de Distribuição são muito altos: de local, maquinário até funcionários. Por isso, olhar apenas o caixa da empresa pode dar um falso entendimento que o negócio vai mal. Isso, pois o capital necessário para começar a operação foi muito alto.

Escândalos envolvendo EBITDA / LAJIDA

Nos Estados Unidos, o EBITDA é adotado nas análises financeiras de empresas desde a década de 70. Porém, nos 90 e 2000 houve uma série de escândalos envolvendo este indicador.

O caso mais famoso foi no começo dos anos 2000 com o grupo de telecomunicações WorldCom. Essa empresa transferia quantias para melhorar seu desempenho em termos de EBITDA. O resultado disso foi que a WorldCom contabilizou seu fluxo de caixa erroneamente durante cerca de dois anos, superestimando suas receitas em bilhões de dólares. Quando o esquema foi descoberto derrubou os mercados de ações de todo o mundo.

Conheça mais sobre esse caso com matérias em jornais e revistas da época:

https://veja.abril.com.br/economia/ebitda-essa-moda-pode-acabar/

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2706200210.htm

Como calcular o EBITDA / LAJIDA

Por conta desses problemas há regras claras para os cálculos e divulgação dos resultados do EBITDA / LAJIDA no Brasil.

Em outubro de 2012, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou a Instrução no 527/12 que dispõe sobre a divulgação voluntária e formas de calcular a LAJIDA (EBITDA) e o LAJIR (EBIT). Para calcular o EBITDA, a instrução diz:

“LAJIDA – resultado líquido do período, acrescido dos tributos sobre o lucro, das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras e das depreciações, amortizações e exaustões;”

Vale ressaltar que não devem fazer parte desse cálculo nenhum valor que não esteja na DRE. Outro ponto importante é que os resultados desse indicador podem (e devem) passar por uma auditoria externa.

Além da Instrução CVM nº 527/12, leia também a Nota Explicativa e o Relatório da Audiência Pública nº 13/10 sobre o assunto.

Além do EBITDA / LAJIDA em si, é interessante também calcular a margem EBITDA / LAJIDA. Para isso, é simples:

Margem EBITDA = EBITDA / Receita Líquida Operacional X 100

Conheça a diferença entre Lucro Bruto x Lucro Líquido!

Conhecendo a margem EBITDA / LAJIDA é possível entender a capacidade da empresa em gerar lucro com suas atividades-fim.

Qual a diferença entre EBIT e EBITDA?

Você já deve ter ouvido falar em EBIT também, não é mesmo?

Só para resumir a diferença entre estes dois indicadores chave de desempenho:

EBIT (ou LAJIR) é a sigla para Earning Before Interest and Taxes ou em português Lucro antes dos Juros e Tributos.

Em outras palavras, enquanto o EBIT calcula apenas o lucro antes de juros e tributos, o EBITDA leva em conta ainda Depreciação e Amortização.

Como facilitar o processo de cálculo do EBITDA / LAJIDA

Para ajudar sua operação a conhecer a EBITDA, conte com bons profissionais contábeis e boas ferramentas de gestão empresarial. Esse passo é importante para garantir confiabilidade dos dados e assertividade na execução das atividades.

O Bluesoft ERP, por exemplo, possui um Dashboard exclusivo para o cálculo da LAJIDA (EBITDA) e do LAJIR (EBIT). Nele, é possível obter o LAJIDA e a Margem EBITDA por ano, mês, regional ou loja.

Ainda no Dashboard é possível acompanhar as variáveis usadas nos cálculos ou de interesse, como receita bruta operacional, lucro operacional e muito mais!

Conclusão

Espero que você tenha entendido a importância que calcular o EBITDA / LAJIDA pode trazer para o seu negócio.

Saiba que pode contar com o Bluesoft ERP para calcular e interpretar não só o LAJIDA, como diversos indicadores de desempenho financeiros.

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.