Existem diversos indicadores chave de desempenho (KPI) que uma empresa pode medir. Porém, é preciso compreender não só como calculá-lo, mas também que tipo de insights este número pode trazer. Hoje vamos falar de um interessante indicador financeiro, o EBIT, também conhecido como LAJIR.

Quer aprender o que é EBIT? Então acompanhe:

Afinal, o que é EBIT?

O EBIT é a sigla para Earning Before Interest and Taxes ou em português Lucro antes dos Juros e Tributos. Em Tributos, temos no caso, o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

No Brasil, este indicador, também conhecido como LAJIR, é apresentado na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

O EBIT apresenta o lucro que a empresa obteve exclusivamente relacionado à sua atividade-fim. Isso, sem incluir receitas ou despesas financeiras, dividendos ou juros sobre o capital próprio, resultados de equivalência patrimonial ou qualquer outro resultado não operacional.

Vale ressaltar que há diferença entre o EBIT e o Lucro Operacional de um negócio. Isso, pois o cálculo do Lucro Operacional pode levar em conta juros das vendas realizadas e como já vimos, o EBIT é o Lucro antes de juros e impostos. Além disso, há as despesas com depreciação e amortização de bens.

O EBIT é muito importante para entender a real capacidade de gerar caixa de uma empresa. Por isso, o EBIT é levado no processo de Alavancagem Financeira, sendo usado para calcular o Grau de Alavancagem Financeira (GAF).

 

Quais as regras para calcular o LAJIR?

Para regular como o EBIT deve ser calculado, em outubro de 2012, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou a Instrução no 527/12 que dispõe sobre a divulgação voluntária e formas de calcular o LAJIR (EBIT) e a LAJIDA (EBITDA).

Para calcular o EBIT, a instrução diz:

“LAJIR – resultado líquido do período, acrescido dos tributos sobre o lucro e das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras.”

Além do EBIT é interessante também calcular a Margem EBIT. Este indicador mostra em porcentagem a receita líquida vinda de sua operação. Para calcular a Margem EBIT é simples:

Margem EBIT = EBIT / Receita Líquida Operacional X 100

Qual a diferença entre EBIT e EBITDA?

Já o EBITDA (também conhecido como LAJIDA) é Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou em português Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Calcular o EBITDA é muito parecido com o EBIT. A diferença é que no EBITDA é preciso somar a despesas com Depreciação e Amortização ao cálculo.

Como interpretar o EBIT?

Analisar somente o EBIT pode dar uma falsa impressão da saúde financeira e boa gestão da empresa. Por isso, o ideal é acompanhar uma série de indicadores, principalmente se tratando dos indicadores financeiros.

Para ajudar sua operação a conhecer a EBIT é importante contar com bons profissionais contábeis e boas ferramentas de gestão empresarial. O Bluesoft ERP, por exemplo, possui um Dashboard Exclusivo para o cálculo do EBIT (LAJIR) e também do EBITDA (LAJIDA).

Conclusão

Agora que você entende como funciona o cálculo e a interpretação do EBIT ou LAJIR, que tal se aprofundar ainda mais em indicadores chave de desempenho?

Há uma série de KPIs que podem ser cruciais para os resultados da sua empresa. Não negligencie sua gestão!