As empresas costumam ter várias dúvidas se adotar um cartão corporativo será positivo ou não para sua operação. Tudo depende do uso que os cartões corporativos terão, modelo de gestão do negócio e como estes custos serão controlados.

Agora, se sua empresa já opera com cartões corporativos, será que está usando essa ferramenta da melhor forma possível?

Quer conhecer as vantagens e desvantagens dos cartão corporativo para um negócio? Então continue lendo!

Afinal, o que é um Cartão Corporativo?

Um cartão corporativo é uma espécie de cartão a disposição de certos funcionários para realizar gastos em nome da empresa. Similar a um cartão de crédito de uso pessoal no uso, porém neste caso a fatura do cartão corporativo costuma ser pago diretamente pela empresa. Os cartões corporativos podem ter limite pré-estabelecido ou até mesmo sem limites.

Leasing, Consórcio ou Financiamento?

O uso de Cartões Corporativos tem ganho adeptos em empresas dos mais diversos segmentos e portes. Porém, o que pode trazer ganho operacional para o departamento de Contas a Pagar, também pode representar um risco às contas da empresa!

Antes de conhecer as vantagens e desvantagens dos cartões corporativos, vamos ver os tipos de cartões existentes no mercado.

Cartão Corporativo ou Cartão Empresarial?

Dentro dos tipos de cartões voltados para as empresas há dois nomes que se destacam: os Cartões Corporativos e os Cartões Empresariais.

O que difere estes cartões é o faturamento mensal da empresa. Sendo os cartões empresariais voltados para empresas que faturam menos e os cartões corporativos para as que faturam mais. Inclusive, é comum que os cartões corporativos possuam mais benefícios, como por exemplo, seguros, ausência de anuidade, serviços personalizados e etc.

Vale destacar que existem diversas opções de fornecedores de cartões corporativos e empresariais no mercado. Portanto, pesquise bem!

Confira a seguir as vantagens e desvantagens dos cartões corporativos.

Cartão corporativo: vantagens

Há diversas vantagens de usar Cartões Corporativos, como por exemplo:

  • custear despesas de viagens a trabalho de funcionários (como passagens, estadias e alimentação);
  • pagar por reuniões com parceiros estratégicos em forma de almoço ou jantar de negócios;
  • reposição de itens para o escritório;
  • e muito mais!

Além disso, o uso de um Cartão Corporativo ajuda o setor financeiro a rastrear gastos. Pois ao analisar as faturas é possível identificar padrões nos gastos e das pessoas envolvidas.

Outra vantagem é a segurança. Isso, pois ao comprar um produto para a empresa com um cartão corporativo o funcionário não precisa circular com grandes quantidades de dinheiro.

Custos Fixos e Variáveis: Como Fazer Cortes?

Atualmente, as empresas precisam fazer muitas de suas compras online, o que exige um cartão de crédito válido. Isso, desde para uma compra específica, quanto para serviços de assinatura que requerem pagamentos regulares. Compras online são ideais para usar um cartão corporativo.

Para usar um cartão corporativo há duas opções para pagar uma compra: debitar ou creditar. Em outras palavras, pagar a compra integralmente ou parcelar. Isso pode trazer inúmeras vantagens, uma vez que este tipo de cartão costuma ter uma taxa de juros menor que os cartões de uso pessoal.

Outro ponto forte dos cartões corporativos é que eles estão sujeitos as vantagens dos cartões de crédito de uso pessoal, como por exemplo, programas de milhagem. Estas vantagens podem ser convertidas em redução de custos para a empresa.

Cartão corporativo: desvantagens

Uma das principais desvantagens de adotar cartões corporativos é devido ao mau uso dos envolvidos. Infelizmente, não é raro que sócios, diretores e até familiares utilizem cartões corporativos para compras pessoais. Isso não só prejudica as contas da empresa como fere a ética do departamento de contas a pagar.

Vale reforçar que as faturas dos cartões corporativos podem ser pagos pela empresa ou pelo funcionário. Portanto, as regras de uso dos cartões corporativos devem estar claras desde o começo, com a “penalidade” do colaborar ter que arcar com aquela dívida, seja pagando a fatura ou tendo a compra descontada de seu salário.

Quem deve usar os cartões corporativos?

Uma das principais dúvidas que as empresas possuem é quais colaboradores devem ganhar um cartão corporativo.

Não existe regra, mas podemos destacar os profissionais que mais pedem reembolsos como sócios e executivos. Além disso, profissionais que fazem viagens a trabalho e reuniões, como por exemplo, vendedores e profissionais que executem serviços em clientes também podem ter sua rotina facilitada com cartões corporativos.

Como controlar os gastos dos cartões corporativos?

É preciso ter controle rigoroso das faturas dos cartões corporativos. Este controle vai além de quitar as faturas em dia, passando também pela análise dos gastos. Afinal, gargalos e desperdícios podem estar em qualquer lugar.

Por isso, um sistema de gestão empresarial pode ajudar muito no controle de gastos, independente da origem. O Bluesoft ERP, por exemplo, possui em seu módulo de Contas a Pagar uma funcionalidade dedicada a controlar as despesas e os pagamentos das faturas de cartões corporativos.

Conclusão

Espero que você tenha entendido os benefícios e riscos dos cartões corporativos na sua empresa. Seja para adotar ou verificar como este recurso está sendo usado no seu negócio.

Saiba que seja qual for a sua decisão, adotar ou não, o Bluesoft ERP pode trazer um ganho enorme para a sua operação. Além de controlar os gastos de cartões corporativos, com o Bluesoft é possível ainda fazer controle de estoque, otimizar operações contábeis, financeiras e tributárias e muito mais!