Com certeza você já deve ter ouvido falar em Fluxo de Caixa antes. Mas será que sabe o que é Fluxo de Caixa e a real importância desse instrumento para a saúde financeira e operacional da sua empresa?

Preparado para saber o que é Fluxo de Caixa e a relevância dele para o negócio? Então acompanhe!

Afinal, o que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de caixa faz o controle da movimentação financeira de uma empresa levando em conta saídas e entradas de recursos. Com o Fluxo de Caixa, é possível saber, com antecedência, quando haverá aumento ou diminuição dos seus recursos financeiros.

É importante que toda despesa ou receita, por menor que seja, seja registrada. Assim, o Fluxo de Caixa consegue oferecer visão diária, semanal ou mensal das movimentações.

Há diversas formas de se fazer e acompanhar o Fluxo de Caixa. Geralmente em pequenas empresas ou naquelas em estágio inicial esta atividade pode ocorrer de forma física (através de um livro-caixa) ou de planilhas. Porém, este tipo de controle pode trazer vários tipos de imprecisão, além de não conversar com áreas fundamentais da empresa, como compras e vendas, por exemplo.

Por isso, o ideal para fazer um bom Fluxo de Caixa é contar com uma ferramenta de gestão empresarial. O Bluesoft ERP conta, por exemplo, além de Fluxo de Caixa, com Controle de Estoque, Previsão de Demanda, Gestão de fornecedores, emissão de notas fiscais eletrônicas e muito mais.

Qual os benefícios do Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é ideal para ajudar na tomada de decisão pois, permite ter um reflexo realista das movimentações financeiras da empresa. Isso é essencial para realizar um bom planejamento financeiro.

Um bom Fluxo de Caixa possui diversos benefícios. Entre eles:

  • analisar, fazer projeções e tomar decisões sobre o caixa da empresa;
  • se haverá recursos suficientes para pagar as contas no prazo necessário;
  • quando é o melhor momento para fazer investimentos dos lucros obtidos;
  • saber com antecedência se será necessário recorrer a recursos de terceiros para cobrir despesas (Como por exemplo, um empréstimo empresarial);
  • prever a melhor época para fazer uma compra, etc;
  • possibilitar ajuste de preços (para cima ou para baixo);
  • identificar e cortar gastos desnecessários.
  • e muito mais!

Além disso, o Fluxo de Caixa responde uma pergunta fundamental para o empresário: Afinal, o negócio deu lucro ou prejuízo?

Porém, para conhecer a lucratividade é preciso destacar a diferença entre faturamento e lucro.

Ponto de Equilíbrio do Fluxo de Caixa

Para obter um Fluxo de Caixa positivo e lucro, é preciso que as receitas superem as despesas. Parece simples, mas sabemos que chegar nesse ponto pode variar de acordo com idade da empresa, modelo de negócios, momento do mercado e vários outros fatores.

Existe um índice que mostra qual o valor de receita é necessário para manter o fluxo positivo. Esta métrica se chama Ponto de Equilíbrio do Fluxo de Caixa e nesse link você vai descobrir como calcular e interpretar o resultado deste número.

Fluxo de Caixa e Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC)

Há muita confusão entre os conceitos e usos de Fluxo de Caixa e Demonstração de Fluxo de Caixa . Porém, podemos resumir do seguinte modo:

Fluxo de Caixa – análise das entradas e saídas de recursos de uma empresa.

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) – análise que permite identificar onde foram aplicados os recursos da empresa.

Quais os tipos de Fluxo de Caixa

Existem tipos de Fluxo de Caixa que podem trazer diferentes visões e insights sobre a saúde financeira e operacional da empresa. Os principais são:

Fluxo de caixa operacional

Fluxo de Caixa operacional é o caixa que resulta das atividades operacionais de uma empresa. Assim, este indicador mede os custos operacionais e as receitas da empresa em certo recorte de tempo.

Por analisar apenas as questões essenciais para a operação do negócio seu resultado é interessante, mas é apenas um indicador de saúde operacional.

Podemos dizer ainda que a importância de analisar o Fluxo de Caixa Operacional é conhecer se as entradas de recursos de uma empresa são suficiente para sustentar suas saídas.

Fluxo de caixa direto

Este tipo de Fluxo de Caixa leva em conta os valores brutos ao analisar a movimentação de entradas e saídas.

Um dos tipos mais difundidos de fluxo de caixa entre as empresas, ele é ideal para análises de curto período de tempo, como o diário, por exemplo.

Fluxo de caixa indireto

O Fluxo de caixa indireto se baseia no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) ao invés do Fluxo de Caixa. Por isso é chamado de indireto. Ele leva em conta os prejuízos e lucros depois de diversas variáveis, como amortização, depreciação e etc.

Este tipo de fluxo de caixa pode trazer facilidade no cálculo, mas pode apresentar grandes distorções também. Então, esteja atento!

Nos aprofundamos no Fluxo de Caixa Direto e no Fluxo de Caixa indireto neste artigo.

Fluxo de caixa projetado

O Fluxo de Caixa projetado é um dos instrumentos mais interessantes para gestores e empresários. Ele é uma projeção do Fluxo de Caixa que ajuda na tomada de decisão, como por exemplo, definir orçamentos e gerenciar prazos.

Normalmente essa projeção é baseada em informações passadas e estimativas para o futuro de entradas e saídas. Assim, é possível planejar melhor e evitar riscos à operação da empresa.  

Fluxo de caixa livre

Este tipo de fluxo de caixa avalia a capacidade da empresa de gerar lucro em curto, médio ou longo prazo. Esse saldo disponível (ou faltando) vai ditar o rumo do negócio.

Depois que tudo o que a empresa deve é quitado, como por exemplo, gastos fixos e variáveis e juros de dívidas, há dois caminhos. Reinvestir esse recurso na própria empresa ou recompensar os acionistas.

Fluxo de caixa descontado

Já o Fluxo de caixa descontado, também conhecido como FDC, determina o valor de uma companhia. Geralmente o FDC é usado quando há um processo de compra e venda de empresas, fusões, joint venture, rodadas de investimento ou abertura de capital.

O FCD é uma projeção do que a empresa pode realizar no futuro, com os descontos e riscos necessários para tal. Assim, é possível concluir se a empresa é realmente um bom investimento.

Por conta de sua importância, o ideal é que o FDC seja auditado.

Conclusão

Agora que você o que é Fluxo de Caixa e porque deve estar atento a ele, se ainda persistir alguma dúvida já sabe: basta comentar aqui embaixo!

O Fluxo de Caixa é um acompanhamento estratégico demais para ser negligenciado ou feito sem uma boa ferramenta. Por isso, pesquise as opções de sistemas de gestão existentes no mercado que mais possuam aderência com seu negócio.