A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é muito importante para prestadores de serviços no país. Porém, este documento fiscal possui uma série de peculiaridades que devem ser conhecidas e respeitadas no momento de sua emissão.

Quer descobrir o que é NFS-e e quando adotá-la? Então continue lendo!

O que é NFS-e?

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal exclusivamente digital criado para registrar operações de prestação de serviços. Esta nota deve ser enviada para as prefeituras das cidades onde o serviço foi prestado.

Para se ter ideia, segundo a Prefeitura de São Paulo, em média, cerca de 20 milhões de NFS-e são emitidas mensalmente por prestadores de serviços na cidade.

A Nota Fiscal de Serviço eletrônica faz parte do Sped, ou Sistema público de escrituração digital. Esse documento fiscal está sendo implantado nos municípios em uma parceria da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) com a Receita Federal do Brasil (RFB). É possível consultar modelos, manuais e versões da nota fiscal eletrônica de serviço neste link.

Fique sempre atento a legislação do seu município. Por exemplo, a cidade de São Paulo possui também a Nota Fiscal Eletrônica do Tomador/Intermediário de Serviços – NFTS. Ela se aplica quando uma pessoa jurídica contrata serviço de outra cidade. Mesmo com a nota deste prestador de serviço, segundo a legislação, é preciso registrar esse serviço no sistema da Prefeitura.

Além dos modelos tradicionais de prestação de serviço, ferramentas Saas (Software as a Service) e cursos online também precisam de NFS-e.

 

Qual a diferença entre NFS-e e NF-e?

Vale reforçar a diferença entre a NFS-e e a nota fiscal eletrônica. De forma simples, podemos dizer que a nota fiscal eletrônica é o documento fiscal adotado na comercialização de produtos, já a NFS-e é adotada quando há uma prestação de serviços.

Assim como a representação gráfica e impressa da NF-e se chama Danfe, para a NFS-e o documento se chama Danfse, ou Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

Outra diferença é que aNF-e é enviada a Secretária de Fazenda, ou Sefaz. Já aNota Fiscal de Serviços Eletrônica deve ser enviada para a prefeitura da cidade onde o serviço foi prestado.

O que fazer quando não se pode emitir a NFS-e imediatamente?

Quando impedido de emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica o prestador de serviço deve emitir um Recibo Provisório de Serviços (ou RPS). Isso é muito útil, por exemplo, quando ele não possuir conexão com internet durante a prestação de serviço.

O RPS pode ser gerado manualmente, o que facilita bastante a operação dos prestadores de serviço. Porém deve ser convertido em uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica no prazo estipulado pela legislação tributária municipal.

Como emitir NFS-e?

Assim como os prazos, as taxas e informações necessárias também variam de acordo com cada município. Porém, o Imposto Sobre Serviços (ISS) sempre vai incidir nestas notas, variando de acordo com o regime tributário e tipo de serviço prestado pela empresa.

Além disso, as penalidades pela não emissão ou emissão incorreta da NFS-e também variam segundo a cidade em que o serviço é prestado.

Com tantas peculiaridades, o ideal é contar um sistema de gestão que realize a emissão das NFS-e.

A importância de usar um sistema para gerar a NFS-e

Como já dissemos, há diversas peculiaridades na hora de emitir uma nota fiscal de serviço eletrônica. Por isso, o ideal é usar um sistema de gestão empresarial que automatize esse processo.

O Bluesoft ERP, por exemplo, permite emitir e cancelar a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica com Integração direta com as Prefeituras. Além disso, é possível faturar os serviços ao enviar o RPS para os servidores municipais e sua posterior conversão em NFS-e.

Conclusão

Todo negócio precisa estar em dia com o fisco, e isso não seria diferente para os prestadores de serviço. O empresário precisa ver a NFS-e como uma aliada, possibilitando maior controle nas finanças do negócio, por exemplo.

Agora que você sabe o que é a NFS-e e suas peculiaridades é hora de buscar formas de simplificar essas operações. Como um sistema de gestão empresarial, que agrega controle, exatidão e organização ao emitir notas fiscais de serviço eletrônicas.

 

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.