Um dos maiores erros na operação de um negócio, principalmente da área comercial, é utilizar os termos preço e valor como sinônimos.
Quer aprender, de uma vez por todas, a diferença entre preço e valor? Então continue lendo.
Mas afinal, qual a diferença entre preço e valor?
Preço e valor têm definições complementares e fundamentais para qualquer empresa.
A seguir vamos nos aprofundar no que preço e valor realmente significam:
O que é Preço?
Podemos dizer que preço é a quantidade em moeda que é paga para comprar um produto ou contratar um serviço.
A empresa precisa ter muito cuidado ao formar o preço que irá cobrar, pois toda sua saúde financeira (de cobrir custos ao próprio lucro) está neste processo. Por isso, é muito importante conhecer técnicas de precificação, principalmente a precificação no varejo.
Há outras dicas fundamentais para ter um preço matador. Entre elas:
- Faça uma análise de mercado e, principalmente, uma pesquisa de concorrentes;
- Faça uma boa seleção de fornecedores e negocie muito bem com eles;
- Esteja atento a sazonalidades, tanto para reforçar estoque de certos produtos quanto para oferecer promoções.
Um sistema de gestão empresarial, como o Bluesoft ERP, pode auxiliar (e muito!) nestas pesquisas e insights para formação de preço.
Preço até pode ser um fator relevante na hora de uma compra, mas a cada dia é menos decisivo. Reflita: por que, ao comprar um produto pela primeira vez, há casos em que o shopper leva para casa um mais caro? É porque este gerou mais valor, seja por ser uma marca mais conhecida ou mesmo com sua embalagem / destaque no PDV.
O que é Valor?
Já percebeu que para algumas pessoas, um mesmo item pode ser caro ou barato? Além do poder aquisitivo de cada um, essa visão tem muito a ver com as diferentes percepções de valor.
Podemos dizer que valor representa as vantagens psicológicas que um determinado produto ou serviço gera para o cliente. O conceito de valor passa pela utilidade, o grau de satisfação e a necessidade atendida por aquela compra.
As empresas precisam, através de suas ações de marketing e do discurso de seus vendedores, gerar valor para seus produtos e serviços. Vale reforçar que o varejo tem grande potencial para agregar valor para os consumidores.
Existem várias formas de gerar valor para o consumidor. Entre elas:
- Ações de Trade Marketing;
- Controle de estoque para atender necessidades;
- Monitorar satisfação do cliente;
- Buscar formas de fidelizar clientes, como por exemplo, com programas de fidelidade;
- Criar discursos que reforcem os benefícios do produto ou serviço;
Como o valor percebido pelo cliente é um fator completamente subjetivo, o varejista precisa conhecer profundamente o comportamento dos shoppers. Principalmente, os fatores que possam ajudar ou atrapalhar vendas.
Portanto, a diferença entre preço e valor é…
Resumindo, podemos dizer que preço é o que se paga e valor é o que, de fato, se leva daquela compra.
É importante ter um preço competitivo, mas com foco em gerar valor para o cliente em cada interação. Isso, desde o ponto de vendas ao discurso dos vendedores.
Conclusão
Entendeu como a diferença entre preço e valor faz toda a diferença, principalmente para o discurso de vendas? Portanto, foque em gerar valor para seus clientes e veja os resultados crescerem!
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