Um dos maiores erros na operação de um negócio, principalmente da área comercial, é utilizar os termos preço e valor como sinônimos.

Quer aprender, de uma vez por todas, a diferença entre preço e valor? Então continue lendo.

Mas afinal, qual a diferença entre preço e valor?

Preço e valor têm definições complementares e fundamentais para qualquer empresa.

A seguir vamos nos aprofundar no que preço e valor realmente significam:

O que é Preço?

Podemos dizer que preço é a quantidade em moeda que é paga para comprar um produto ou contratar um serviço.

A empresa precisa ter muito cuidado ao formar o preço que irá cobrar, pois toda sua saúde financeira (de cobrir custos ao próprio lucro) está neste processo. Por isso, é muito importante conhecer técnicas de precificação, principalmente a precificação no varejo.

Há outras dicas fundamentais para ter um preço matador. Entre elas:

Um sistema de gestão empresarial, como o Bluesoft ERP, pode auxiliar (e muito!) nestas pesquisas e insights para formação de preço.

Preço até pode ser um fator relevante na hora de uma compra, mas a cada dia é menos decisivo. Reflita: por que, ao comprar um produto pela primeira vez, há casos em que o shopper leva para casa um mais caro? É porque este gerou mais valor, seja por ser uma marca mais conhecida ou mesmo com sua embalagem / destaque no PDV.

O que é Valor?

Já percebeu que para algumas pessoas, um mesmo item pode ser caro ou barato? Além do poder aquisitivo de cada um, essa visão tem muito a ver com as diferentes percepções de valor.

Podemos dizer que valor representa as vantagens psicológicas que um determinado produto ou serviço gera para o cliente. O conceito de valor passa pela utilidade, o grau de satisfação e a necessidade atendida por aquela compra.

As empresas precisam, através de suas ações de marketing e do discurso de seus vendedores, gerar valor para seus produtos e serviços. Vale reforçar que o varejo tem grande potencial para agregar valor para os consumidores.

Existem várias formas de gerar valor para o consumidor. Entre elas:

Como o valor percebido pelo cliente é um fator completamente subjetivo, o varejista precisa conhecer profundamente o comportamento dos shoppers. Principalmente, os fatores que possam ajudar ou atrapalhar vendas.

Portanto, a diferença entre preço e valor é…

Resumindo, podemos dizer que preço é o que se paga e valor é o que, de fato, se leva daquela compra.

É importante ter um preço competitivo, mas com foco em gerar valor para o cliente em cada interação. Isso, desde o ponto de vendas ao discurso dos vendedores.

 

Conclusão

Entendeu como a diferença entre preço e valor faz toda a diferença, principalmente para o discurso de vendas? Portanto, foque em gerar valor para seus clientes e veja os resultados crescerem!

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.