Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas, Larissa Ruana fala sobre 4 Boas Práticas para Reduzir Tributos.

Existem algumas oportunidades para empresas reduzirem gastos com impostos, o que pode ajudar muito a melhorar a lucratividade.

Elas podem estar espalhadas por diversas áreas da companhia e em muitos casos precisam de ajuda para serem identificadas e estudadas.

A primeira delas é: Recuperações

A complexidade do sistema tributário leva, muitas vezes, a cobranças indevidas. “É preciso ficar atento à compensação desses tributos”. Para diminuir a quantia paga, também é importante ficar de olho em créditos gerados no pagamento de alguns impostos, como PIS, COFINS, e ICMS.

A segunda delas são os: Incentivos Fiscais

As empresas podem utilizar os benefícios concedidos a regiões ou setores específicos. Entre eles estão, por exemplo, incentivos ao esporte e à cultura e leis que almejam o crescimento regional ao reduzir valores a serem pagos ao governo.

A Terceira delas é o: Enquadramento de atividade

Existem alguns casos em que o cadastro junto aos órgãos governamentais não refletem corretamente a atividade exercida pela companhia. Quando errado, o CNAE pode levar ao pagamento equivocado das alíquotas. Essa divergência pode acarretar em multas.

O quarto e último deles é o: Planejamento tributário

Definir o tipo de tributação mais adequado para o negócio também ajuda a economizar. As opções são: simples nacional (sistema tributário simplificado para pequenas e médias empresas), lucro presumido (o imposto de renda e outros tributos são pagos sobre uma estimativa de lucro) e lucro real (impostos incidem sobre o valor do lucro apurado).

É importante que as análises para definir qual a melhor opção para a companhia sejam realizadas com antecedência.

Assista ao Vídeo. =D

Fonte: https://www.sm.com.br/detalhe/leis-e-tributos/cinco-formas-para-reduzir-tributos