Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem para Redes Varejistas, Larissa Ramos fala sobre Voice Picking.

Em um armazém existem quatro processos principais, recebimento, armazenagem, separação e expedição. A Separação de pedidos é a retirada de materiais armazenados de acordo com as solicitações dos clientes, envolve a separação de materiais, endereçamento, manipulação, conferência e deslocamento até um destino.

Esta tarefa requer mão de obra, elevado investimento e representa grande porcentagem dos custos do armazém, além de refletir diretamente no nível de serviço. Aqui, qualquer atraso ou erro pode ser fatal e com enorme prejuízo.

Todo trabalho geralmente é feito manualmente ou com a adoção de coletores de dados, planilhas, pedidos e relatórios, e os erros são comuns, o que faz as empresas buscarem constantemente melhorias, redução de erros e agilidade no processo.

O Voice Picking é uma tecnologia que revoluciona a separação de materiais, com esta tecnologia é possível realizar toda operação de separação por comandos de voz, eliminando papéis, tabelas e coletores de rádio frequência.

Nesta tecnologia, um terminal portátil é acoplado à cintura do operador e um head set na cabeça, ele recebe instruções do software, e é conduzido para execução de sua tarefa, a sua voz também é transformada em dados, e por ondas de rádio é conduzida até o servidor da empresa, que interpreta os dados e realizam os comandos no software WMS utilizado, o sistema devolve as informações por voz para o operador, passando instruções e coordenadas para o operador, como o endereço do picking, o que coletar, em que quantidades, e até a direção até a doca de expedição.

Ao liberar as mãos do operador para manusear os itens no estoque, o método Pick-by-Voice garante uma sequência de escolha de itens ergonômica e eficiente. Sem a necessidade de se concentrar em folhas de papel ou terminais sem fio, que consomem tempo na leitura de itens com scanners no estoque e/ou digitação de dados, o operador pode se dedicar inteiramente à separação e coleta dos itens necessários.

Assista ao Vídeo. =D

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.