Nos últimos anos, as impressoras convencionais ganharam uma evolução que vem impressionando a sociedade e diversos mercados. Imagine a possibilidade de se imprimir em 3D. Ao ver uma delas funcionando, é quase que estar assistindo um filme de ficção científica, pois era inimaginável há pouco tempo que uma máquina pudesse “Imprimir” casas, ferramentas, brinquedos e outras diversas coisas. Mesmo que por mais diferente que seja, essa possibilidade pode ser muito benéfica e criar um novo momento para os mercados, uma situação mais barata e com um nível de excelência de qualidade.

Para entendermos melhor como essa novidade pode influenciar, temos que partir do ponto que o custo de uma produção de produtos por meio de uma impressora 3D ficaria muito abaixo do valor atual. Isso seria acompanhado de um custo da mão de obra também relativamente menor, pois o processo ocorreria quase que completamente de forma autônoma. Além desses dois pontos teríamos questões do tempo da produção que seria, também menor dentro desta possibilidade.

Essa nova alternativa, injetaria no mercado logístico que é nosso assunto de hoje, um novo olhar para produtividade, pois sempre existiriam peças em estoque fazendo com que a frota ou agregados no transporte retornassem mais rápido aos trabalhos; e o custo de manutenção de um caminhão seria muito menor reflexo do custo de produção; a durabilidade das peças também vai ser mais elevada, pois como são projetadas de forma inovadora conseguiriam maior tempo de vida, dentre outros pontos mais que envolve esse mundo chamado Logística.

Como próximo passo deste processo de desenvolvimento, pensei que a produção de veículos completos, atualmente já são “impressos” carros e casas, mas dentro da logística um caminhão e até mesmo me leva a imaginar na possibilidade de um galpão inteiro. Com custos infinitamente menores, podemos ter um novo mercado bastante competitivo e que impactaria diretamente no valor final dos produtos, gerando um ciclo virtuoso para a economia.

Se ainda estiver curioso sobre o assunto, no youtube há diversos vídeos que mostram a impressão, inclusive de órgãos humanos e no que mais pudermos imaginar.

Gostou destas informações? Deixe o seu comentário!

Forte Abraço.

Fonte: http://www.painellogistico.com.br