Os últimos anos foram marcados por um aumento na competição no setor varejista. Isso, por conta das mudanças nos hábitos de consumo e do surgimento de novas tecnologias. Assim, na busca por manter a competitividade dos supermercados, o gerenciamento por categorias surge como grande aliado.

Com o gerenciamento por categorias, é possível vender mais e alcançar margens de lucros maiores, além de prevenir perdas e rupturas de gôndola.

Quer conhecer o que é gerenciamento por categorias e o que o seu negócio perde ao não praticá-lo? Então continue lendo!

O que é gerenciamento por categorias?

O gerenciamento por categorias, ou GC, é o principal processo entre fornecedores e varejistas. Basicamente, é definido como a ponte entre a grande categoria de produtos no mercado e o gerenciamento de como estes serão dispostos ao cliente.

De forma prática, podemos dizer que o gerenciamento por categorias consiste em estabilizar categorias de produtos de acordo com a necessidade que atendem. Além disso, é preciso gerenciar estas categorias como se fossem unidades estratégicas de negócios. As táticas do gerenciamento por categorias abrangem:

  • Sortimento: Consiste em elaborar uma variedade de produtos para atingir os objetivos do negócio e agradar aos consumidores;
  • Preços: Determina os preços ao consumidor dos produtos desta categoria;
  • Promoção: Define as promoções e os veículos de divulgação utilizados;
  • Apresentação na gôndola: Determina como a categoria será apresentada, sua localização, seu layout e o nível de serviço.

Shopper x Consumidor final

Uma característica do gerenciamento por categoria no supermercado é enxergar a diferença entre consumidor final e comprador final. O consumidor final representa um grupo específico de pessoas que irão consumir um produto. Já o comprador final, denominado também como shopper, pode ou não consumir aquele produto, mas terá realizado a sua compra.

Por exemplo, uma mãe no corredor de um supermercado comprando fraldas descartáveis. Neste caso, a mãe é o shopper e o bebê é o consumidor final.

O shopper também pode ser o comprador e o consumidor final de um produto adquirido em um supermercado, o que implica ainda mais em sua decisão de compra.

Por conta disso, o shopper passou a ser objeto de estudo de especialistas em gerenciamento por categorias, que realizam diversas pesquisas onde analisam as diferentes motivações que eles podem apresentar.

Influência na tomada de decisão

O potencial de venda dos produtos em um supermercado passa totalmente pelo gerenciamento por categorias. Isso, porque esta prática traz para o varejo uma estrutura que possibilita uma melhor experiência de compra para seus clientes.

Em outras palavras, o gerenciamento por categorias deve ser o princípio para elaborar a logística comportamental. Isso, impactando as expectativas de compra e o posicionamento do supermercado a isso.

Pesquisa: a chave do gerenciamento por categorias

Todos os estudos e dados que o supermercadista consegue obter servem para embasar o gerenciamento por categorias. Com isso, é possível definir os parâmetros para o abastecimento de produtos no supermercado, passando pela variedade e localização exata deles nas gôndolas.

Por ser baseado em pesquisas sobre os hábitos dos shoppers, o GC é extremamente sensível a qualidade das informações obtidas. Um erro na coleta destes dados poderá pôr em risco toda a sua capacidade e assertividade.

Isso é difícil para o gerenciamento por categorias realizado de modo tradicional nos supermercados, pois falta a eles recursos e detalhes mínimos na hora de um diagnóstico mais preciso. O Big Data é um divisor de água para o gerenciamento por categorias, para reunir, analisar e gerar insights sobre o comportamento do shopper.

Nos últimos anos, diversas tecnologias surgiram para facilitar a vida do cliente, o que deixou o varejo mais competitivo. O que dita o gerenciamento por categorias é o PDV, ou Ponto de Venda, onde acontece a compra.

O preço, somado a comodidade, ainda é o principal pilar das estratégias dentro do varejo, mas não é tão decisivo como antes.

Quem já adotou o gerenciamento por categorias aprova

Um supermercado que traz em seu contexto o novo modelo de gerenciamento por categorias é o Solli Orgânicos, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Essa empresa compreende a vontade do cliente de consumir alimentos mais saudáveis e usa isso como parâmetro.

As etapas na tomada de decisão em toda a cadeia de produtos oferecidos por este supermercado são focadas no estilo de vida do shopper, abrindo a porta para uma clientela fiel.

Viu como o gerenciamento por categorias pode ser a vantagem competitiva que o seu negócio estava precisando?