Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas, Wilson Souza fala sobre a Estratégia Oceano Azul.

A estratégia oceano azul consiste em explorar nichos específicos de negócio, onde a concorrência não é tão acirrada. Isso garante vantagem competitiva para a empresa, que se posiciona como um player dentro do seu mercado de atuação. A metáfora relaciona o oceano azul como um ambiente rico em oportunidades de negócios, onde não há concorrência de mercado.

Além de explorar novos nichos, a estratégia oceano azul também se caracteriza pela inovação. Em alguns casos, a empresa pode provocar a disrupção de um conceito e, dessa forma, conquistar outros mercados — inclusive o de seus concorrentes. Isso porque a companhia pode oferecer uma proposta de valor única que, a longo prazo, tornaria obsoletos determinados modelos de negócios.

A estratégia pode trazer uma série de benefícios para a organização. Por isso, procure identificar segmentos onde a demanda por determinado produto ou serviço seja alta, mas a oferta limitada. Assim, a empresa estará mais próxima de negócios lucrativos que sejam relevantes para o seu consumidor.

Assista ao Vídeo. =D

Fonte: http://blog.gs1br.org/estrategia-oceano-azul-o-que-e-e-qual-sua-importancia/