Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas, Wilson Souza fala sobre o EDI Logístico.

Falar de logística hoje em dia já não envolve apenas conceitos de transporte e armazenagem. Nos últimos anos, o termo deu um salto e passou a integrar as operações estratégicas da empresa.

Isso porque o cenário altamente competitivo e a mudança do comportamento do consumidor têm exigido cada vez mais o aumento dos níveis de serviço e da eficiência dos processos.

O EDI Logístico costuma ser utilizado principalmente por indústrias, distribuidores e empresas varejistas que utilizam os serviços de operadores logísticas e realizam pagamentos de frete às transportadoras de cargas.

Os sistemas de EDI desses players são conectados e, assim, asseguram um controle rígido sobre o que está trafegando para garantir recebimentos no prazo e também otimizar custos.

Sendo que entre os documentos e informações trocadas neste intercâmbio de dados eletrônicos estão:

Instruções de coleta, acomodação, movimentação e cuidados especiais da carga: Status de transporte: notificando regularmente a situação da movimentação, pré-faturas e documento de cobrança.

Outro grande benefício do EDI Logístico é a facilidade de realizar batimentos, ou seja, comparações de um documento com o outro para identificar inconsistências.

Por esses e outros motivos que modernizar a comunicação com as transportadoras e operadoras logísticas podem aperfeiçoar o desempenho e acelerar o fluxo da operação da sua empresa.

Assista ao vídeo. =D