Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas, Wilson Souza fala sobre o eSocial.

O eSocial é uma ferramenta de unificação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, com o objetivo de padronizar a transmissão, validação, armazenamento e a distribuição em todo o Brasil, em apenas uma única entrega.

Na prática, as empresas terão que enviar regularmente, em meio digital, suas obrigações acessórias da área trabalhista para a plataforma do eSocial. Geralmente as empresas já possuem registrados todos esses dados em lugares diferentes, mas com a entrada do eSocial, o caminho será único, e os dados serão enviados ao Governo Federal. Sendo assim, o RH mandará todas as informações relevantes da empresa em um único envio.

As vantagens de se utilizar o eSocial, se estende desde a simplificação dos processos, o que gera mais produtividade para a empresa, até permitir que o eSocial subsidie a geração de guias de recolhimento do FGTS e dos outros tributos, diminuindo assim os erros nos cálculos que acontecem na geração desses documentos.

Fique ligado. O Comitê Diretivo do eSocial publicou no final de novembro de 2017 o cronograma atualizado de implantação do programa. A obrigatoriedade segue a partir de Janeiro de 2018 para as grandes empresas que faturam mais do que 78 milhões no ano, a partir de Julho de 2018 para as micro, pequenas e Microempreendedores Individuais que tenham empregados e em Janeiro de 2019 para os Órgãos Públicos.

Assista ao Vídeo. =D