Em um cenário normal, geralmente a cadeia de valor começa com a indústria produzindo e vendendo para um distribuidor e/ou atacadista, que finalmente vende para o varejo, que revende para o consumidor final.

Nos tempos atuais temos visto cada vez mais indústrias como a Apple ou Samsung se transformarem também em Varejistas, criando lojas próprias que vendem apenas seus produtos para o consumidor final em Shopping Centers. Nesse caso, a indústria acaba fazendo o papel também do Atacadista e do Varejista.

Também temos visto, varejistas como o GPA, por exemplo, que tem sua operação de varejo com lojas que atendem o consumidor final, mas também operam grandes centros de distribuição e malhas logísticas que abastecem lojas por todo o país, fazendo assim também o papel de distribuidor e operando como atacadista.

Outros varejistas ainda oferecem produtos de marca própria, de certa forma, podendo também atuar como indústria, como por exemplo, alguns supermercadistas americanos que mantém suas próprias fazendas para a produção dos queijos de marca própria que são vendidos apenas em suas lojas.

No cenário normal, cada uma das etapas da cadeia de valor é realizada por uma companhia diferente.

Quando uma companhia realiza mais de uma atividade na cadeia, acontece o fenômeno da integração vertical, é o que acontece, por exemplo, quando uma rede supermercadista resolve operar seu próprio Centro de Distribuição comprando diretamente da indústria para abastecer suas lojas.

Quando é a indústria realizando atividades de varejistas ou distribuidores, podemos ainda chamar de integração para a frente, porque está assumindo papéis que geralmente estão à frente na cadeia de distribuição. É o caso que citamos da Apple, que está abrindo suas lojas em Shopping Centers.

Quando é o varejo atuando como distribuidor ou indústria, podemos chamar de integração para trás, porque está assumindo atividades que geralmente são realizadas em momentos anteriores na cadeia de distribuição. Um exemplo de Varejista totalmente integrado é a Zara, que tem total integração, porque trabalha desde o design das peças, até a produção, distribuição e venda nas lojas.

Seja qual for a estratégia de integração da sua empresa, a Bluesoft está preparada para te ajudar com tecnologia. Temos cases de clientes que atuam apenas no varejo, outros que atuam no varejo e na distribuição, abastecendo suas lojas próprias, e em alguns casos, até mesmo em lojas de terceiros. Também atendemos indústrias que possuem operações de distribuição e lojas próprias de varejo para vender seus itens diretamente ao consumidor.