Existem diversos indicadores financeiros que uma empresa precisa acompanhar, principalmente quando esta possui capital de terceiros. Um deles é o Índice de Endividamento Geral (EG).

Quer descobrir o que é Índice de Endividamento Geral (EG), formas de calcular esse número e como interpretá-lo? Então continue lendo:

Afinal, o que é Índice de Endividamento Geral (EG)?

O Índice de Endividamento Geral (EG), também conhecido como Índice de Endividamento Total, é um índice financeiro usado para entender até que ponto os ativos de uma empresa estão financiados com capital de terceiros. Ou seja, quais geraram dívidas que devem ser quitadas no futuro.

Há situações em que fazer uma alavancagem financeira é muito bom para a operação da empresa. Porém, é preciso estar atento aos riscos que tomar capital de terceiros podem trazer ao futuro do negócio.

Quando uma empresa gera dívidas é importante que ela acompanhe a evolução do seu Índice de Endividamento Geral para garantir que suas contas estejam sob controle.

O Índice de Endividamento Geral permite analisar a evolução do endividamento ao longo do tempo. Além disso, é possível comparar os resultados deste índice entre várias empresas do mesmo segmento para compreender qual está mais saudável financeiramente.

Endividamento de Curto Prazo ou Composição de Endividamento

Este indicador também é interessante de se acompanhar. Ele indica quanto da dívida total da empresa deverá ser pago a curto prazo, isto é, as obrigações a curto prazo comparadas com as obrigações totais.

Endividamento de Curto Prazo = Passivo circulante / (passivo circulante + Passivo não circulante).

Como calcular o EG?

Voltando ao Índice de Endividamento Geral, há algumas formas de calcular o Índice de Endividamento Geral. Vamos a algumas delas:

EG  = Total de capital de terceiros  / Total de Ativos X 100

ou

EG = Passivo Exigível de Curto Prazo + Passivo Exigível de Longo Prazo /  Total de Ativos X 100

Como analisar o Índice de Endividamento Geral

Interpretar o resultado do Índice de Endividamento Geral é simples: quanto menor o valor, mais saudável financeiramente a empresa é. Isso, pois a conclusão que se chega é que esta empresa oferece menos risco de se tornar inadimplente.

Claro que há outros fatores para se levar em consideração, como a capacidade do negócio em gerar receita (levando em conta, por exemplo, o EBIT e o EBITDA) e outros KPIs.

Vale lembrar que, de um ponto de vista gerencial, o índice de endividamento nem sempre será considerado um problema. Isso, pois a empresa paga uma quantia fixa de juros para quem emprestou o dinheiro e pode usar essa quantia para gerar uma margem de lucro acima do valor que deve.

Conclusão

Agora que você conhece mais sobre o Índice de Endividamento Geral é hora de aprofundar seus conhecimentos em indicadores-chave de desempenho! Conheça nossos e-books sobre o tema:

KPIs que todo Supermercadista precisa acompanhar (Parte 1)

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.

Fontes:

https://blog.controlle.com/aprenda-a-calcular-o-indice-de-endividamento-da-sua-empresa/