Saiba o que é e a importância do fluxo de caixa projetado.

O Fluxo de Caixa Projetado é uma ferramenta que concede ao diretor de uma empresa identificar possíveis situações de riscos que possam acontecer, prejudicando assim a saúde financeira da empresa.

O Fluxo de Caixa Projetado é formado pelas entradas e saídas de dinheiro da empresa em um determinado período.

Com isso, o gestor possui um melhor conhecimento dos lucros, despesas e da receita da empresa, possibilitando que o gestor projete a situação financeira da empresa para o futuro, estando preparado para qualquer situação inesperada.

E uma vez que o Fluxo de Caixa Projetado serve para identificar possíveis faltas e sobras de dinheiro no caixa da empresa, em um período, ele se torna importantíssimo para o controle da organização financeira dentro de um negócio.

Isto porque, a curto prazo, o fluxo de caixa projetado pode ajudar os gestores da área com melhores datas para o pagamento de fornecedores e melhor definição de datas de vencimento.

Já a longo prazo, o Fluxo de Caixa Projetado ajuda no planejamento das atividades financeiras de uma empresa, no planejamento de investimentos, na permissão de um maior e melhor controle da saúde financeira e facilita a análise de liquidez do negócio.

A importância de ter um Fluxo de Caixa Projetado é alta quando sua empresa fica exposta e vulnerável a uma série de problemas financeiros, principalmente relacionados a imprevistos, investimentos e outros problemas.

Fonte: https://blog.controlle.com/fluxo-de-caixa-projetado-entenda-o-que-e-e-como-fazer/