Inicio este artigo me perguntando: como vai ser o ambiente de uma loja de supermercados no futuro? Este futuro se aproxima com muita rapidez e eficiência. Isto é o que pesquisando no livro Numerati, do renomado jornalista Stephen Baker, me levou a entender melhor tais expectativas.

O livro em suma, aborda Os Numerati, conhecidos como membros de uma elite profissional da computação e da matemática especializados em analisar informações e hábitos da população em busca de padrões e comportamentos que levem à prever o que é desejo de compra, em quem vamos votar, destinos aonde viajar entre muitas outras.

Agora, está interessado em saber quais informações são essas? Você como eu, deve estar se perguntando. Alguns exemplos são, cada compra que fazemos seja ela pela internet, em loja física, essa ação gera dados (qual produto compramos, se estava em preço promocional ou não, o dia da semana, idade, cidade). Um simples clique em um site já fornece uma imensidade de informações, por exemplo: (Selecionamos um banner promocional, aonde clicou? Se clicou em comprar o produto e depois desistiu da compra, fez comparação em sites de busca?).

É destinado um capítulo inteiro falando sobre este novo consumidor e para isso, o autor deu ênfase em descrever sobre um ambiente futurista de um supermercado. Baker afirma que ao longo dos anos, os supermercados acumularam muitos dados pessoais, tudo isto fruto de nossas simples compras, entretanto, só agora esses dados estão sendo de fato analisados pelos Numerati, para disseminar várias estratégias em todos os segmentos em que podemos pensar (Vendas, Promoções, Compras, Reposição do Estoque).

Esses estudos de padrões de consumo concentra-se em um benefício principal, que não vai fazer com que nós caíssemos da cama de tão surpreso, afinal, no fundo todos nós sabíamos que isso em breve iria acontecer. De forma simples, temos vários profissionais em nível mundial dedicados a estudar os dados para prever nossos gostos e com isso induzir-nos a gastar o nosso rico dinheirinho. Agora voltando ao ponto, este capítulo vai nos mostrar como vai ser o processo de compra nos supermercados neste futuro.

Interessante é a proposta inicial, que afirma que cada indivíduo vai ter um cartão de uso pessoal, nele tem os seus dados pessoais, como nome e foto, e o principal, é nele que todo seu histórico de consumo estará armazenado.

Se prevê que na entrada do supermercado, vamos receber o chamado carrinho de compra inteligente, onde o mesmo terá acoplado o leitor deste cartão e uma pequena tela de LCD. E, ao passar o seu cartão no leitor, assim a mágica acontece. Utilizando-se dos dados armazenados, o carrinho inteligente vai nos levar e mostrar algumas opções de compras, tudo baseado em nossa última compra feita, claro que destacando novas ofertas, e já nos levando a chegar mais rápido na localização dos produtos dentro do salão de venda.

Agora, é que as coisas ficam mais interessantes, quando gerentes começarem a manipular o nosso comportamento e nosso consumo. Para isso, vamos pensar na suposição que o gerente seja um player estrategista e conhecedor de seu negócio, e esteja precisando vender uma montanha de produtos próximo ao vencimento, basta o mesmo enviar tal informação na tela do carrinho inteligente. E logo, como o Brasileiro é pouco consumista, obviamente não vai ser difícil imaginar que isto vai acontecer e mudar o nosso hábito de compra e consumo. Pensando bem, isso já meio que acontece de forma indireta, basta lembrarmos dos locutores buzinando nos auto-falantes da loja sobre ofertas especiais com slogans preparados para impulsionar uma venda de oportunidade.

Outro fator importante que observei no livro diz respeito à nova segmentação de clientes. Os clientes não mais serão segmentados por renda ou faixa de idade, como geralmente é aplicado em lojas, estudos no dia a dia, passarão a ser segmentado pela categoria de produtos. Isso significa que, no grupo que adora comprar morangos, vamos ter ricos e pobres, idosos e adolescentes, homens e mulheres, o importante agora passa a ser o seu e o meu comportamento de consumo em comum, o seu desejo de comprar o mesmo item, ou seja, a complexidade de lançar uma promoção vai aumentar, já que agora somos analisados como uma “cesta de consumidores” composta de públicos diferentes e ao mesmo tempo misturados.

Mas a rapadura é doce mas não é mole não, os pesquisadores tem alguns problemas. Vamos imaginar que você ou eu seja uma pessoa de 40 anos, e resolvemos comprar ocasionalmente um presente para um filho de 12 anos, como uma calça da moda atual ou ainda mesmo uma simples camiseta. Vamos mais longe neste pensamento, se você ou eu somos um homem moderno de casa, e resolvemos comprar uma roupa íntima para presentear nossa esposa no aniversário de casamento. Como é que o sistema vai interpretar isso? Você e eu não queremos que da próxima vez que retornar ao mercado, e ao passar o cartão, venha uma lista e banner’s promocionais no monitor de roupa íntima feminina, ou pior ainda que o carrinho inteligente nos leve diretamente e rapidamente até a seção feminina.

Por fim, a oferta sempre precisará ser muito bem planejada, oferecer produtos e serviços aos consumidores que não tem o mínimo de interesse em comprar pode vir a ser um ato mal planejado e levar a enormes prejuízos. Agora, voltando a nossa realidade atual, esse futuro que acabei compartilhar um pouco com você fala ainda que vamos ter opção de escolher o tradicional carrinho que usamos e o empurramos, afinal é preciso atender consumidores mais tradicionais e conservadores, que podem ficar tranquilos em saber que o carrinho não vai dar palpites na sua lista de compra.

E seja qual for o futuro mais próximo, a Bluesoft está preparada e sempre um passo a frente no desenvolvimento de tecnologias de valor para o seu negócio.

Ficou curioso em saber mais como funciona? Existem diversos vídeos no youtube sobre este assunto e outros mais.

Deixo dois vídeos sobre o assunto:

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Forte Abraço.

Denis Pereira.

Fonte: https://books.google.com.br/books/about/NUMERATI.html?id=4b5BPwAACAAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR