Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema de Gestão para o Varejo na Nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre Kardex.

Kardex é um sistema simples de gerenciamento de estoque, baseado em fichas de fácil visualização. Essa metodologia era usada para organizar por assunto, título ou cliente o inventário de almoxarifados, armazéns, fichas de pacientes em hospitais e muito mais.

O ponto principal desse sistema é a sua visualização simples, disponibilizando os dados como nome, descrição, quantidade, validade e outros, de forma única para cada item. O seu conceito é que cada produto tenha um cadastro associado ou uma ficha para acompanhamento.

Esse método foi um dos primeiros a ser utilizado para monitoramento e controle de estoque. E pelo fato de ser bastante simples, esse conceito de armazenamento em fichas, ainda é utilizado, mesmo que de forma adaptada pelos sistemas de Gestão.

O Sistema Kardex, apesar de não ser exclusivo, é mais indicado para empresas que possuem um estoque pequeno que geralmente trabalham com níveis de estoque suficientes somente para atender a demanda durante um determinado período de tempo.

Assista ao vídeo. =D